À procura de soluções para o desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obstáculos ao Desenvolvimento
Advertisements

Pobreza e a Exclusão Social nos Países Desenvolvidos
SUPERPOPULAÇÃO X POBREZA Questões principais:
SUMÁRIO 1. CENÁRIO INTERNACIONAL 2. CENÁRIO NACIONAL
Política Macroeconómica no curto prazo e regimes de câmbio
Política Macroeconómica no curto prazo com câmbios fixos
Quais são os Objectivos do Milénio?
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
A crise de 1929: A Crise do Capitalismo
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2012/2013
MINISTÉRIO DA ENERGIA DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS NOVAS E RENOVÁVEIS
DIRECÇÃO PROVINCIAL DE RECURSOS MINERAIS E ENERGIA DE MANICA
OS PRECEDENTES... NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
O comércio internacional
Obstáculos ao Desenvolvimento
Soluções para Atenuar as Desigualdades
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
Trabalho realizado por: Isabel Mendonça Nº16 Joana Castro Nº17
Economia Brasileira_26/02/2007
Crescimento econômico
Soluções para atenuar as desigualdades
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2013/2014
Comercio internacional
Soluções para atenuar as desigualdades
Cidadania e profissionalidade CP5 DR3
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
Obstáculos ao desenvolvimento
Thomas R. Malthus ( ) Os conflitos entre as classes
Paulo Bernardo Dezembro
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Condições de vida na África
África – Condições de Vida
Macroeconomia Política Fiscal
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Empresas Multinacionais
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
Revisão.
Escola Básica Sebastião da Gama
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
REFORÇO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL Trabalho realizado por: Alexandra Silva Daniel Silva.
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
CRISE ECONÔMICA DA ARGENTINA
Estabilização, reformas e desequilíbrios macroeconômicos
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
INTERDEPENDÊNCIA DE ESPAÇOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
A COMPOSIÇÃO DA APD Ajuda bilateral: assenta na mobilização de fundos por parte do país doador diretamente para o recetor Ajuda multilateral: ajuda fornecida.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
A população brasileira Prof.º Jeferson. Medido através do censo (contagem da população realizada de dez em dez anos no Brasil); 1500 a 1872: Período sem.
Criado a partir dos acordos de Bretton Woods, entra em operação em 1947; Principal instituição financeira internacional; Entre os objetivos, destacam-se.
Ricos vs Pobres. Pobreza A Pobreza pode ser caracterizada por diversos aspectos, principalmente: –Carência de bens e serviços essenciais (necessidades.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Rússia e Europa Oriental
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, a iniciativa.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
A CRISE MUNDIAL DE ANTECEDENTES:  EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.  Produção em larga escala (40% da produção industrial mundial). 
{ Aula 2 Formas de análise do subdesenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

À procura de soluções para o desenvolvimento

Exercício: 1. Analisar as situações seguintes. 1.1. Indicar o(s) obstáculo(s) ao desenvolvimento implícito(s) em que cada situação. 1.2. Referir soluções que permitam minimizar os obstáculos ao desenvolvimento identificados.

Catástrofes naturais (secas) Situação A Em 2014, a pluviosidade em Cabo Verde foi 65% inferior à registada no ano anterior, fazendo que com milhares de agricultores perdessem grande parte das suas colheitas de cereais e cerca de 30 mil cabo-verdianos precisassem de assistência alimentar. Fonte: www.fao.org OBSTÁCULO NATURAL Catástrofes naturais (secas) O QUE SE PODE FAZER?

Situação A AJUDA DE EMERGÊNCIA Catástrofes naturais Tipo de ajuda humanitária prestada, durante um curto período de tempo, em situações de catástrofe natural ou de guerra.

AJUDA DE EMERGÊNCIA EM SITUAÇÕES DE SECA Fornecimento de sementes e rações para animais Fornecimento de equipamentos de irrigação

O QUE SE PODE FAZER? Situação B OBSTÁCULO POLÍTICO Conflitos armados O Chade acolhe mais de 240 mil pessoas nos doze campos de refugiados distribuídos pelo país. Os deslocados provêm, na sua maior parte, da região sudanesa do Darfur, onde persiste uma guerra civil desde 2003. Fonte: www.unric.org OBSTÁCULO POLÍTICO Conflitos armados O QUE SE PODE FAZER?

