O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Vidrarias, materiais e equipamentos de Laboratório
ALGUMAS PROPRIEDADES QUÍMICAS
Ciências/2012- Colégio Marista Alessandra Dias Costa e Silva
Como pode efectuar-se a extracção do DNA de uma célula?
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Fundamentação Teórica
PROJETO DE PESQUISA DETERMINAÇÃO DO FÁRMACO CAPTOPRIL EM AMOSTRAS COMERCIAIS POR TITULAÇÃO CONDUTOMÉTRICA Autor (a): Karen Cristine Bergamo Nabarro Professor.
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Estudo de Caso Robert K. Yin.
Metodologia Científica
APARELHOS DE LABORATÓRIO
Estas misturas podem ser HOMOGÊNEAS ou HETEROGÊNEAS
Realizado por: Alexandra Cruz nº1 7ºG Bruno Durão nº6 7ºG
Ciências Físico-Químicas
Química: uma ciência experimental
Trabalho : Plano de Aula Matéria: Química Nome do Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: Colegiais.
Metodologia de Pesquisa
A aula já vai começar....
Práticas Investigativas
Laboratório de Química A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
MANUAL DO LABORATÓRIO Elaboração: Profº Pedro Lucas.
MATERIAIS BÁSICOS DE LABORATÓRIO: APARELHAGENS E APLICAÇÕES
Laboratório 7ºG Agrupamento de escolas de porto de mós Elaborado por:
Aulas Práticas Química Inorgânica/ Química Geral
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
MATERIAIS DE LABORATÓRIO
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Trabalho de conclusão de curso
Aparelhos de laboratório
MATERIAIS BÁSICOS DE LABORATÓRIO: APARELHAGENS E APLICAÇÕES
Escola Secundária de Porto de Mós
Processos de Separação de Misturas Professor Claudio Reinke
Aula de vidrarias básicas
SÍNTESE DO SULFATO DE TETRAMINOCOBRE II
Separação de Misturas Prof. Danilo Borges 25/03/2015.
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Uma proposta de pesquisa, produção e distribuição na internet.
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms. Joseli Monteiro Tozetto -
PROJETO DE PESQUISA.
Instrumentos de Levantamento de Informação
PROJETO DE PESQUISA.
MATERIAIS DE LABORATÓRIO
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
TEMA E PROBLEMA.
Prática de laboratório em VIDRARIAS e SUBSTÂNICIAS
Relatório aula prática
HIGIENE E SEGURANÇA VIDRARIAS PROF. RODRIGO FREITAS.
VIDRARIAS e EQUIPAMENTOS de LABORATÓRIO Prof. Jair Alberto Nogueira
À DESCOBERTA DO LABORATÓRIO
EXPRESSANDO A CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS
Charles Thibes | EEB José Mathias Zimmermann | Agosto
TÍTULO DO TRABALHO SOBRENOME, Nome do autor1; SOBRENOME, Nome do autor 2; SOBRENOME, Nome do autor 3 ;SOBRENOME, Nome do autor 4 1Titulação, Instituição,
Ciências Farmacêuticas
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Metodologia da Pesquisa
Estrutura do projeto de monografia
PROFESSORA RITA A. ANDRADE
ANÁLISE IMEDIATA.
E OUTROS EQUIPAMENTOS DO LABORATÓRIO
Prof ª. Me. Dayana do Nascimento Ferreira
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Material de laboratório
Transcrição da apresentação:

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Sl 23:1 Como se faz ciência? Fazer Ciência qualquer um pode fazer. Não é só para gênio. É usado instrumentos científicos em um laboratório. Também é possível fazer pesquisa de campo.

Laboratório Curiosidades Planejamentos adequado Presença do professor O mesmo trabalho pode ser: Fascinante Mal realizado Acabar em desastre

B. Alguns instrumentos uados em laboratório Microscópio: Antes de Cristo, já se sabia que um pedaço de vidro podia aumentar o tamanho dos objetos. Itália: usada para corrigir a visão ao uso dos óculos. Robert Hooke: em 1665, utilizava um microscópio simples com 2 lentes para observar: - “ finas fatias” de cortiças e outras partes de plantas.

Hoje o microscópio óptico aumenta mais de 270 vezes a imagem

Instrumentos usados no laboratório Tripé de ferro Função: sustentação Suporte de ferro Função: prender tubos de ensaio

Pinça de madeira Função: prender tubos de ensaio Baqueta Função: agir soluções

Tubos de ensaio Função: efetuar reações Erlenmeyer Função: agir soluções

Béquer Função: Dissolver, efetuar e aquecer reações Balão de fundo chato ou redondo Função: aquecer e fazer reações

Proveta Função: medir volume Pipeta Função: medir sem muita precisão

Balão volumétrico Função: medir volume Funil comum Função: filtrar soluções ou transferir líquidos

Cápsula Função: dissolver sólidos Vidro de relógio Função: pesagem, transporte, proteção, etc.

cadinho Função: decompor substâncias Almofariz e pistilo Função: triturar sólidos

C. Como divulgar seus conhecimentos Para um bom trabalho , seguir um roteiro: Orientação do professor: Como proceder à investigação? Questões de pesquisa. Defina o tema do trabalho Formule questões 2. Delimitação Selecione a parte a ser estudada Divida o assunto em partes Evite englobar outros assuntos

II) Material necessário para a investigação Levantamento bibliográfico Livros Revistas Internet 2. O uso dos documentos bibliográficos Coletar informações gerais 3. Coleta, análise e interpretação dos dados: processos e de leitura Coleta: - Fazer anotações de sua leitura

Análise Divida o trabalho em tópico Escolha ilustrações, figuras. Interpretação dos dados Informação devem ser claras e objetivas Discuta e busque entendimento Tente explicar em casa para algum familiar

4. Os apontamentos Passe para o papel III) Roteiro de trabalho científico Capa 2) Introdução 3) Desenvolvimento 4) Considerações finais 5) Referências bibliográficas

IV) Domínio de conteúdo Conhecer o assunto Delimitação Não falar o que não sabe Na apresentação = use