Células do Sangue.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA CIRCULATÓRIO. FUNÇÕES conduz oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de.
Advertisements

Sistema circulatório.
FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA E FISIOLOGIA DO SANGUE
Vasos sanguíneos e Sangue
Sistema Cardiorrespiratório 9º ano
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
Sangue Vera Vargas, 2011.
ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET
Células Sanguínea Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
Sistema Circulatório Prof. JM.
TECIDO HEMATOPOÉTICO.
SANGUE Dra Jacqueline Nelisis Zanoni.
Ciências O SANGUE. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar as principais características e funções dos elementos do sangue.
Tecido hematopoiético
Sangue e Hemocitopoese
Aula 26 O sangue.
Tecido Conjuntivo   Os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica.
Sistema Circulatório Prof. JM.
SISTEMA SANGUINEO “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito:
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Tecido Sanguíneo O sangue
HEMOSTASIA - Manutenção do estado líquido do sangue livre de coágulos.
Imunidade e controlo de doenças
Sangue É um tecido conjuntivo líquido. É constituído por diversos tipos de células (elementos figurados),que constituem a parte "sólida" do sangue e cerca.
TECIDO SANGUÍNEO E SEU PAPEL NA IMUNIDADE
TECIDO SANGUÍNEO PROF. VÍCTOR PESSOA.
TECIDO SANGUÍNEO.
Tecido sanguíneo e seu papel na imunidade Capítulo - 12
Prof. Ana Rita Rainho Sistema Imunitário.
Prof. Nelson Ricardo Ciências da Natureza- Biologia Aula 1
Constituintes do sangue
O Sangue E.M.E.F. Orlandina D'Almeida Lucas Ana Carolina Bravin Cabral
Sistema circulatório.
Anatomia e fisiologia animais – sangue
Constituintes do Sangue e suas funções
SANGUE.
Histologia do Sangue Carfam Leite Machado.
Sangue - Leucócitos São células incolores, de forma esférica quando em suspensão no sangue, e participam das defesas celulares e imunocelulares do organismo.
Sangue Vera Andrade, 2014.
TECIDO CONJUNTIVO.
O SANGUE Tecido Conjuntivo Especializado
Tecido Conjuntivo Apresenta diversos tipos de células;
Sangue.
CÉLULAS DO SANGUE E HEMATOPOIESE Prof. Marcos Correa Dias
SISTEMA HEMATOLÓGICO, SISTEMA LINFÁTICO E HEMATOPOIESE
O sangue e a linfa.
Constituição e funções
SISTEMA IMUNOLÓGICO Prof.: ÉDER
Sistema Cardiovascular
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
Sistema Cardiovascular
Sangue Vera Andrade, 2014.
Prof. Claudinei Sousa Lima
SISTEMA LINFÁTICO.
Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:
Fisiologia Aparelho digestório.
HEMATOPOESE Disciplina de Hematologia e Oncologia Depto. de Medicina da F.C.M. da Santa Casa de São Paulo.
Sistema Circulatório (cardiovascular)
Sistema cardiovascular
Revisão.
TECIDO CONJUNTIVO propriamente dito
Sistema cardiovascular
TECIDO SANGUÍNEO Marcio Barbieri.
Tecido Sanguíneo Variedade de Conjuntivo. Características É um tecido LÍQUIDO, contido em ambiente fechado, com movimento regular e unidirecional; O volume.
Introdução à Imunologia
TECIDO SANGUÍNEO O sangue é um tipo de tecido conjuntivo que apresenta células separadas por grande quantidade de matriz extracelular , o plasma sanguíneo,
Vírus , Bactérias , Fungos, … Sistema Imunitário
Transcrição da apresentação:

Células do Sangue

SANGUE O sangue é constituído por um líquido amarelado, o plasma, e por células e fragmentos de células - elementos figurados.

SANGUE Constituição do Plasma Sanguíneo: 90% de solução aquosa 10% de compostos de pequeno e alto peso molecular: * 7% = proteínas plasmáticas (albumina, imunoglobulina, fibrinogênio, lipoproteínas) * 0,9% = sais inorgânicos * 2,1% = compostos orgânicos (vitaminas, hormônios, enzimas, gases, aa, etc).

