O que você deve saber sobre

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Transcrição da apresentação:

O que você deve saber sobre PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS As orações subordinadas adjetivas desempenham o papel de adjunto adnominal da oração principal. Sua função é caracterizar o antecedente, atribuindo-lhe uma característica genérica ou restritiva. As orações subordinadas adverbiais desempenham o papel de adjunto adverbial da oração principal. Sua função é estabelecer uma relação de circunstância com a oração principal.

I. Classificação das orações subordinadas adjetivas Explicativas Os funcionários, que não fizeram os exames, devem comparecer ao ambulatório. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

I. Classificação das orações subordinadas adjetivas Restritivas Os funcionários que não fizeram os exames devem comparecer ao ambulatório. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

Orações reduzidas Infinitivo Na piscina, havia um rapaz a nadar muito bem. (que nadava) Gerúndio Na piscina, havia um rapaz nadando muito bem. (que nadava) Particípio Esses são os livros selecionados para o exame. (que foram selecionados) PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

II. As orações subordinadas adjetivas e os conectivos Pronomes relativos variáveis: o qual, quanto e cujo O prédio cujas janelas pintei está pronto. O prédio cujo portão pintei está pronto. Essa é a cidade na qual morei. Esse é o município no qual nasci. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

II. As orações subordinadas adjetivas e os conectivos Pronomes relativos invariáveis: que, quem, quando, como e onde Essa é a cidade onde morei. Esse é o município onde morei. Os rapazes que perderam os empregos andam bastante chateados. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

II. As orações subordinadas adjetivas e os conectivos Os pronomes relativos e as preposições Essa é a cidade em que moro. Essa é a cidade a que me refiro. Essa é a cidade de que gosto. Essa é uma cidade em cuja prefeitura confio. Esse é o prefeito no qual confio. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

II. As orações subordinadas adjetivas e os conectivos A crase antes do pronome relativo Essa é a cidade a que me refiro. (Não há crase, pois não há o encontro da preposição “a” com o artigo “a”.) Essa é a cidade à qual me refiro. (Há crase, pois há o encontro da preposição “a” com o artigo “a”.) Professor: explique aos alunos que ocorre crase antes do pronome relativo quando o artigo de “a qual” se junta à preposição exigida pelo verbo que segue o pronome (como o verbo referir do 2o exemplo). PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

II. As orações subordinadas adjetivas e os conectivos Função sintática do pronome relativo Sujeito O aluno que está doente faltou. Objeto direto Onde está o caderno que emprestei a você. Objeto indireto Esse é o livro de que falei. Predicativo Esse é o louco que sou. Complemento nominal Os quadros a que tive acesso são muitos caros. Professor: explique aos alunos que o pronome relativo assume a função sintática que o termo retomado assumiria na oração subordinada. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

II. As orações subordinadas adjetivas e os conectivos Função sintática do pronome relativo Adjunto adnominal O livro de cujas matérias gosto é esse. Adjunto adverbial Aquela é a rua onde moro. Agente da passiva A professora por quem fomos educados aposentou-se. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

III. Classificação das orações subordinadas adverbiais Causais Como estive doente, faltei. Faltei, uma vez que estava doente. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

III. Classificação das orações subordinadas adverbiais Consecutivas Ele correu tanto que ficou completamente exausto. Ela é tão linda que incomoda as outras mulheres. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

III. Classificação das orações subordinadas adverbiais Comparativas Nossa escola é tão forte como aquela outra. Você vai mais sorrir do que chorar. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

III. Classificação das orações subordinadas adverbiais Condicionais Iremos ao clube desde que faça sol. Torcerei pelo seu time caso o meu não se classifique. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

III. Classificação das orações subordinadas adverbiais Conformativas Fizemos o trabalho conforme o professor solicitou. Como já era previsto, entregamos o trabalho atrasados. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

III. Classificação das orações subordinadas adverbiais Concessivas Ainda que chova, iremos ao clube. Entregamos o trabalho, embora não estivéssemos no prazo. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

III. Classificação das orações subordinadas adverbiais Proporcionais À medida que o tempo passa, ficamos mais experientes. A minha preocupação aumentava ao passo que os exames se aproximavam. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

