Alexandre Parra E-mail: parrasilva@gmail.com Site: www.udesc.br Linguagem Java Alexandre Parra E-mail: parrasilva@gmail.com Site: www.udesc.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JAVA Orientação a Objetos
Advertisements

Laboratório de Programação
Paulo Marques Hernâni Pedroso
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
Introdução à Linguagem de Programação JAVA
PHPOO Erick Souza. Conceitos de Orientação a Objetos Objeto é um conceito ou item(concreto ou abstrato). Software orientado a objetos Uma classe é uma.
Histórico do Java 1990 James Gosling (Sun Microsystems)
PRDS - Programa de Residência em Desenvolvimento de Software Laboratório de Engenharia de Software (LES) da PUC-Rio Carlos Lucena
Alcides Calsavara JSP JavaServer Pages Alcides Calsavara
Rebeca Schroeder Linguagem Java Rebeca Schroeder
Introdução ao paradigma de programação: Orientado a Objetos
Alexandre Parra Site: Os Pilares da OO em Java Alexandre Parra Site:
Curso Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura de Software
Segurança em Aplicações 5. Melhores Práticas de Programação
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Linguagem de Programação JAVA
Especialização em Segurança da Informação Segurança em Aplicações 5. Melhores Práticas de Programação Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
JAVA: Conceitos Iniciais
Classes, Objetos e Encapsulamento
Concorrência em Java Threads em Java.
Linguagem de Programação C#
Aula prática 13 Orientação a Objetos – C++ Parte 1
JAVA Linguagem Ambiente de Desenvolvimento
Ferramentas para Orientação a Objetos Apresentação da Disciplina Prof. Wolley.
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
Linguagem de Programação JAVA
Paradigmas de Linguagens de Programação Linguagem Imperativa 1
Classes, Objetos, Atributos e Métodos JAVA
Concorrência e Java RMI
Conceitos de J2EE para a WEB
Cristiano Soares Rafael di Lego Roberto Nemirovsky Thiago Nascimento
XIV Jornada de Cursos .NET com C# Antônio Júnior Bruno Inojosa.
Professor: Márcio Amador
Orientação a Objetos Parte I
Programação Orientada à Objetos
Aula 1 - Fundamentos Java SE Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Gilmar Medeiros – Agosto/2009.
R. Episcopal, 1763 – São Carlos-SP (16) www.virgos.com.br VIRGOS TI Arquiteturas JAVA Trilhas para a preparação do profissional.
Paradigmas de Linguagens de Programação Aula 2
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 9 Professor: Eduardo Mantovani )
3/4/2015 Prof. Msc George Cabral Bacharelado em Sistema de Informação Ambientes de Desenvolvimento de Software.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Aula prática 14 Orientação a Objetos – C++ Parte 2
Laboratório de Programação Prof. Oscar Luiz Monteiro de Farias
MINI CURSO J2ME Vinícius Maran SEMINÁRIO REGIONAL DE INFORMÁTICA 2008.
+ Java Básico Aula 1 por Flávio Juvenal. + Histórico Green Project (1991) Desenvolver plataforma para eletrodomésticos inteligentes Tentaram usar C++
Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos
OOP - Java Artur Duque Rossi Mestrado em Modelagem Computacional Universidade Federal de Juiz de Fora 1.
Java Básico Instrutor: Davi Pires
Linguagens de Programação II
Introdução JAVA Faculdade Mauricio de Nassau
Construtores e Destrutores
Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas.
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Java Disciplina: Programação II Professora: Mai-Ly Vanessa.
JR: Flexible Distributed Programming in an Extended Java Elmário Gomes Dutra Jr. Gustavo Romano.
Linguagem técnica de programação I Java
Igor Steinmacher, MSc. Java!!!!
Programação em Java Prof. Edvan Chaves.
Introdução Sintaxe Básica da Linguagem JAVA
Ferramentas para desenvolvimento Java
Módulo II Capítulo 1: Orientação a Objetos
Acessando banco de dados com JAVA.  Linguagem independente de plataforma; ◦ “Write once, run anywhere” ◦ JVM  Java Virtual Machine  Mecanismo que permite.
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
Prof. Cristian Rodrigo Dalcico. Linguagem de Programação Java Aula 1.
SOCKET - É um canal de comunicação entre processos que estabelece uma conexão entre eles na forma de cliente-servidor. Por meio de sockets, os computadores.
Programação para Internet Aula 06 Linguagem Java (Orientação a Objetos – Atributos e Métodos)
Introdução à plataforma Java. 2 A tecnologia Java Java: linguagem de programação e plataforma de desenvolvimento Criada pela Sun Microsystems Apoiada.
Laboratório de Computação Aula 06 e 07 – Implementação de classes Prof. Fábio Dias
Capítulo 4 Estrutura do Sistema Operacional
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Transcrição da apresentação:

Alexandre Parra E-mail: parrasilva@gmail.com Site: www.udesc.br Linguagem Java Alexandre Parra E-mail: parrasilva@gmail.com Site: www.udesc.br

Roteiro Breve Histórico de Java Características da Linguagem Java Java Virtual Machine (JVM) Sintaxe da Linguagem Java

Histórico (1/2) Surgimento: 1990 - James Gosling – Sun Microsystems Concebida para o desenvolvimento de pequenos aplicativos e programas de aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos. C++ → OAK → Java

Histórico (2/2) Inicialmente conhecida como uma ferramenta para criar applets para a WWW. Applet: mini-aplicação que é executada dentro de uma página Web. Atualmente bastante utilizada para o desenvolvimento de aplicações para Internet, e outros...

Características – Java (1/4) Parecida com C, C++ Embora use um paradigma diferente do C, tem algumas características herdadas desta linguagem. Orientada a Objetos Implementa quase todas as características do paradigma orientada a objetos, exceto herança múltipla. Segurança Não há ponteiros (apresenta outras estruturas mais seguras); Coleta automática de lixo: O programador não precisa gerenciar diretamente a memória Mecanismos de tratamento de exceções.

Características – Java (2/4) Suporta execuções concorrentes/paralelas: Threads de execução Suporte a programação de sistemas distribuídos: Sockets; Remote Method Invocation (RMI); ...

Características – Java (3/4) É uma linguagem interpretada. Programas Java compilados chamam-se “byte-code” (.class). O “byte-code” será interpretado por uma máquina virtual (JVM) para então executar. O “byte-code” pode “rodar” em máquinas de plataformas diferentes (independente de plataforma).

Características – Java (4/4)

Java Virtual Machine (JVM) Somente dentro da JVM é que os códigos Java são efetivamente executados. Uma especificação da JVM é direcionada para uma determinada especificação de hardware. Então “byte-code” são instruções de código de máquina para a JVM. “Escrever uma vez, executar em qualquer parte, a qualquer tempo e para sempre”. Patrick Naughton

As versões do Java

A “Sopa de Letras” do Java (1/3) API (Application Programming Interface) São bibliotecas de classes, que podem ser reutilizadas no desenvolvimento de aplicativos Java. JSDK (ou JDK): Java Software Development Kit; Conjunto de ferramentas de desenvolvimento Java disponibilizado pela SUN; Compilador + depurador + API; Documentação.

A “Sopa de Letras” do Java (2/3) JRE (Java Runtime Environment) Bibliotecas; Máquina Virtual Java e demais componentes necessários para executar applets e aplicações escritas em Java.

A “Sopa de Letras” do Java (3/3) J2SE (Java 2 Standard Edition) Núcleo da Plataforma Java Contém o JDK e o JRE J2ME (Java 2 Micro Edition) É o Java para pequenos dispositivos J2EE (Java 2 Enterprise Edition) Ambiente para o desenvolvimento de aplicações corporativas, complexas e distribuídas fisicamente.

