Tópicos Especiais em Redes de Computadores 6º Semestre Aula 03 Prof

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Sistemas Distribuídos
Noções de Sistemas Operacionais
Virtualização André Bernardes RA: César Kallas RA:
Sistemas operacionais
Aula 21/09/2011 Courouris, Dollimore, cap 10
Sistemas Distribuídos:Definições e Caracteristicas
Sistemas Operacionais - 3
Sistemas Operacionais - 4
Sistemas Distribuídos
Disciplina: Serviços de Rede Apresentação da Disciplina Prof. M.Sc. João Paulo de Brito Gonçalves Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática.
Computação Distribuída
Introdução a Clusters Prof. Alberto Viegas
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Avaliação de Sistemas Operacionais
Rganização de Computadores Multiprocessadores Capítulo 9 – Patterson & Hennessy Organização de Computadores Multiprocessadores Capítulo 9 – Patterson &
Sistemas Prof. Carlos Padovani.
Uso de Cluster de Computadores no Ambiente Corporativo
Clusters.
Prefeitura de Santo André
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
YADFS Yet Another Distributed File System
Professora Vanessa Fonseca
Estratégias Cliente-Servidor para SIGWeb
Tópicos em redes e sistemas distribuídos B
Tópicos em redes e sistemas distribuídos
Sistemas Distribuídos
Arquitetura Cliente /Servidor
Cluster Beowulf.
MapReduce Conceitos e Aplicações
Soluções de TI seguras, integradas e continuadas H igh P erformance C omputing.
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Técnico em Informática
Sistemas Operacionais
(Aula complemento) – Parte 1
Sistemas Distribuídos
BD Distribuído Conceitos Iniciais.
Universidade de Mogi das Cruzes Tec
Augusto Martins e José Luís Zem Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Utilização de Cluster de Computadores.
Processos.
Sistemas Operacionais
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Aplicações de redes em sistemas de informação
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Sistemas Distribuidos
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Confiabilidade na Tecnologia.
Abr-17 Projetar Processos Projetar distribuição.
Tópicos Especiais em Redes de Computadores 6º Semestre Aula 04 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
Redes e Manutenção de Computadores
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Introdução aos Sistemas Operacionais
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Daniel Paulo Introdução A disponibilidade de um sistema é a probabilidade de que ele esteja funcionando num determinado momento.
Arquitetura de computadores
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód Prof. MSc. Ronnison Reges Vidal.
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 3 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC.
Modelos de Sistema Prof. Dr. Norian Marranghello Grupo 6 Fábio Hitoshi Ide Gilson Watanabe.
Rafael C. Marques Orientador – Eduardo Monks TCC 09/10/13 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS.
Cluster. Introdução Cluster pode ser definido como um sistema onde dois ou mais computadores trabalham de maneira conjunta para realizar processamento.
Sistemas Operacionais Distribuídos e/ou de Redes Engenharia da Computação – UCPEL Ritiele Moreira Aldeburg.
II Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação Clusters de Alta Disponibilidade em Linux Frederico Madeira LPIC-1, LPIC-2, CCNA
Solução de Backup com Armazenamento Redundante Pablo Lopes Mesquita Trabalho de Conclusão de Curso SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário de Andamento Eliane Linhares Mota SERVIÇO NACIONAL.
LIGBR - Linux e S/390. ● Primeiro provedor de acesso gratuito ● Acesso em 3 capitais ● Caso de sucesso em xSeries e pSeries ● Projeção inicial para
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS/RS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Cluster para balanceamento de carga do moodle Vinicius Fabião.
Cluster Claudio Cavalcante. Cluster Nome dado a um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito.
Transcrição da apresentação:

Tópicos Especiais em Redes de Computadores 6º Semestre Aula 03 Prof Tópicos Especiais em Redes de Computadores 6º Semestre Aula 03 Prof. Carlos Vinícius cvra@skynetonline.net SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

Cluster Um cluster é um conjunto de computadores independentes conectados por rede que formam um sistema único através do uso de software. Cluster pode ser definido como um sistema onde dois ou mais computadores trabalham de maneira conjunta para realizar processamento pesado. Os computadores dividem as tarefas de processamento e trabalham como se fossem um único computador.