III. Classificação das orações subordinadas adverbiais Finais Ronaldo emagreceu para que pudesse jogar o campeonato sem lesões. O técnico escalou Ronaldo a fim de que vencesse o jogo. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

III. Classificação das orações subordinadas adverbiais Temporais A chuva tornou-se mais forte assim que chegamos ao litoral. Quando todos estavam tensos, procurei acalmá-los. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

Orações reduzidas Infinitivo Ao sair, feche a porta. (quando sair) Gerúndio Saindo, feche a porta. (quando sair ou se sair) Particípio Combinadas as tarefas, todos teremos de fazê-las. (quando combinarmos) PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

IV. A diversidade de orações adverbiais reduzidas Tenho certeza de que todos podem mudar a própria vida apenas tomando as medidas certas. (reduzida de gerúndio) Tenho certeza de que todos podem mudar a própria vida apenas porque tomam as medidas certas. (causal) Tenho certeza de que todos podem mudar a própria vida apenas quando tomarem as medidas certas. (temporal) Tenho certeza de que todos podem mudar a própria vida apenas se tomarem as medidas certas. (condicional) PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

2 (Fuvest-SP) Reescreva o texto abaixo, reunindo em um só, composto por subordinação, os três períodos que o compõem, mantendo as relações lógicas existentes entre eles e fazendo as adaptações necessárias. Uma forte massa de ar polar veio junto com a frente fria e causou acentuada queda da temperatura. As lavouras de trigo da região Sul foram danificadas. Isso, associado ao longo período com registro de pouca chuva, deve reduzir o potencial produtivo da cultura. O Estado de S.Paulo, São Paulo, Suplemento Agrícola, 4 ago. 1993. (Adaptado.) EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Uma forte massa de ar polar, que veio junto com a frente fria e causou acentuada queda da temperatura, danificando as lavouras de trigo da região Sul, associada ao longo período com registro de pouca chuva, deve reduzir o potencial produtivo da cultura. Professor: mostre aos alunos que a intercalação das orações adjetivas e adverbiais no texto deve representar a hierarquia adequada das ideias. Seria interessante ler algumas propostas de construção na lousa e analisar com a classe a articulação hierárquica das orações em um texto. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS — NO VESTIBULAR

3 (UFRN) Articule, coerentemente, as três orações listadas abaixo em um só período. – O professor não é a árvore da sabedoria. (oração principal) – O professor possui grandes conhecimentos. (oração subordinada) – O professor também aprende com seus alunos. (oração subordinada) Para isso, considere as seguintes orientações: • a oração principal e as subordinadas já estão previamente definidas, não podendo haver permuta entre elas; • a ordem em que as orações surgirão no período é livre; • as orações subordinadas, NECESSARIAMENTE, deverão assumir uma forma desenvolvida (não reduzida). Lembre-se de que, ao articular as orações, pode ser necessário fazer certos ajustes no que se refere à flexão verbal e à coesão. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: O professor, embora possua grandes conhecimentos, não é a árvore da sabedoria, já que também aprende com os alunos. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS — NO VESTIBULAR

Ele apenas inverteu as orações, mantendo a relação lógica entre elas. 4 (Unicamp-SP) O autor do texto a seguir conhece um tipo de raciocínio cuja estrutura lembra propriedades de um círculo e tenta reproduzi-lo. No entanto, não é bem-sucedido. (...) Gera-se, assim, o círculo vicioso do pessimismo. As coisas não andam porque ninguém confia no governo. E porque ninguém confia no governo as coisas não andam. DIMENSTEIN, Gilberto. Folha de S.Paulo, 22 nov. 1990. a) Reescreva o trecho de maneira que ele passe a ter estruturas de um verdadeiro círculo vicioso. b) Comparando o que você fez e o que fez o autor, explique em que ele se equivocou. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: As coisas não andam porque ninguém confia no governo. E ninguém confia no governo porque as coisas não andam. RESPOSTA: Ele apenas inverteu as orações, mantendo a relação lógica entre elas. Professor: discuta as noções de causa e consequência no texto. Faça a distinção entre orações adverbiais causais e consecutivas. Compare essa estrutura com a oração coordenada explicativa. Mostre a diferença entre coordenadas e subordinadas. Solicite aos alunos que comparem os exercícios 4 e 7. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS — NO VESTIBULAR

