Ciências: Entendendo a Natureza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré-história em Quadrinhos
Advertisements

ÓRGÃOS DOS SENTIDOS II.
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão. Pr 17:17
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Aprende com a água e descobre o poder que há em ti!!!
Não tenho pernas nem asas, mas corro, caio e voo
Radioatividade A radioatividade ou radiatividade (no Brasil; em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias.
AULA 01 – ASPECTOS GERAIS DA ATMOSFERA
Visão.
A VIDA NA TERRA Só foi possível graças a algumas condições que ela apresenta: Água Ar Solo Temperatura Pressão etc.
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
O mundo em nossas mãos 6ºA.
E. E. Ernesto Solon Borges
Os animais.
O Som Trabalho realizado por: Daniela Silvério-Nº7 Filipa Correia-Nº8
Nomes:Mateus,Marco,Rafael,Mayke,krystian
Olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
Uma aula de introdução à História
Trabalho elaborado por: Cláudia Santos nº6 Raquel Castro nº15
AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Amanhecer... de um novo dia... de um novo mundo...
As células e os nutrientes
MÓDULO 1 – FÍSICA , PARA QUE SERVE ISSO?
OS CINCO SENTIDOS.
Encare as perguntas e mostre o que você sabe sobre os sentidos.
RECURSOS NATURAIS NÃO RENOVÁVEIS.
AS ONDAS PROFESSOR HUMBERTO.
Use o mouse para mudar de slide.
JOÃO E OS 5 SENTIDOS Uma história de Maria Jesus Sousa (Juca)
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
Aceitação! Esse é o segredo!
A descoberta dos Animais
Aceitação! Esse é o segredo!
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
Em busca de matéria e energia
Características dos Seres Vivos
O estuo do universo Jornada nas estrelas.
O seu corpo Os orgãos dos sentidos.
Teste os seus conhecimentos sobre os gatos.
O Que é vida? EE Nossa Sra da Penha
FÍSICA - 1º Bimestre 2011.
Acústica – Ondas Sonoras
RADIOTERAPIA Como funciona?.
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Produção e transmissão de som
ÁGUA Alunos(as):.
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
Consciência do corpo: Eu e os meus 5 sentidos
Comportamento e Natureza da Luz
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA.
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
Conceitos Fundamentais.
DIA MUNDIAL da CIÊNCIA  O mundo que te rodeia está cheio de coisas curiosas. O cientista é uma pessoa que estuda muito, investiga e descobre coisas novas.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
Informática (IMAD): Introdução, apresentação da disciplina, conteúdo programático e métodos de avaliação. QUESTÕES DE PROVAS; QUESTÕES DE PROVAS; CONTEÚDO.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
Química Medicinal Gabriella Olinda Nº07. 2 Sumário Introdução Importância
OS SENTIDOS PALADAR.
Transcrição da apresentação:

Ciências: Entendendo a Natureza

OBSERVAÇÕES A Ciência procura entender o ambiente em que vivemos. Para isso fazemos OBSERVAÇÕES.

Olhe ao seu redor e descreva cinco “observações” Olhe ao seu redor e descreva cinco “observações”. (ex: A professora tem cabelo curto). Nos próximos slides, algumas “observações” foram fotografadas.

FIGURA 1

FIGURA 2

FIGURA 3 Rãs com 6 patas

Os cientista também gostam de diferenciar FATOS de EXPLICAÇÕES.

É “FATO” que : se eu soltar uma pedra, ela cai no chão. Se eu colocar água no freezer ela vai congelar. O Sol sempre nasce ao Leste.

Agora, POR QUÊ a pedra cai ou a água congela é procurar uma “EXPLICAÇÃO”. 2.Volte àquelas fotos bizarras e escreva algumas EXPLICAÇÕES para aqueles FATOS.

No caso dos sapos, várias HIPÓTESES foram levantadas para explicar essas anomalias: Poluição por inseticidas Radiações Mutações Genéticas Mas até agora, nenhuma delas foi comprovada.