Organizações governamentais Organizações não governamentais Situação B Conflitos armados AJUDA HUMANITÁRIA Tipo de ajuda prestada às populações pobres, durante um longo período de tempo, com vista a garantir as necessidades básicas. Organizações governamentais (ex.: ACNUR) Organizações não governamentais (ex.: Oxfam)

AJUDA HUMANITÁRIA DESTINADA A REFUGIADOS Fornecimento de alimentos, água potável, abrigo, vestuário, saneamento básico, cuidados de saúde, segurança e educação

Elevada dívida externa Situação C São Tomé e Príncipe não produz o suficiente para suportar as suas despesas e, naturalmente, que o recurso ao endividamento externo tem sido uma medida corrente dos governos. Em 2013, a dívida externa do país representava cerca de 80% do PIB. Fonte: http://visao.sapo.pt OBSTÁCULO ECONÓMICO Elevada dívida externa O QUE SE PODE FAZER?

Elevada dívida externa PERDÃO OU ALÍVIO DA DÍVIDA EXTERNA Situação C Elevada dívida externa PERDÃO OU ALÍVIO DA DÍVIDA EXTERNA Dívida

PERDÃO OU ALÍVIO DA DÍVIDA EXTERNA Ajuda bilateral Ajuda multilateral Ajuda prestada por um país a outro. Ajuda prestada por vários países ou organizações internacionais a um determinado país. Dívida

O QUE SE PODE FAZER? Situação D OBSTÁCULO SOCIAL Mais de 1/4 dos 94 milhões de habitantes das Filipinas vive em situação de pobreza extrema. A maior parte mora em bairros de habitação precária, nas cidades. O nível de instrução é reduzido e os rendimentos são baixos. Por isso, todos os dias, pelo menos, 3 mil filipinos partem à procura de emprego no estrangeiro. Fonte: www.tvi24.iol.pt OBSTÁCULO SOCIAL Pobreza associada ao desigual acesso à educação, ao emprego e à habitação O QUE SE PODE FAZER?

Situação D Pobreza associada ao desigual acesso à educação, ao emprego e à habitação AJUDA PÚBLICA AJUDA PRIVADA Ajuda fornecida por entidades públicas, como governos e organizações internacionais. Ajuda fornecida por entidades privadas, como empresas e bancos.

AJUDA PÚBLICA E AJUDA PRIVADA PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA Investimento em infraestruturas de educação, saúde e habitação Generalização do acesso ao microcrédito Pequenos empréstimos destinados a pessoas excluídas do sistema bancário tradicional, com vista a montarem um negócio e a criarem o seu próprio emprego.

Degradação dos termos de troca Situação E O café é a principal exportação da Etiópia. Há dez anos, a queda do seu preço nos mercados internacionais colocou em risco a sobrevivência de milhares de pequenos produtores e centenas de cooperativas de cafezeiros. Fonte: http://expresso.sapo.pt OBSTÁCULO ECONÓMICO Degradação dos termos de troca O QUE SE PODE FAZER?

Degradação dos termos de troca Situação D Degradação dos termos de troca AJUDA PÚBLICA AJUDA PRIVADA

AJUDA PÚBLICA E AJUDA PRIVADA PARA ATENUAR A DEGRADAÇÃO DOS TERMOS DE TROCA Redução das taxas alfandegárias sobre os produtos exportados pelos países em desenvolvimento Promoção do comércio justo Sistema de pagamento bonificado (acima do preço de mercado) e adiantado criado por organizações específicas para proporcionar estabilidade aos produtores.

TIPOS DE AJUDA AO DESENVOLVIMENTO Ajuda bilateral e multilateral Ajuda pública e privada Ajuda humanitária e de emergência Suprimento das necessidades básicas da população afetada por situações de crise; Investimento em infraestruturas sociais (escolas, hospitais, vias de comunicação, bairros de habitação condigna…); Generalização do acesso ao microcrédito; Perdão ou alívio da dívida externa; Redução das taxas alfandegárias sobre os produtos exportados; Promoção do comércio justo; Cooperação entre os diferentes países e regiões; Contributo para o estabelecimento de regimes políticos democráticos, com a realização de eleições livres; Melhoria do estatuto da mulher.