Sintaxe Java Classe em Java Interface Exemplos de Programas Simples Atributos Construtores Métodos Interface Exemplos de Programas Simples

Classe em Java Uma classe define o estado e comportamento de um objeto, implementando atributos e métodos. Classe representa um tipo de dado complexo. Objetos (instâncias) são a representação dinâmica das classes. Principais membros das classes: atributos, métodos e construtores.

Tipos de Classe São dois tipos de classes: Classes Concretas: permite a criação de objetos (instâncias) que representam indivíduos específicos da classe. Classes Abstratas: não permite a criação de objetos (instâncias). Normalmente, classes abstratas são utilizadas para a definição de interfaces ou de templates que serão utilizados (através da herança) por classes concretas.

Sintaxe de definição de Classe em Java Os membros só podem ocorrer dentro do bloco ‘class <NomeDaClasse> { ... }’, em qualquer ordem (1) zero ou mais declarações de atributos; (2) zero ou mais construtores; (3) zero ou mais definições de métodos.

Exemplo de Classe Concreta atributo construtor métodos

Exemplo de Classe Abstrata

Sintaxe de definição de atributos em Java Sintaxe básica [mod]* tipo identificador [= valor]; Chave [mod]*: zero ou mais modificadores (de acesso, de qualidade), separados por espaços: public, private, static, final, etc...; tipo: tipo de dados que a variável (ou constante) pode conter; identificador: nome da variável ou constante; [= valor]: valor inicial da variável ou constante.

Exemplo de atributos em Java

Construtores Construtores são procedimentos usados para construção de objetos Parecem métodos, mas não têm tipo de retorno. Têm nome idêntico ao nome da classe; Nem sempre aparecem explícitos em uma classe: podem ser omitidos (o sistema oferece uma implementação padrão).

Sintaxe de definição de construtores em Java Possui sempre o mesmo nome que a classe. Contém procedimentos entre chaves, como os métodos. São chamados apenas uma vez: na criação do objeto. Pode haver vários em uma mesma classe. São identificados pelo número e tipo de argumentos. Nunca declara-se tipo de retorno Sintaxe [mod]* nome_classe ( [tipo arg]* ) { ... }

Exemplo de construtores em Java

Sintaxe de definição de métodos em Java Sintaxe básica [mod]* tipo identificador ([tipo arg]*) { ... } Chave [mod]*: zero ou mais modificadores de acesso separados por espaços; tipo: tipo de dados retornado pelo método; identificador: nome do método; [arg]*: zero ou mais argumentos, com tipo declarado, separados por vírgula;

Exemplo de métodos em Java

Sintaxe de definição de Interface em Java Só podem ocorrer dentro do bloco “interface nomeDaInterface { ... }”: (1) zero ou mais métodos abstratos; (2) zero ou mais constantes;

Exemplos de Interface

Exemplo simples de Programa (1/2)

Exemplo simples de Programa (2/2)

Objeto em Java (1/3) O que é um objeto ? São conceitos que têm: identidade, estado e comportamento.

Objeto em Java (2/3) Em Java, objetos são armazenados na memória heap e manipulados através de referência (variável), guardada na pilha. Tem estado (atributos); Tem comportamento (métodos); Tem identidade (a referência).

Interface de Objetos Através da interface* é possível comunicar-se com objetos Não é preciso saber dos detalhes da implementação. O tipo (Classe) de um objeto determina sua interface O tipo determina quais mensagens podem ser enviadas aos objetos. * Interface aqui refere-se aos métodos de um objeto e não um conceito.

Exemplo de assinaturas de métodos

Onde obter o Java ? J2SE - http://java.sun.com/j2se/ J2EE - http://java.sun.com/j2ee/ J2ME - http://java.sun.com/j2me/

IDE (Integrated Development Environment) JCreator - http://www.jcreator.net NetBeans - http://www.netbeans.org/ Eclipse - http://www.eclipse.org

Leitura Ler os capítulos 4 e 5 do livro “Java como Programar” presente em http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/parra/

Exercícios Fazer os exercícios propostos no arquivo “exercicios_ling_java.doc” que se encontra em http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/parra/ no link “Materiais” da disciplina LPG-II.