CIDADE TECNOLÓGICA DO TEJO. Demografia Cultura (pouca inovação) Dependência de territórios próximos Mão de obra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
A OFERTA TURÍSTICA.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
Estrutura accionista Região Autónoma da Madeira Universidade da Madeira Associação de Municípios Associações Empresariais.
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O que é a Associação de BICS Portugueses?
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Bolsa de Turismo de Lisboa 18 de Janeiro 2006.
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
CAPÍTULO 7 INVESTIMENTO DIRECTO.
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
Princípios de acesso á actividade Física
Associação DESENVOLVIMENTO DE UM “CLUSTER” DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE 15.Setembro.2008.
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
PROPOSTAS PARA O FUTURO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO PORTUGUÊS CNE | 24 de abril de 2013.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
1.ª REUNIÃO DO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO Angra do Heroísmo 25 de Fevereiro de 2008 Secretaria Regional da Agricultura e Florestas Governo dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Tecnologia, Ciência e Inovação
Ministério da Defesa Nacional Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa I&D de Defesa Oportunidades para a Base Tecnológica e Industrial Luís.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
MDA Agências Regionais de Desenvolvimento A experiência Italiana Paolo Gurisatti Campinas, 7 Outubro 2008.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
Sessão de Divulgação abordagem LEADER - PRODER Aviso de concurso nº1/2012 Projectos inovadores de revitalização do mundo rural, em Abrantes, Constância.
TERRAS ALTAS DE PORTUGAL Estratégia Conjunta para a Internacionalização das Empresas 09| Abril| 2014 | 14H30 NERBA-Associação Empresarial.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
A Lionesa é uma nascente de energias.
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia Contributo para a Análise dos Factores Críticos de Sucesso para a Dinamização da Cooperação Inter - Empresarial.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DO MADEIRA DE FEVEREIRO DE 2015.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
1 VALORIZAR E TORNAR MAIS COMPETITIVA A REGIÃO ALENTEJO OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIA NO HORIZONTE EUROPA 2020 Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
Rede de Voluntariado. Conceito de Voluntariado Acção empreendida de livre vontade Sem remuneração Em benefício de terceiros.
INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NO MERCOSUL CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR.
Inovação que não necessita de I&D: sugestões para uma política de inovação tecnológica centrada na difusão e na procura Marketing das Organizações Políticas.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Num contexto particular...
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da atividade pesqueira Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 1.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Workshop de encerramento 19 de setembro de 2013, 15h00 Sede da Open Space Viana do Castelo.
I Encontro Municipal da Juventude da Calheta 24 de julho 2015 Centro das Artes – Casa das Mudas.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Parcerias Territoriais de fomento ao empreendedorismo e inovação
Escola Secundária de Monserrate
Criado em 1993, é hoje uma união de 41 Associações Empresariais dos Distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, que representa.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Transcrição da apresentação:

CIDADE TECNOLÓGICA DO TEJO

Demografia Cultura (pouca inovação) Dependência de territórios próximos Mão de obra

Envelhecimento da população Predominância de PME’s Emergência de novos concorrentes territoriais Riscos associados à terciarização da economia

Extenso pacote de apoios empresariais Benefícios decorrentes da inovação tecnológica Massa crítica proveniente da E.S.T.A. Aproveitamento de elementos-chave Reforço da cooperação com territórios vizinhos

FACTORES ESTRUTURANTES Instrumentos de apoio industrial Aposta na Tecnologia e Ensino Turismo Concorrência

Residentes Visitantes Novos casais Indivíduos qualificados Turismo de Lazer Turismo de Negócios

ACTIVIDADES ACTUAIS ACTIVIDADES POTENCIAIS Agro-indústria Metalomecânicas Componentes de automóveis Aeronáutica TIC’s I&D Militar Redes de Comunicação e Audiovisuais

Tampere (Finlândia) Parthenay (França)

Inovação e desenvolvimento tecnológico

Privilegiar alvos de atracção de investimento Consórcios entre empresas locais Procura de relações científicas, tecnológicas e económicas entre regiões de países diferentes Inovação e desenvolvimento tecnológico Afirmar Abrantes numa rede de cidades médias que privilegia a inovação, contribuindo para a cooperação e apoio mútuo Corrigir estrangulamentos do funcionamento da Escola Superior

Modelar a cidade de uma forma inovadora (ao nível do edificado, design, processos, serviços, informação...) Generalizar o uso quotidiano das tecnologias de informação, nos serviços administrativos e empresas (e-business, e-government) Inovação e desenvolvimento tecnológico Promoção faseada dos projectos de desenvolvimento tecnológico de Abrantes, em meios e revistas especializadas em economia e em investimento (Expresso, Jornal de Negócios, Business & Economics, Newsweek, etc.)

Inovação e desenvolvimento tecnológico Turismo e Internacionalização

Integração de Abrantes na Região de Turismo dos Templários e estabelecimento de protocolos com concelhos vizinhos Implementação de um cais para actividades lúdicas na margem do Rio Tejo Proposta de uma rota denominada “Seja nobre por um dia”, com ligação à vila de Constância Recuperar a envolvência exterior do Castelo Realização de actividades anuais de renome nacional, no Castelo Turismo e Internacionalização Área de intervenção: centro histórico Turismo

Constituição de grupos de observação da Natureza, com percursos pedestres específicos definidos em roteiro. Ligação às actividades náuticas realizadas em Ferreira do Zêzere Promoção das habitações rurais por via de empreendimentos conjuntos de restauro de casas Turismo e Internacionalização Área de intervenção: áreas rurais Turismo

Turismo e Internacionalização Turismo de Negócios Criação de colóquios e seminários com investidores nacionais e estrangeiros para divulgação de inovações e novos produtos Criação de um certificado de qualidade aos proprietários de estabelecimentos considerados de excelência Utilização das instalações da cidade desportiva por parte dos quadros das empresas para organização de torneios entre filiais ou unidades fabris locais, regionais ou nacionais

Criação de um comité de geminação para promoção de actividades regulares Iniciativa autónoma para a divulgação e aprendizagem de línguas estrangeiras Tradução do website da autarquia para inglês, castelhano, francês, alemão e italiano Apoio ao desenvolvimento de associações cívicas para a integração das comunidades estrangeiras e minorias a residir em Abrantes Turismo e Internacionalização

Inovação e desenvolvimento tecnológico Turismo e Internacionalização Solidariedade e qualidade de vida

Criar um gabinete de estudos para a adesão do concelho de Abrantes à Agenda21. Criar e optimizar os equipamentos de acção social Satisfazer as necessidades básicas das populações mais carenciadas Solidariedade e qualidade de vida Convite à população a tomar parte nas iniciativas de solidariedades, apoio financeiro e voluntariado Reforçar os laços da autarquia com as associações, centro de emprego, serviços de acção social e Igreja

Cidade Tecnológica do Tejo

Frederico Munguambe Giuseppe Trupia Henrique Torres Inês Mateus Mário Alves Pedro Esteves Marketing Territorial