PLASMA – todos os componentes da matriz extracelular com 90% de água Sangue: tecido conjuntivo rico em células e matriz extracelular PLASMA – todos os componentes da matriz extracelular com 90% de água SORO – plasma sem fibrinogênio

Funções: Transporte de O2 e substâncias nutritivas; Eliminação de anidrido carbônico e outros resíduos do metabolismo; Regulação do meio interno (homeostase), juntamente com os sistemas nervoso e endócrino

Onde o SANGUE é produzido ? MEDULA ÓSSEA VERMELHA. A Hemocitopoese (ou hematopoese) é o processo de formação, maturação e liberação na corrente sanguínea das células do sangue.

Medula óssea 4 a 6% do peso corporal Variedades: vermelha (hemopoética) e amarela (tecido adiposo) Células-tronco: pluripotentes e unipotentes (formadoras de colônias) Ação de fatores de crescimento

Vamos olhar a medula óssea mais de perto! Tecido mielóide Osso Vamos olhar a medula óssea mais de perto! Tecido mielóide

Elementos figurados do sangue Glóbulos Vermelhos: Células anucleadas denominadas eritrócitos ou hemácias. Plaquetas: Fragmentos citoplasmáticos derivados da célula megacariócito. Glóbulos Brancos: Também conhecidos como leucócitos.

SANGUE 1 - Eritrócitos 2 - Plaquetas 3- Linfócitos 4 - Neutrófilos 5 -  Eosinófilos 6 -  Monócitos

Eritrócitos ou Hemácias (glóbulos vermelhos) Disco bicôncavo (7,2 a 7,5µm) Anucleadas em mamíferos; 4,5 a 5,5 milhões por mm3 Tempo de vida: 120 dias,

Origem das hemácias a partir dos eritroblastos – expulsão do núcleo.

Elementos figurados do sangue  Eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias): transporte de gases (oxigênio e gás carbônico) através da hemoglobina.  

FUNÇÕES DA HEMÁCIAS: transporte de oxigênio através da Hb A hemoglobina é uma proteína composta por duas porções: Porção globina (grupo protéico – formado por aminoácidos); Porção heme (grupo prostético – formado por átomos de FERRO*) * É a porção heme da hemoglobina responsável pelo transporte de oxigênio.

morrem por envenenamento por monóxido de carbono (CO). Curiosidade: As pessoas que ficam presas em áreas com pouco ventilação e veículo à gasolina em funcionamento, ou fogão a gás vazando ou em um prédio em chamas, morrem por envenenamento por monóxido de carbono (CO).

Elementos figurados do sangue  Leucócitos (glóbulos brancos): são células especializadas na defesa do organismo, combatendo vírus, bactérias e outros agentes invasores que penetram no corpo.

Elementos figurados do sangue  Leucócitos (glóbulos brancos) Classificação dos leucócitos Granulócitos (apresentam grânulos no citoplasma) Agranulócitos (não apresentam grânulos no citoplasma)

Neutrófilo Fagocitar elementos estranhos ao organismo. Nº aproximado em cada mm3 : 3900 a 4.800 1 - Eritrócitos 2 -  Neutrófilo

50 – 70% dos leucócitos do sangue. GLÓBULOS BRANCOS GRANULÓCITOS NEUTRÓFILO Quantidade: 50 – 70% dos leucócitos do sangue.

Grânulos grandes no citoplasma. GLÓBULOS BRANCOS GRANULÓCITOS EOSINÓFILO Núcleo bilobulado. Grânulos grandes no citoplasma. Fagocitam o complexo Antígeno-Anticorpo de uma reação Imunológica. Quantidade: Correspondem a 2 – 3% dos leucócitos do sangue.

Eosinófilo Em doenças alérgicas ou provocadas por parasitas intestinais há aumento do número dessas células. Nº aproximado em cada mm3 : 240 1 - Eosinófilo 2 - Plaquetas

Basófilo Liberar heparina (anticoagulante) e histamina (substância vasodilatadora liberada em processos alérgicos). Nº aproximado em cada mm3 : 80. 1 - Basófilo 2 - Eritrócitos

Correspondem a 0,5 % dos leucócitos do sangue. GLÓBULOS BRANCOS GRANULÓCITOS BASÓFILOS Sob a ação de estímulos, liberam seus grânulos de histamina e heparina para o meio extracelular, ocasionando o processo alérgico. Correspondem a 0,5 % dos leucócitos do sangue.

