Construtivismo Russo, o neoplasticismo de Mondrian.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTE ABSTRATA Prof. Anderson Leitão
Advertisements

A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA
A arte moderna e a arte na sociedade industrial
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Mario Raul de Moraes Andrade
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar.
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
Os elementos básicos da linguagem visual
Modernismo Profª. Mara Magaña.
RENASCIMENTO.
Estética – Siron Franco
Estética – Rubens Gerchman
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
“Modernismo – a Geração de Orpheu”
Anita Malfatti Di Cavalcanti Cândido Portinari Tarsila do Amaral
Arquitetura Funcional “Bauhaus”
AMBIENTE MODERNISTA BRASILEIRO.
A casa, uma parte de mim no mundo
Arte Déco.
Laura Reydon e Luana Castro
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Cândido Portinari.
Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira
ARTE NAÏF UMA VIAGEM ENCANTADA A UM MUNDO DE INGENUIDADE, COR E POESIA QUE IMORTALIZA O INSTANTE.
ARTE NAÏF UMA VIAGEM ENCANTADA A UM MUNDO DE INGENUIDADE, COR E POESIA QUE IMORTALIZA O INSTANTE.
Videoarte A videoarte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Vídeo em artes visuais. Desde dos anos 1960, a videoarte está associada.
LEITURA DE IMAGENS.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Piet Mondrian.
.: Concretismo MODERNISMO
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
O QUE É ARTE?.
Abordaremos a produção artística da década de 50 até os dias atuais.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Nomes: Milena, Náthali e Raíssa Turma:81 Componente Curricular: Artes
Como fazer a leitura de obra de arte?
Semana de Arte Moderna Nomes: Michael Douglas Bruno
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO: PUBLICIDADE DISCIPLINA: CRIAÇÃO I PROFª Nilcéa Pinheiro.
Aldemir Martins O artista plástico Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras, no Vale do Cariri, Ceará em 8 de novembro de A sua vasta obra, importantíssima.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Joseph Beuys: Ground ( ). Joseph Beuys: Das ende das 20 (1982)
Anos 80 Os artistas que se descaram nos anos 80 se expressaram através dos meios consagrados: pintura, desenho, gravura e escultura, caracterizando uma.
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Dada.
Do Funcionalismo ao Modernismo
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
Geraldo de Barros: jogo de dados + sobras
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Breve introdução ao estudo da Arte.
Centro de Arte Contemporânea Inhotim Centro de Arte Contemporânea Inhotim O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea.
REALISMO.
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Arte Contemporânea A arte contemporânea é construída não mais necessariamente com o novo e o original, como ocorria no Modernismo e nos movimentos vanguardistas.
Concretismo Arte Concreta
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA GESTORES E COORDENADORES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DISCIPLINA: LAZER E ESPORTE.
Estética.
Mário Pedrosa ( ): Entre arte e política.
SURREALISMO. Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento.
Criado por Ana Magalhães Abstração 1907: tese de doutorado do historiador da arte Wilhelm Worringer, Abstraktion und Einfühlung [Abstração e Empatia] –
Transcrição da apresentação:

Construtivismo Russo, o neoplasticismo de Mondrian. Arte Concreta É a arte totalmente desprendida da imitação da natureza. A origem da arte concreta surge a partir de movimentos modernos como as obras de Kandinsky, o Construtivismo Russo, o neoplasticismo de Mondrian.

O Construtivismo Russo foi um movimento estético-político iniciado na Rússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. Ele negava uma "arte pura" e procurava abolir a ideia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano. A arte, inspirada pelas novas conquistas do novo Estado Operário, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela máquina e pela industrialização servindo a objetivos sociais e a construção de um mundo socialista.

A arte concreta baseia-se numa concepção matemática, nas formas geométricas.

Max Bill (Suíça, 1908 - 1994) foi um designer gráfico, designer de produto, arquiteto, pintor, escultor, professor e teórico do design, cuja obra o coloca entre os mais importantes e influentes designers do século XX.

UNIDADE TRIPARTIDA, 1948/49 AÇO INOXIDÁVEL, 114,0 x 88,3 x 98,2 DOAÇÃO MAM-SP  Esta obra recebeu o primeiro prêmio de escultura na Primeira Bienal de São Paulo, em 1951. A unidade tripartida é produto das experiências que iriam se consolidar no trabalho de Max Bill. Nela se vê explorado o conceito matemático de Moebius, isto é, a famosa fita de Moebius que em seu desdobrar mostra a capacidade de infinitude na finitude da fita. Dessa fita, Bill propõe um desenvolvimento geométrico da forma no espaço.

