Evolução dos Computadores e das Redes de Computadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Computadores O computador é uma máquina eletrônica capaz de receber informações, submetê-las a um conjunto especificado e pré-determinado de operações.
Advertisements

Redes e computadores I Aula 01: Definição e classificação de redes.
Histórico dos Sistemas Operacionais
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Redes e computadores I Prof: Diovani Milhorim.
Internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens.
Sistemas Operacionais - 1
Histórico e Evolução dos Computadores
DISCIPLINA: Introdução à Computação
História dos Computadores
Introdução à Programação Fundamentos da Computação Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Computadores - Hardware
GERAÇÕES 1951/ Computadores de primeira geração:
INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES
HISTÓRIA DA INFORMÁTICA
Informática.
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
Tecnologias da Informação e Comunicação
Evolução do Computador
Lógica de Programação UNIDADE 1 – Introdução a) Computador
Nome º Ana Carolina N º 02 6 ano A Prof. º Ludmila
A Evolução da Informática
Histórico e Evolução da Informática
Introdução à Redes de Computadores
REDES DE COMPUTADORES Introdução
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Tecnologias WAN Guilherme Guimarães.
Montagem e Manutenção de Computador I
0825 – Tipologias de Redes.
Redes de Computadores Aula Inaugural.
Técnico em Informática
Escola Eça de Queiroz S. T. C. Composto por : Bruno Ponces.
EVOLUÇÃO Do computador.
Geração dos computadores
Conteúdo da Aula O que é uma rede Partes que compõe uma rede
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES!
Nome:Ana Carolina N°32 Professora Ludmila 6°C
Evolução e Desempenho de Computadores
Evolução dos Sistemas de Computação e das arquiteturas.
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
INTERNET BÁSICA.
Conceito de Redes Tipos de Redes Topologia de Redes
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL I Prof. Marcelo Maciel de Souza
O mundo ao alcance de um clique. INTERNET E REDES SOCIAIS.
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Classificação de redes de computadores Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Tecnologias de Informação e Edição (2014/15) UBI - Dep. de Informática 14 Evolução dos computadores 1ª Geração ( ) –Grandes dimensões (e preço)
Informática Aplicada à Gestão (2012/13) UBI - Dep. de Informática 14 Evolução dos computadores 1ª Geração ( ) –Grandes dimensões (e preço) –Válvulas.
Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores.
Redes e Manutenção de Computadores
INFRA-ESTRUTURA: HARDWARE
Arquitectura de computadores
TIPOS DE REDES.
Hardware de Rede Aula 2 Willamys Araújo.
introdução História da Informática
INTRODUÇÃO AOS COMPUTADORES Informática e Comunicação Liliana silva nº85661.
Infraestrutura Computacional Prof. Me. Vanderlei Ienne.
Jackson Eduardo da Silva
Aula II – Redes sem fio.
Sistema de Informação 1- Dados X Informação X Conhecimento
História e Evolução dos computadores.
Microinformática Disciplina: Técnico de Multimédia
História do Computador Projeto Amigos do Planeta.
Hardware de Rede Há dois tipos de tecnologias de transmissao em uso disseminado nos dias de hoje: 1. Links de difusao. 2. Links ponto a ponto. As redes.
Redes de Comunicação Modulo 2 Trabalho Realizado por :Francisco João Nº9 10ºH 2015/2016.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova Informática: é o tratamento da informação de forma automática.
Transcrição da apresentação:

Evolução dos Computadores e das Redes de Computadores Prof : Erivelto Tschoeke erivelto@sbs.udesc.br

1951/1959 - Computadores de primeira geração: Computadores Baseados na teoria da Máquina de John Von Neumann; Computadores que processam uma tarefa de cada vez; ENIAC (Primeiro computador construido para o uso científico); Circuitos eletrônicos e válvulas;

1951/1959 - Computadores de primeira geração (continuação) Uso restrito ; Apenas cientistas, matemáticos e físicos estavam aptos á utilizar estes computadores; Inviável para o uso comercial, pois custava algumas centenas de milhões de dólares;

1951/1959 - Computadores de primeira geração (continuação) Sua fabricação era destinada apenas ao uso cientifico e militar; Precisava ser reprogramado a cada tarefa; Grande consumo de energia; Problemas devido ao elevado aquecimento ; Ocupava vários andares de um prédio;

Breve Resumo As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo no ENIAC, já citado anteriormente. Normalmente quebrava após algumas horas de uso e tinha o processamento bastante lento. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.

1959/1965 - Computadores de segunda geração: Início do uso comercial Tamanho gigantesco Capacidade de processamento muito pequena Uso de transistores em substituição às válvulas

Breve Resumo A válvula foi substituída pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Os computadores desta geração já calculavam em microssegundos (milionésimos) e eram programados em linguagem montadora.

1965/1975 - Computadores de terceira geração: Surgem os circuitos integrados; Diminuição do tamanho; Maior capacidade de processamento; Início da utilização dos computadores pessoais.