Correspondem a 20 – 30% dos leucócitos do sangue. GLÓBULOS BRANCOS AGRANULÓCITOS LINFÓCITOS Os linfócitos B se diferenciam em uma célula produtora de anticorpos – o PLASMÓCITO. Os linfócitos T são especializados em reconhecer antígenos ligados à superfície de outras células e desencadearem a resposta imunológica. Correspondem a 20 – 30% dos leucócitos do sangue.

Linfócitos Linfócitos T auxiliares: ativados, estimulam a proliferação de linfócitos B e de linfócitos T citotóxicos; Linfócitos T citotóxicos: produzem substâncias que mudam a permeabilidade das células invasoras, provocando sua morte.  Linfócitos T supressores: determinam o momento de parar a produção dos anticorpos. Linfócitos  B: que formarão os plasmócitos do tecido conjuntivo, células responsáveis pela produção de anticorpos específicos no combate.

Componentes Celulares do Sistema Imune Adquirido

1 - Linfócito 2 - Eritrócitos

Monócito Núcleo em forma de rim ou ferradura. Função: Fagocita bactérias, vírus e fungos. Nº aproximado em cada mm3 : 480 1 - Monócito 2 - Eritrócitos

Correspondem a 3 – 10% dos leucócitos do sangue. GLÓBULOS BRANCOS AGRANULÓCITOS MONÓCITOS Depois de atravessar a parede dos vasos sanguíneos ( DIAPEDESE), os monócitos penetram nos tecidos e se diferenciam em MACRÓFAGOS e fagocitam vírus, bactérias e fungos. OBS: no osso, se diferenciam em OSTEOCLASTOS. Correspondem a 3 – 10% dos leucócitos do sangue.

CURIOSIDADE Denomina-se LEUCOCITOSE o fenômeno em que o número de leucócitos sobe acima de 10.000/mm³ de sangue e LEUCOPENIA quando desce abaixo de 2.000/mm³ de sangue. Na LEUCEMIA (câncer de leucócitos) encontramos mais de 100 mil leucócitos/mm³ de sangue e estes glóbulos brancos são imaturos e, portanto, não funcionais.

Fragmentos de células Plaquetas (ou trombócitos): minúsculos discos que participam do processo de coagulação sangüínea. Representam fragmentos anucleados de megacariócitos da medula óssea. 1 - Eritrócitos 2 -  Plaquetas

Plaquetas – coagulante e manutenção do endotélio Possuem um sistema de túbulos e vesículas derivado de membranas citoplasmáticas, bem como grãos de glicogênio no seu interior. Com microfilamentos de actina e miosina e grânulos com ATP , serotonina e ADP. Fator de crescimento plaquetário.

um coágulo que impede a perda de sangue dos vasos lesados. Plaquetas do Sangue FUNÇÃO: As plaquetas formam a FIBRINA, que constituirá uma rede fibrosa tridimensional, a qual aprisionará as células, formando um coágulo que impede a perda de sangue dos vasos lesados.

Mecanismos da Hemostasia (impedimento de perda sangüínea): (2) (3) e (4) (1) (2) Mecanismos da Hemostasia (impedimento de perda sangüínea): Espasmo vascular: após a ruptura ou o corte de um vaso sangüíneo ocorre vasoconstrição (contração) - serotonina (2) Formação de tampão plaquetário: acúmulo de plaquetas para formar um tampão plaquetário no vaso lesado (adesividade das plaquetas - tromboplastina).

A síntese de alguns fatores de coagulação ocorre no fígado e é dependente de vitamina K, cuja deficiência pode provocar hemorragias.

(3) coagulação sangüínea: forma a rede tridimensional de fibrina. Mecanismos da Hemostasia (impedimento de perda sangüínea): (3) coagulação sangüínea: forma a rede tridimensional de fibrina. (4) regeneração: crescimento de endotélio no local do coágulo sangüíneo para obturar o orifício do vaso sanguíneo lesado. Depois o coágulo é removido e degradado. (2) (3) e (4)

Quantidade: 200.000 a 400.000/mm3 e vida média de 5 a 7 dias Observe a rede tridimensional de fibrina (em amarelo) na formação do coágulo Disponível em http://www.denniskunkel.com/ Quantidade: 200.000 a 400.000/mm3 e vida média de 5 a 7 dias