Vieira, Mary (1927 - 2001)         Biografia Mary Vieira (São Paulo SP 1927 - Basiléia, Suíça 2001). Escultora, professora. Cursa desenho e pintura com Guignard (1896 - 1962) na Escola de Belas Artes de Belo Horizonte, em 1944. Estuda também escultura com Franz Weissmann (1911 - 2005) e com Amilcar de Castro (1920 - 2002). Realiza pesquisas sobre o movimento e a dinâmica das formas e produz, em 1948, suas primeiras esculturas eletromecânicas e um conjunto de trabalhos em madeira intitulado Multivolumes. A partir de 1949, produz os primeiros Polivolumes. Muda-se, em 1951, para a Suíça, onde realiza curso de aperfeiçoamento com Max Bill (1908 - 1994).

Vieira, Mary Ponto de Encontro , 1969 polivolume de alumínio de configuração variável, 230 placas de alumínio móveis ao redor do eixo central e blocos de mármore 160 x 100 x 28 cm Ministério das Relações Exteriores (Brasília, DF) Romulo Fialdini

Vieira, Mary Polivolume: Côncavo e Convexo , 1948 - 1967 Alumínio anodizado 200 x 36 cm Museu de Arte Brasileira (São Paulo, SP)

Almir Mavignier Almir da Silva Mavignier (Rio de Janeiro RJ 1925). Pintor, artista gráfico. Entre 1946 e 1951, funda o Ateliê de Pintura e Modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional do Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro (atual Museu de Imagens do Inconsciente). Almir Mavignier, Memórias Concretas. Côncavo convexo, óleo sobre tela, 1962.

Lygia Clark Lygia Clark (Belo Horizonte 1920 - Rio de Janeiro 1988) foi uma pintora e escultora brasileira contemporânea. As obras da série Bichos de Lygia Clark utilizam o conceito de interatividade. Nesta série de trabalhos, a artista utilizou placas de metal e dobradiças para criar esculturas articuladas que ela nomeou de Bichos. As esculturas devem ser manuseadas pelas pessoas para que possam assumir formas diferentes, ou seja, a obra ganha novas configurações a cada interação.

Construir e destruir Sugerir e alcançar, matar as sedes psíquicas mais íntimas a partir de símbolos sensoriais, fazer do corpo a casa, e da casa o corpo (...). (Lygia Clark) “Bichos “, alumínio.

Hélio Oiticica Hélio defendia a concepção de arte na qual o espectador também tem de participar, entretanto em seus ambientes, experimentando. Sua obra reflete uma relação profunda com sua cidade natal, o Rio de Janeiro. Parangolé (1964), Hélio Oiticica

B13 Bólide Caixa 10 1964 52 x 43,8x 55 cm

Tropicália PN2 "A pureza é um mito" e PN3 "Imagético“, 1967, variável.

Lygia Pape -1982 Lygia Pape -1982 | Foto: Paula Pape ENTRE O OLHO E O ESPÍRITO Fernando Cocchiarale, 1994 Lygia Pape e a renovação da arte brasileira Da mesma geração artística e filiação estética que Lygia Clark e Helio Oiticica, Lygia Pape pertenceu, como eles, ao Grupo Frente (1953), núcleo do Concretismo no Rio de Janeiro. Ao longo dos anos cinqüenta, junto aos demais artistas deste grupo, amadureceu as divergências poéticas com os concretistas de São Paulo, até chegarem à dissidência Neoconcreta, formalizada em manifesto e numa exposição, em 1959. Pape é pois uma das mais importantes artistas brasileiras de todos os tempos. Com Clark e Oiticica estava no epicentro da mais inventiva vanguarda jamais surgida no Brasil. A ressonância de seu trabalho não pode ser portanto aferida sem que remetamos sua inquietação experimental a esse momento fundador da arte brasileira contemporânea. Lygia Pape -1982

Divisor, 1968, Pano de algodão, fendas, 20m x 20m.

Poemas Visuais | Caixa Brasil, 1968, Madeira, veludo, cabelos, texto, 30cm x 26cm x 5cm http://www.lygiapape.org.br/pt/obra60.php?i=12