CIDADE TECNOLÓGICA DO TEJO
Demografia Cultura (pouca inovação) Dependência de territórios próximos Mão de obra
Envelhecimento da população Predominância de PME’s Emergência de novos concorrentes territoriais Riscos associados à terciarização da economia
Extenso pacote de apoios empresariais Benefícios decorrentes da inovação tecnológica Massa crítica proveniente da E.S.T.A. Aproveitamento de elementos-chave Reforço da cooperação com territórios vizinhos
FACTORES ESTRUTURANTES Instrumentos de apoio industrial Aposta na Tecnologia e Ensino Turismo Concorrência
Residentes Visitantes Novos casais Indivíduos qualificados Turismo de Lazer Turismo de Negócios
ACTIVIDADES ACTUAIS ACTIVIDADES POTENCIAIS Agro-indústria Metalomecânicas Componentes de automóveis Aeronáutica TIC’s I&D Militar Redes de Comunicação e Audiovisuais
Tampere (Finlândia) Parthenay (França)
Inovação e desenvolvimento tecnológico
Privilegiar alvos de atracção de investimento Consórcios entre empresas locais Procura de relações científicas, tecnológicas e económicas entre regiões de países diferentes Inovação e desenvolvimento tecnológico Afirmar Abrantes numa rede de cidades médias que privilegia a inovação, contribuindo para a cooperação e apoio mútuo Corrigir estrangulamentos do funcionamento da Escola Superior
Modelar a cidade de uma forma inovadora (ao nível do edificado, design, processos, serviços, informação...) Generalizar o uso quotidiano das tecnologias de informação, nos serviços administrativos e empresas (e-business, e-government) Inovação e desenvolvimento tecnológico Promoção faseada dos projectos de desenvolvimento tecnológico de Abrantes, em meios e revistas especializadas em economia e em investimento (Expresso, Jornal de Negócios, Business & Economics, Newsweek, etc.)
Inovação e desenvolvimento tecnológico Turismo e Internacionalização
Integração de Abrantes na Região de Turismo dos Templários e estabelecimento de protocolos com concelhos vizinhos Implementação de um cais para actividades lúdicas na margem do Rio Tejo Proposta de uma rota denominada “Seja nobre por um dia”, com ligação à vila de Constância Recuperar a envolvência exterior do Castelo Realização de actividades anuais de renome nacional, no Castelo Turismo e Internacionalização Área de intervenção: centro histórico Turismo
Constituição de grupos de observação da Natureza, com percursos pedestres específicos definidos em roteiro. Ligação às actividades náuticas realizadas em Ferreira do Zêzere Promoção das habitações rurais por via de empreendimentos conjuntos de restauro de casas Turismo e Internacionalização Área de intervenção: áreas rurais Turismo
Turismo e Internacionalização Turismo de Negócios Criação de colóquios e seminários com investidores nacionais e estrangeiros para divulgação de inovações e novos produtos Criação de um certificado de qualidade aos proprietários de estabelecimentos considerados de excelência Utilização das instalações da cidade desportiva por parte dos quadros das empresas para organização de torneios entre filiais ou unidades fabris locais, regionais ou nacionais
Criação de um comité de geminação para promoção de actividades regulares Iniciativa autónoma para a divulgação e aprendizagem de línguas estrangeiras Tradução do website da autarquia para inglês, castelhano, francês, alemão e italiano Apoio ao desenvolvimento de associações cívicas para a integração das comunidades estrangeiras e minorias a residir em Abrantes Turismo e Internacionalização
Inovação e desenvolvimento tecnológico Turismo e Internacionalização Solidariedade e qualidade de vida
Criar um gabinete de estudos para a adesão do concelho de Abrantes à Agenda21. Criar e optimizar os equipamentos de acção social Satisfazer as necessidades básicas das populações mais carenciadas Solidariedade e qualidade de vida Convite à população a tomar parte nas iniciativas de solidariedades, apoio financeiro e voluntariado Reforçar os laços da autarquia com as associações, centro de emprego, serviços de acção social e Igreja
Cidade Tecnológica do Tejo
Frederico Munguambe Giuseppe Trupia Henrique Torres Inês Mateus Mário Alves Pedro Esteves Marketing Territorial