Beatriz Costa nº 6 Francisco Melo nº 11

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manifestações contra a Metrópole
Advertisements

Pe. Antonio Vieira.
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
A reforma & a contra reforma religiosa
Pedro I de portugal D. Pedro I foi o oitavo rei de Portugal, foi-lhe dado o cognome de “O Justiceiro” (também o Cruel; Cru; ou o vingativo), estes cognomes.
REVOLTA DE 1383 – 1385: Crise e Guerra da Independência .
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
PADRE ANTÓNIO VIEIRA Escola Secundária José Falcão Novembro de 2009.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
OS AUTORES DO BARROCO.
A Reforma Protestante Quebra da unidade cristã na Europa
Santo Antonio.
A COLONIZAÇÃO DO BRASIL
A Controvérsia ariana, passo a passo Pablo Nogueira Ilustrações: Ezê
A Crise de Teresa Martins.
Primeira missa no Brasil- 26/04/1500 local: Porto Seguro - Bahia
O PERÍODO REGENCIAL 1831 – d. Pedro I abdica- vai para Portugal e deixa seu filho, Pedro de Alcântara, com 5 anos – este deveria assumir o trono.
Conteúdo para prova de História
Padre António Vieira. Vida 1608: Dia 6 de Fevereiro, nasce em Lisboa António Vieira. 1614: Aos 6 anos parte para o Brasil, com família. 1633: Prega pela.
Mirella, Jaqueline e Elisabeth Professor Wallace.
VOCAÇÃO DO VOLUNTÁRIO.
Os Portugueses no Brasil
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
UNIÃO IBÉRICA ( ) Colégio da Polícia Militar – Unidade Centro
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
BRASIL COLÔNIA: A QUESTÃO DA DIVISÃO DE TERRAS
O Profeta.
8 O cristão e a lei. 8 O cristão e a lei Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer os fundamentos da lei e que ela é insuficiente.
As Primeiras Reações contra a Metrópole
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
BARROCO NO BRASIL.
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
Contextualização Histórica da Obra
 O que hoje conhecemos como Países Baixos (Bélgica e Holanda) formavam, no final da Idade Média, duas regiões socioeconômicas distintas: Países Baixos.
Coluna Prestes.
Conteúdos: Capítulo 16 Capítulo 17 Avaliação Mensal Datas: 7º A/B/C/D
Profª. Lilian Larroca. Mas muitas capitanias fracassaram… O Brasil ficava muito longe de Portugal Não havia pessoas para o cultivo da terra Os índios.
Reforma Pombalina.
IV CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO PADRE ANTÓNIO VIEIRA
A Contra-Reforma Em 1534, frei Inácio de Loyola, fun­dou a Companhia de Jesus. Reconhecida pelo papa em 1540, a nova ordem religiosa foi con­cebida para.
REVOLTAS COLONIAIS – SÉCULOS XVII E XVIII
2.Parece haver uma possível contradição, ou choque teológico entre Paulo e Tiago (Epístolas de Romanos e Tiago), a ponto de Lutero chamar a epístola de.
História de Portugal Aula n.º 14 D. João III. D. João III subiu ao trono em 1521, após a morte de seu pai D. Manuel I. Um dos mais importantes acontecimentos.
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
Como o Império Romano chegou ao fim?
Padre Antônio Vieira Clicar para trocar slide.
BRASIL COLONIA I PROF: ADRIANO CAJU.
União Ibérica e Brasil Holandês
Herói Nacional. Índice -Capa -Índice - Quem é ? -Quando viveu/morreu -Nacionalidade -O que fez ? -Bibliografia -Final.
- 7 dezembro -. # PENSAMENTO Desde que te levantaste até agora, tens ideia de quantas coisas belas já te aconteceram hoje? O poderes pensar, falar e.
Escola: Coopen Alunos: Guilherme Queiroz e Thiago Série: 4° ano A
Escola: Coopen Alunas:Caroline Vieira, Maria Eduarda Série:4°ano C
“PROJETO DE VIDA” – UNIDADE LETIVA 4 - 9º ANO “VOCAÇÃO ACERTADA FELICIDADE ALCANÇADA”
A REACÇÃO CATÓLICA A REFORMA CATÓLICA
Escola: Coopen Alunas:Rafaela,Maria Fernanda e Elisa Maria Série:4°ano B.
A mais deliciosa terra do mundo Lisboa, onde estou sempre com o pensamento Padre António Vieira Lisboa, século XVII. Biografia Ilustrada do Padre António.
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
Sétimo rei de Portugal Filho de D. Dinis e de D. Isabel
Aulas  A Companhia de Jesus foi criada com os objetivos de: ◦ conter os protestantes na Europa; ◦ ganhar de fiéis na Europa; ◦ Expandir a fé católica.
Pensamento crítico e argumentação informal na era da internet O MODELO: P. ANTÓNIO VIEIRA ESCRITOR.
D. Dinis Sexto rei de Portugal Filho de D. Afonso III a de D. Beatriz de Castela.
 Até 1620 o balanço do governo filipino é positivo pois registou-se uma melhoria na situação económica e na defesa do império.  A partir de 1620 o governo.
AS REVOLTAS COLONIAIS (SÉCULOS XVII E XVIII) Prof. Rafael Chaves -
António Vieira Padre jesuíta ( 1608 – 1697), defensor dos direitos humanos, notável orador e grande escritor português.
Sermão de Santo António Estrutura do Sermão
O Padre António Vieira e o seu tempo
Transcrição da apresentação:

Beatriz Costa nº 6 Francisco Melo nº 11 Padre António Vieira Vida, Obra e Contexto de Inserção do “Sermão de Santo António aos Peixes” Beatriz Costa nº 6 Francisco Melo nº 11 11º A 2010-2011

Dados Biográficos Data de Nascimento: 6 de Fevereiro de 1608 Local: Lisboa Data de Morte: 18 de Julho de 1697 Local: Baía (Brasil)

No Caminho da Religião 1623 – Inicia o noviciado na Companhia de Jesus (15 anos); 1624 – Invasão holandesa em Baía iniciou-o na sua vocação missionária; 1634 – Ordenado sacerdote 1635 – Exerce funções de pregador nas aldeias baianas; Ganha notoriedade como pregador; revela nos seus sermões preocupações sociopolíticas no contexto da invasão holandesa em Baía;

1641 – Regressa a Portugal, restaurada a independência, e conquista a amizade e confiança de D. João IV; 1644 – Nomeado pregador régio; Ameaçado de ser expulso da Companhia de Jesus; 1653 – Regressa ao Brasil, tendo um papel muito ativo nos conflitos entre jesuítas e colonos.

1654 – Escreve o “Sermão de Santo António aos Peixes”; É expulso do Brasil pelos colonos e regressa a Lisboa; Da capital, onde D. João IV, seu protetor, havia falecido, foi desterrado para o Porto e mais tarde para Coimbra, por D. Afonso V; 1665 – É encarcerado pela Inquisição; O D. Pedro II sobe ao trono, António Vieira é amnistiado e retoma as pregações em Lisboa;

1669 – Parte para Roma onde adquire grande reputação como orador, combatendo o Tribunal do Santo Ofício; 1675 – Regressa a Portugal sem apoios políticos e desiludido pela perseguição aos cristãos-novos que tanto defendera; 1681 – Retira-se para Baía, onde se dedica ao trabalho de compor e editar os seus sermões, e onde acaba por morrer aos 89 anos.

Inquisição Padre António Vieira foi perseguido e encarcerado pelo Tribunal do Santo Ofício que estava revoltado com Padre António Vieira pelo seu exagerado interesse nos judeus e cristãos-novos, considerando isto um acto de heresia, e por este querer entregar Pernambuco aos Holandeses em troca da Paz, sendo considerado um traidor pelos seus inimigos.

Defesa pela liberdade Judeus e cristãos-novos: Estes promoviam o desenvolvimento económico do País, atraindo com eles as suas fortunas e o espírito empreendedor. Povos indígenas: Padre António Vieira defendia-os por estes serem vítimas de abusos, crimes e espoliação por parte dos colonos.

Sermão de Santo António aos Peixes Proferido na cidade de S. Luís de Maranhão, Baía, em 1654; Toma vários peixes como símbolos de vícios dos colonos, sendo este sermão uma alegoria, dado que os peixes são a personificação dos Homens; Pretende louvar algumas virtudes humanas e principalmente censurar com severidade os vícios dos colonos.

O “Porquê?” da criação deste Sermão O tema é a questão dos índios. Escreveu este sermão com o propósito de condenar as ações dos colonos, combatendo, as injustiças e as anomalias sociais de que os indígenas sofriam, desde abusos, crimes, opressão, extorsão, iniquidades e exploração até à desumana espoliação, assim como pretendia abolir as leis que os tornavam escravos. Criticava assim a ganância, a injustiça e a corrupção, contrárias à sua política missionária.

Estrutura Estrutura Interna Estrutura Externa Exórdio Capítulo I Exposição Capítulo II Capítulo III Confirmação Capítulo IV Capítulo V Peroração Capítulo VI

Conclusão Padre António Vieira demonstra com esta obra mais um exemplo da sua genialidade, desenvolvendo uma campanha contra a vicissitude, a ganância, a injustiça social e a corrupção de tal forma disfarçada e alegórica, empolgando e persuadindo os ouvintes pela veemência e pela força de uma imaginação de mestre.