E no caso das florestas e estátuas, será que a sua explicação é igual à dos cientistas ? Isso mesmo. Chuva Ácida! Indústrias que durante décadas lançaram substâncias ácidas na atmosfera contribuíram para a formação de nuvens que se deslocaram centenas de quilômetros e precipitaram ( choveram) em regiões distantes, causando danos irreparáveis.

As estátuas de mármore ( carbonato de cálcio) reagem quimicamente com o ácido das chuvas, ficando corroídas...

Bom, como vocês perceberam nós estamos VENDO todas essas coisas. É através das observações que interagimos com tudo que nos rodeia ( Natureza, Meio-Ambiente, Universo ...). 3. E o que usamos para OBSERVAR As formas, as cores? Os sons? A temperatura do ar e a textura dos tecidos? O sabor dos alimentos? Os cheiros ao nosso redor?

Nossas observações dependem dos nossos sentidos. Você conseguiria explicar para um cego o que são as cores ou para um surdo a diferença entre grave e agudo? Os órgãos dos sentidos são os nossos instrumentos de observação. Com eles observamos, analisamos e modificamos a Natureza para melhorar nossas vidas. 4. Para relembrar, associe cada sentido com o órgão do nosso corpo usado para fazer a observação.

Os SENTIDOS E SEUS ÓRGÃOS

Graças à sua inteligência o homem é capaz de criar instrumentos para captar aquilo que não pode observar diretamente. 5. Que instrumentos foram criados para observar objetos distantes? coisas muito pequenas? A energia vinda das estrelas? 6. Que instrumentos foram criados para captar informações sonoras?

Agora, uma série de imagens mostrará para vocês aquilo que praticamente não podemos ver sem auxílio dos instrumentos criados pelo homem.

Nebulosa

Alguns fitoplânctons

Água -viva

Marte

Superfície de Marte

Há séculos o homem investiga e cria aquilo que pode ajudar a melhorar sua vida . 7.Você sabe quando foi inventado o telescópio? http://minerva.ufpel.edu.br/~histfis/telescop.htm

Telescópio de Galileu Jeep que fotografou Marte Telescópio de Calar Alto ( Espanha)

Com sua inteligência o homem desenvolveu instrumentos para perceber coisas que nem podemos ver !!!

Este é o Radio-observatório de Itapetinga, em Atibaia,SP. O radiotelescópio serve para captar energia eletromagnética (ondas de rádio) que não podemos ver. Estas radiações, emitidas pelas estrelas fornecem-nos informações sobre os elementos químicos nelas existentes .

Radiotelescópio de Itapetinga, Atibaia, SP

Abelhas são capazes de enxergar cores que não vemos e muitos animais, como os morcegos, percebem sons que não ouvimos. Isso depende das adaptações que seus órgãos dos sentidos sofreram. Às vezes nossos órgãos ou nossos receptores nervosos podem estar danificados e não percebemos as informações completamente. É o caso de uma pessoa surda ou cega. Uma curiosidade sobre a forma de perceber as cores é o “daltonismo”. Devido a um problema em células que formam a retina ( cones), uma pessoa pode não perceber algumas cores.

Há três tipos de células-cone na retina Há três tipos de células-cone na retina. Cada tipo percebe uma das três cores básicas. Todas as outras cores são combinações dessas três. Quando um dos tipos de cone não funciona, a percepção das cores é alterada. Você é capaz de enxergar o número “5” na figura ao lado?

Teste sua visão:

Graças à sua curiosidade e inteligência o homem vem descobrindo e inventando, aprendendo e transformando, muitas vezes errando e se enganando. Até nossos sentidos são capazes de nos enganar. Entre no site www.ciencias.com.br . Clique em links selecionados de ciências e procure “ilusões de ótica” na lista de “ Física”. 8. Selecione algumas figuras com seus colegas, peça permissão para imprimir e montem um painel para a próxima aula. Prof. Maria Júlia