Breve Resumo Os transistores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados (associação de transistores em pequena placa de silício); Além deles, outros componentes eletrônicos foram miniaturizados e montados num único CHIP;

Breve Resumo (Continuação) Os computadores com o CI (Circuito Integrado) são muito mais confiáveis, bem menores, tornando os equipamentos mais compactos e rápidos, pela proximidade dos circuitos; Possuem baixíssimo consumo de energia e menor custo. Nesta geração surge a linguagem de alto nível, orientada para os procedimentos.

1975/19?? - Aparecimento dos aplicativos de quarta geração: Surgem os softwares integrados; Processadores de Texto; Planilhas Eletrônicas; Gerenciadores de Banco de Dados; Gráficos; Gerenciadores de Comunicação;

Breve Resumo Em 1975/77, ocorreram avanços significativos, surgindo os microprocessadores, os microcomputadores e os supercomputadores; Em 1977 houve uma explosão no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir daí a evolução foi sendo cada vez maior, até chegar aos micros atuais. O processo de miniaturização continuou e foram denominados por escalas de integração dos circuitos integrados:

Breve Resumo (Continuação) LSI (Large Scale of Integration), VLSI (Very Large Scale of Integration) e ULSI (Ultra Large Scale of Integration), utilizado a partir de 1980. Nesta geração começa a utilização das linguagens de altíssimo nível, orientadas para um problema.

Anos 80 Inicia a comunicação ponto-a-ponto ou Dial-Up através de modens. Ligação a BBS (Bulletin Board System). Este método é o único modo de comunicação a nível de usuário. Os computadores das BBS precisavam de um modem para cada ligação.

História das redes A partir dos anos 60 o Departamento de Defesa americano (DoD) desenvolve por razões militares e científicas Redes Locais (LANs).(Local Area Network). Esta tecnologia é diferente da comunicação ponto-aponto usada nas BBS.

História da Redes (Continuação) Permite que vários computadores se Interligassem usando vários caminhos diferentes. A própria rede determina o modo como a informação é enviada de um computador para outro. Vários computadores podem ser ligados utilizando-se a mesma ligação.

História das redes (continuação) A LAN do DoD tornou-se em uma MAN (metropolitan Area Network). As MAN’S ganham grandes dimensões e tornan-se em WAN’S (WorldWide Area Network). Graças as pesquisas do DoD as WAN’S originaram o que hoje chamamos de Internet.

História das Redes (continuação) A história das redes confunde-se com a história da Internet. Depois do advento da internet, surgem uma nova categoria de Redes : Wlan’s, Wman’s e WWan’s, ou seja redes Wireless.

198? - 200?? - Quinta geração (dias atuais) Supercomputadores; Automação de escritórios; Acesso a computadores ilimitado; Automação comercial e industrial;

198? - 200?? - Quinta geração (continuação) CAD; Robótica; Imagem virtual; Multimídia; Era on-line (comunicação através da Internet); ADSL (Assymmetric Digital Subscriber Line ) ou Linha Digital Assimétrica para Assinante.

198? - 200?? - Quinta geração (continuação) Redes Sem Fio; Redes de Altíssima velocidade; Uso da fibra óptica em larga escala; Capacidade de transmissão acima dos 5Gb’s

198? - 200?? - Quinta geração (continuação) O primeiro supercomputador, de fato, surgiu no final de 1975. As aplicações para eles são muito especiais e incluem laboratórios e centro de pesquisa aeroespacial como a NASA; Empresas de altíssima tecnologia, produção de efeitos e imagens computadorizadas de alta qualidade, entre outros. Eles são os mais poderosos, mais rápidos e de maior custo.

Nomenclatura Básica de Redes Lan’s (Local Area Network) são redes de alcance limitado, podem ser escritórios, lojas ou um único prédio, não podem ser geograficamente separadas.

Nomenclatura Básica de Redes (continuação) MAN’S (Metropolitan Area Network) São redes distribuidas geograficamente, em uma área delimitada, como por exemplo um centro urbano, uma MAN pode ser descrita como uma interligação de LAN’s dentro de uma cidade.

Nomenclatura Básica de Redes (continuação) Wan’s – (WorldWide area network) São as redes mundiais, as redes que ligam um país em outro, ou um continente ao outro, são redes de altíssima velocidade que tem por tarefa interligar grandes distâncias com o máximo de velocidade.

Nomenclatura Básica de Redes (continuação) WLan’s – O mesmo que Lan só que wireless(sem fio). WMan’s – O mesmo que uma MAN só que utilizando a tecnologia wireless (sem fio). WWan’s - O mesmo que uma WAN só que utilizando a tecnologia wireless (sem fio).

Internet X Redes A história da internet é confundida com a história das redes; A internet é um beneficio, um avanço tecnológico ligado ás redes; Não foi a internet que originou as redes, mas sim, a internet originou-se a partir da redes.