6 (Uerj) Leia o poema a seguir para responder à questão. O silêncio expectante e a voz inesperada Na penumbra da sala do laboratório, uniforme e absolutamente fechada, Isolada do som e da luz, isolada do tempo e do espaço, Procedia-se à investigação memorável. Procurava-se descobrir o espaço completo e geral Onde se pudesse definir a pulsação originária; Pulsação que seria a substância de todas as vibrações, Desde as que iluminam as estrelas Cefeides Até as que comovem o coração humano, As que marcam, domesticamente, o tempo civil nos relógios E as que passam ondulando nas cordas dos violoncelos; Pulsação que fosse o sangue de futuros nascimentos e de novas cosmogonias*. Dela viria a angústia da matéria dispersa em meio às nebulosas E que ainda não pôde se converter em estrelas, Viria a angústia das almas inascidas que, com o frio, e o medo de não nascer, Se abrigam no ventre das mulheres. Naquele ambiente inerte e indeterminado Reinava um silêncio liso e sinistro: Um silêncio que fora a consequência de rumores especiais e preciosos, Um silêncio-fronteira de ruídos apagados em macios de paina e de veludo. Temia-se, porém, a inversão do tempo ou o pânico da luz, Temia-se, sim, temia-se alcançar a essência do milagre... Foi então que uma onda ligeira, perdida e vagabunda, Uma onda que rondava, que rondava na sombra do jardim, Entrou sorrateira, inesperadamente, Por uma fresta imperceptível no rádio: Era uma voz de mulher cantando nas Antilhas. CARDOZO, Joaquim. Poesias completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. * Cosmogonia: ciência que trata da origem e evolução do Universo. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS — NO VESTIBULAR

“E as que passam ondulando nas cordas dos violoncelos;” (verso 10) 6 Reescreva estes versos substituindo o primeiro gerúndio por um adjetivo e o segundo por uma oração adjetiva, utilizando formas cognatas nas duas substituições. “E as que passam ondulando nas cordas dos violoncelos;” (verso 10) “Era uma voz de mulher cantando nas Antilhas.” (verso 26) EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Respostas possíveis: E as que passam ondulantes nas cordas dos violoncelos; / E as que passam ondeantes nas cordas dos violoncelos; Era uma voz de mulher que cantava nas Antilhas. / Era uma voz de mulher a cantar nas Antilhas. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS — NO VESTIBULAR

Não se sabe se ele continua porta-voz porque sabe 7 (Unicamp-SP) No vestibular Unicamp-1991, havia uma questão baseada em um engano do jornalista Gilberto Dimenstein, da Folha de S.Paulo, que, ao tentar explicitar um “círculo vicioso”, confundia-se. Em sua coluna do dia 19/6/91, ele voltou a cometer exatamente o mesmo equívoco. Dúvida procedente: até que ponto Collor também é “República de Alagoas”? Ou é seu refém? Não é sem motivo que apelidaram o porta-voz Cláudio Humberto Rosa e Silva de “biscoito Tostines”. Não se sabe se ele continua porta-voz porque sabe demais. Ou se porque sabe demais é porta-voz. Compare o texto da publicidade do biscoito (“Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?”) com o de Gilberto Dimenstein e responda. a) Qual o trecho que, segundo o jornalista, justifica o apelido de Cláudio Humberto? b) Como deveria ter sido escrito esse trecho, para que o apelido de Cláudio Humberto fizesse sentido? EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: “Não se sabe se ele continua porta-voz porque sabe demais. Ou se porque sabe demais é porta-voz.” RESPOSTA: Não se sabe se ele continua porta-voz porque sabe demais. Ou se sabe demais porque é porta-voz. Professor: discuta as noções de causa e consequência no texto. Faça a distinção entre orações adverbiais causais e consecutivas. Compare essa estrutura com a oração coordenada explicativa. Mostre a diferença entre coordenadas e subordinadas. Solicite aos alunos que comparem os exercícios 4 e 7. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS — NO VESTIBULAR

