Corrosão - revisão 2011/1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Marco Aurélio Martignoni
Advertisements

Corrosão e Proteção de superfícies metálicas
ELETROQUÍMICA Luiz Alberto P da Costa.
Modelos no Domínio do Tempo de Sistemas LTI Contínuos
DEFINIÇÃO DE CORROSÃO Processo inverso da Metalurgia Extrativa, em que o metal retorna ao seu estado original. Corrosão é a destruição ou deterioração.
12- CORROSÃO E DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS
12- CORROSÃO E DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS
Eletroquímica (II).
Entende-se por ELETROQUÍMICA o ramo da Química que estuda so fenômenos químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre.
Entende-se por ELETROQUÍMICA o ramo da Química que estuda so fenômenos químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre.
Administração para Engenharia
2 - Aspectos Termodinâmicos e Cinéticos de Corrosão
CAPITULO 4- INIBIDORES DE CORROSÃO
Físico – Química II Equilíbrio na Eletroquímica
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre PROCESSOS ELETROQUÍMICOS
Auditoria de Segurança da Informação
Introdução a tecnologia dos materiais
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
Matemática I Prof. Gerson Lachtermacher, Ph.D.
A ELETROQUÍMICA E O PROCESSO DE CELULOSE E PAPEL
1 Celulose.
O QUE SÃO MATERIAIS CERÂMICOS?.
ELETRÓLISE Prof. DENIS.
MÉTODOS DE COMB. A CORROSÃO
ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida
2° COL – SETOR B AULAS 8 e 9 PÁGINA 198
ELETROQUÍMICA PILHA ELETROQUÍMICA ELETRÓLISE
Princípios de Eletroquímica
Princípios de Eletroquímica
Introdução a Interações Moleculares
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
Salas de Matemática.
REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
ELETROQUIMICA A eletroquímica é a parte da Química que estuda não só os fenômenos envolvidos na produção de corrente elétrica a partir da transferência.
Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Departamento de Adestramento Divisão de Cursos Expeditos POTENCIAL DE ELETRODO.
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Professora Rafaela Ferreira dos Santos
Eletroquímica.
CORUJÃO 2013 QUÍMICA Prof. Willian.
Eletroquímica: PILHAS Eletrólise
COLÉGIO INTEGRAÇÃO/ ANGLO
Disciplina 5397 – Eletroquímica e Corrosão
Células de combustível
O que é corrosão Corrosão é a degradação espontânea, indesejada, de um material exposto a certo meio, por ação química (direta) ou eletroquímica (indireta).
Eletroquímica Definição: Células Galvânicas:
PROF. JOSÉ CARLOS QUÍMICA – 2º ANO
UNIFACS Materiais Metálicos
Revisão - Pilhas.
Diego Ribeiro Mira Uilly Clif Mota
PILHAS Prof. Marcos/Betinha.
Universidade Federal de Itajubá
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
Helvercio Viturino Eletrônica 1 - Manhã
Professor Otavio Marino S. Neto 2014
Corrosão Corrosão.
Abrange todos processo químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons, é chamado.
2ª SÉRIE.
Equilíbrio e Volumetria de
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
Método eletroquímico de controle
A RISTIDES C IPRIANO A ULA 04 ELETROQUÍMICA A vida manda e você por instinto tem que obedecer, já que o que você não aprende em casa ou na escola, a vida.
Corrosão Potencial fora do Equilíbrio Cinética
A célula de combustivel
Professora: Juliana Oliveira
Corrosão Galvânica Corrosão Eletrolítica
Química Geral Profa. Dra. Carla Dalmolin
A RISTIDES C IPRIANO A ULA 07 METAL SACRIFÍCIO Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. Roberto.
Transcrição da apresentação:

Corrosão - revisão 2011/1

Assuntos da prova I Eletroquímica Importância da corrosão Tipos de corrosão Células (ou pilhas) de corrosão Comportamento do zinco e platina em meio ácido Platina em meio ácido e base com fonte de corrente elétrica externa Polarização, passivação e diagramas de Pourboaux Velocidade de corrosão; efeito do pH, do O2, da umidade relativa, temperatura sobre a corrosão eletroquímica. Métodos de proteção contra a corrosão: Mudança do meio, revestimento com produtos de reação, revestimento metálicos, revestimentos orgânicos. Proteção temporária