Cluster Um cluster, ou aglomerado de computadores, é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído. Muitas vezes é construído a partir de computadores convencionais (personal computers), os quais são ligados em rede e comunicam-se através do sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte.

Cluster Há diversos tipos de cluster. Um tipo famoso é o cluster da classe Beowulf, constituído por diversos nós escravos gerenciados por um só computador.

Cluster CLUSTER BEOWULF: Cluster Beowulf é o nome de um projeto para aglomerados de computadores (ou Clusters a computação paralela,usando computadores pessoais, não especializados e portanto mais baratos. O projeto foi criado por Donald Becker da NASA, e hoje são usados em todo mundo, principalmente para processamento de dados com finalidade científica, uma area em que são muito utilizados é na renderizacão de filmes.

Cluster Tipos de Cluster Alta Disponibilidade (High Availability (HA) and Failover) Estes modelos de clusters são construídos para prover uma disponibilidade de serviços e recursos de forma ininterruptas através do uso da redundância implícitas ao sistema. A idéia geral é que se um nó do cluster vier a falhar (failover), aplicações ou serviços possam estar disponíveis em outro nó. Utilizados para base de dados de missões críticas, correio, servidores de arquivos e aplicações.

Cluster Tipos de Cluster Balanceamento de carga (Load Balancing) Este modelo distribui o tráfego entrante ou requisições de recursos provenientes dos nodos que executam os mesmos programas entre as máquinas que compõem o cluster. Todos os nodos estão responsáveis em controlar os pedidos. Se um nó falhar, as requisições são redistribuídas entre os nós disponíveis no momento. Este tipo de solução é normalmente utilizado em fazendas de servidores de web (web farms). Exemplo: MOSIX (Multicomputer Operating System for UnIX).

Cluster Tipos de Cluster Combinação HA & Load Balancing Combina as características dos dois tipos de cluster, aumentando assim a disponibilidade e escalabilidade de serviços e recursos. Este tipo de configuração de cluster é bastante utilizado em servidores de web, mail, news ou ftp.

Cluster Tipos de Cluster Alto Desempenho e Aplicações Este modelo de cluster aumenta a disponibilidade e performance para as aplicações, particularmente as grandes tarefas computacionais. Uma grande tarefa computacional pode ser dividida em pequenas tarefas que são distribuídas ao redor das estações (nodos), como se fosse um supercomputador massivamente paralelo. Estes clusters são usados para computação cientifica ou análises financeiras, tarefas típicas para exigênciade alto poder de processamento.

Cluster Por que utilizar cluster? Quanto mais computadores na rede mais rápido fica sua estrutura; Maior agilidade no processamento; Componentes de fácil disponibilidade; Fácil manutenção - A manutenção geralmente fica por conta do grupo de usuários, que ganha com experiência e economia de recursos; Independência de fornecedores de hardware; Custos muito baixos;

Cluster Por que utilizar cluster? Se um computador do sistema parar não precisa esperar seu conserto para recomeçar seu trabalho; Disponibilidade de sistema operacional e ferramentas de apoio gratuitas; Uma configuração inicial pode ser facilmente atualizada, sem desperdício do investimento.

Cluster Por que utilizar cluster? As tecnologias de Clustering possibilitam a solução de diversos problemas que envolvem grande volume de processamento. As aplicações que um cluster pode ter são diversas, indo desde a simples melhora no desempenho de um determinado sistema ou a hospedagem de um site, até o processo de pesquisas científicas complexas;

Cluster Por que utilizar cluster? O que realmente chama a atenção, é que todo o processamento pode ser feito de maneira que pareça ser um único computador dotado de alta capacidade. Assim, é possível que determinadas aplicações sejam implementadas em cluster, mas sem interferir no funcionamento de outras aplicações que estejam relacionadas; Alguns benefícios do Clustering: Processamento eficiente, custo baixo,ampla gama de aplicações...

Cluster Visão geral