Vende mais porque é fresquinho ou porque é fresquinho vende mais? 7 c) Se Gilberto Dimenstein fosse coerente com sua maneira de construir círculos viciosos, como escreveria a propaganda do biscoito Tostines? EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Vende mais porque é fresquinho ou porque é fresquinho vende mais? PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS — NO VESTIBULAR

a) O que L. A. N. pretendeu dizer com a oração entre parênteses? 8 (Unicamp-SP) Leia a frase a seguir. “(...) vejo na televisão e no rádio que o ‘cujo’ bateu asas e voou. Virou ave migratória.” O comentário acima, do escritor Otto Lara Rezende (Folha Ilustrada de 8/11/92), refere-se ao fato de que o uso do pronome relativo “cujo” é cada vez menos frequente. Isso faz com que os falantes, ao tentarem utilizar esse pronome na escrita, construam sequências sintáticas que levam a interpretações estranhas. Veja o exemplo a seguir. O povo não só quer o impeachment desse aventureiro chamado Collor, como o confisco dos bens nada honestos do sr. Paulo Cesar Farias e companhia. E que a esse PFL e ao Brizola (cuja ficha de filiação ao PDT já rasguei) reste a vingança do povo... L. A. N. Folha de S.Paulo, Painel do Leitor, 30 jul. 1992. a) O que L. A. N. pretendeu dizer com a oração entre parênteses? b) O que ele disse literalmente? c) Que tipo de conhecimento deve ter o leitor para entender o que L. A. N. quis dizer? EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Quis dizer que tinha rasgado sua ficha de filiação ao PDT. RESPOSTA: Ele disse que rasgou a ficha de filiação de Brizola. RESPOSTA: O leitor precisa ter conhecimento do contexto político. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS — NO VESTIBULAR

9 (Unicamp-SP) A organização sintática dada a certos trechos exige do leitor um esforço desnecessário de interpretação. A seguir você tem um exemplo disso. Ao chegar ao ancoradouro, recebeu Alzira Alves Filha um colar indígena feito de escamas de pirarucu e frutos do mar, que estava acompanhada de um grupo de adeptos do Movimento Evangélico Unido. Folha de S.Paulo, 12 fev. 1992. a) Reescreva o trecho, apenas alterando a ordem, de forma a tornar a leitura mais simples. b) Com base na solução que você propôs, explique por que, do ponto de vista da estrutura sintática do português, o trecho acima oferece dificuldade desnecessária para a compreensão. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Ao chegar ao ancoradouro, Alzira Alves Filha, que estava acompanhada de um grupo de adeptos do Movimento Evangélico Unido, recebeu um colar indígena feito de escamas de pirarucu e frutos do mar. RESPOSTA: Porque o pronome relativo “que” encontra-se muito distante do termo a que se refere. Professor: mostre aos alunos por que o pronome relativo mal empregado provoca ambiguidade nos textos. Reveja o conceito de relativo. Solicite aos alunos que substituam o pronome relativo “que” por “qual”. Mostre a eles que, às vezes, a ambiguidade pode ser solucionada sem que haja tantas alterações no período. Relembre noções de pontuação. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS — NO VESTIBULAR

11 (FGV-SP) Considere o emprego de “onde” no trecho. Com a migração dos investimentos surgem novos desafios, onde o tempo de retorno do capital investido tem que ser o menor possível. a) Seu emprego mostra-se adequado no contexto? Justifique sua resposta. b) Reescreva o trecho, empregando outra forma que possa substituir adequadamente a palavra “onde”, nesse contexto. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Não. No contexto, a palavra “onde” está empregada com o sentido de uma conjunção conclusiva (assim, portanto). Ligando orações, “onde” é pronome relativo e introduz oração adjetiva; o sentido desse relativo é lugar em que, sendo, pois, compatível com antecedentes que tenham esse sentido. RESPOSTA: Com a migração dos investimentos surgem novos desafios, assim / dessa forma / portanto / logo / e / o tempo de retorno do capital investido tem que ser o menor possível. Professor: discuta o valor semântico dos conectivos e seu papel na articulação coesiva de um texto. Analise a noção de variantes linguísticas e o emprego do relativo “onde”. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS — NO VESTIBULAR