Exercícios Quais são os principais métodos de revestimentos metálicos? Faça uma descrição sucinta de cada um deles. Os revestimentos metálicos obtidos eletroliticamente podem ser de ânodo solúvel (ativos) ou insolúvel (inérteis); escreva as equações anódicas e catódicas de cada um deles. O que é proteção temporária? Qual a proteção temporária que possibilita o transporte e armazenagem de peças completamente isenta de resíduos? Qual o princípio de proteção? O que diferencia a pintura orgânica a pó das pinturas com tinta líquida? Onde se aplica o processo de pintura por eletrofose? Quais são suas vantagens em relação as tintas líquidas com solventes orgânicos comuns.

Exercícios 6. Na perlita a duas fases distintas: ferri ta e cementita. Quando em presença de eletrólito há um processo de corrosão eletroquímica. Quem é cátodo e quem é ânodo? Quais são as respectivas reações anódicas e catódicas? Dois pedaços de metal, um de cobre e o outro de zinco , são imersos em água do mar e ligados entre si por um fio de cobre. Indicar a célula galvânica que se forma, escrevendo a reação da meia célula (a) para o ânodo e (b) para o cátodo; mostre também © a direção do fluxo de elétrons no fio e (d) a diresão da corrente no eletrólito. (e) Que metal deve ser usado no lugar do cobre para que o zinco mude de polaridade? Um prego zincado é cortado ao meio e imerso em um eletrólito. (a) Que pares deve ser considerados para determinar o ânodo?(b) Citar o ponto no qual começara a corrosão.

Exercícios Compare o tipo de proteção quando o aço é revestido pelos metais: (a) Cádmio, (b) zinco e (c) Estanho. Qual é a diferença fundamental entre cromagem e cromatização? Explique. Qual é a diferença fundamental no processo de aplicação de pinturas líquidas e em pó? Forneça 3 vantagens e 3 desvantagens da pintura eletrostática a pó. Descreva as vantagens de se utilizar a fosfatização antes da pintura.

Exercícios 14. Uma solução de acido clorídrico e submetida a uma corrente elétrica de 2 A durante 3 minutos tendo-se como catodo e anodo eletrodos inertes. a. Quais as reações no catodo e no anodo? b. Qual a quantidade de H2 liberada em litros? 15. Como se forma uma pilha de aeração diferencial em corrosão? Quais as reações anódicas e catódicas desta pilha? 16. Como e uma pilha de eletrodos diferentes? Quais seriam as reações catódicas e anódicas quando se liga dois canos de aço com uma conexão de cobre? Qual e anodo e catodo? 17. Como são classificadas as tintas com relação a um de seus constituinte?

Exercícios 18. Usando a tabela dos potenciais padrão de redução identifique quais dos metais abaixo são catódicos em relação ao aço: a. Cr c. Cd e. Ni g. Ag b. Zn d. Mg f. Au h. Sn 19. Qual é o mecanismo de proteção do revestimento catódico? E do revestimento anodico? 20. Com as palavras abaixo montem um fluxograma para pintura a pó de uma peça passou por um controle que usa uma solução aquosa; forno de cura da tinta, fosfatização, lavagem, estufa de secagem, aplicação eletrostática da tinta em pó.

Exercícios 21. O que galvanização a quente? Quais são os princípios de proteção contra a corrosão do revestimento de Zn? 22. Que são revestimentos anódicos? 23. Quais são os métodos que se baseiam em revestimentos protetores? 24. O que é fosfatização? Onde é sua maior aplicação? Explique o que é anodização? Quais são as reações na superfície da peça e no cátodo de Pb? Assinale a(s) sentença(s) correta(s). a. célula de corrosão de aeração diferencial é aquela cujo anodo é uma região de alta concentração de oxigênio; b. célula de corrosão de aeração diferencial é aquela cujo anodo é uma região de baixa concentração de oxigênio; c. célula de corrosão por concentração iônica diferencial é aquela cujo cátodo é a região de baixa concentração iônica; d. célula de corrosão por concentração iônica diferencial é aquela cujo cátodo é a região de alta concentração iônica; e. célula de corrosão por concentração iônica diferencial é aquela cujo anodo é a região de baixa concentração iônica;