Os cnidários são importantes constituintes das comunidades bentônicas e planctônicas, e um elo significante das cadeias alimentares marinhas,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informações e Curiosidades
Advertisements

Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
Introdução ao estudo dos grupos animais
Biologia Professor Thomaz Nagel
Reino Animalia Ciências Tassinari.
PROFESSOR: CARLOS ROBERTO
Cnidários.
Platelmintos.! Características Gerais Os platelmintos, também conhecidos popularmente como vermes, são animais pertencentes ao filo Platyhelminthes, reino.
Peixes Peixes. Introdução Foi na água que surgiu a vida no planeta. Também no meio aquático desenvolveram-se os primeiros organismos vertebrados: os peixes.
Animais Marinhos Larissa e Maria 2º ano B.
Projeto Animais Marinhos
Filo dos Poríferos E Filo dos Cnidários
Luz, produtos para tratar a água e ração
CLASSE ANTHOZOA (anthos, flor) Pólipos marinhos; Anêmonas-do-mar (carnívoras), corais (suspensívoros).
ANIMAIS INVERTEBRADOS
Regeneração de nutrientes
Algas Protistas Prof.ª Anabelle B.de Paiva CEFET/SC.
Medusas: as formas livres.
Ciências Karol.
FILO CELENTERATA (CNIDÁRIA)
Filo Cnidária (Cnidários)
FILOS ANIMAIS Poríferos e Cnidários.
FILO CNIDARIA Está representado por hidras, medusas ou águas-vivas, corais, anêmonas-do-mar e vespas-do-mar. Existem basicamente dois tipos morfológicos.
Reino Animal Filo Cnidaria – (Cnidários)
Equinodermos.
Celenterados.
Cnidaria Professor Guilherme Ferreira de Lima Filho.
Mergulho em recifes Grupo 5 Ana Miguel nº2 Filipa nº9 Bruna nº7
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Moluscos Isadora Valente Joana Demori João Pedro Lacerda
Animais Invertebrados
Filo dos Poríferos.
REINO E FILO Cnidaria (do grego knidos, e do latim aria)
Cnidários Animais invertebrados
Cnidários Ou celenterados, São hidras, caravelas, águas vivas, corais e anêmonas do mar.
Prof. Giseli Trento Andrade e Silva
Animais Invertebrados
Quimiossíntese.
1ª Série Professora: Alexsandra Ribeiro
CNIDÁRIOS.
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Profª Gleice 7º ano CIÊNCIAS
Características gerais dos corais
Professora: Kellin Mioranza Pereira.
Professora Fernanda Landim
Meio Ambiente e Edificações
Cnidários ou Celenterados
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
Filo dos Invertebrados
REINO ANIMAL Scheilla Bastos.
(oikos= casa, ambiente; logos=estudo)
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Predação é o hábito alimentar de muitos animais, que procuram activamente as suas presas, que são outros animais, os perseguem e capturam. São exemplos.
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA
Animais de corpo mole.
Os corais Sandra e Jéssica.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
Esponjas. Esponjas Características gerais São animais sésseis, ou seja, vivem fixos; Reproduzem-se sexuada e assexuadamente; Não possuem órgão e.
Cnidários.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
Cnidários Cnidários Guilherme Campos do Amaral
Animais invertebrados Poríferos Grupo: Arthur Souza Gabriel Justo Natália Neves Professora: Lana Turma: 7M2.
Animais invertebrados Molusco
Arthropoda. INTRODUÇÃO DOS ARTHROPODAS  Os artrópodes possuem corpo segmentado (corpo metamerizado), apêndices articulado (patas, antenas e palpos etc.)
Caio Sonoda nº 5 Matheus Negrão nº22. Filo dos Anelídeos Os anelídeos têm o corpo segmentado e dividido em anéis por isso tem esse nome. Elas podem ser.
Felipe dos anjos nº: 08 Mateus Martins nº: 20. Cnidários * ambientes marinhos. *águas-vivas, as anêmonas-do-mar, os corais e as caravelas. *duas formas.
Os tipos de solo A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo - Circulação de água no solo.
Transcrição da apresentação:

Os cnidários são importantes constituintes das comunidades bentônicas e planctônicas, e um elo significante das cadeias alimentares marinhas, apesar de não parecer óbvio à primeira vista animais tipicamente carnívoros, mas também podem se nutrir de matéria orgânica particulada ou dissolvida. Apesar de algumas medusas e anêmonas-do-mar fazerem parte da dieta de povos de Samoa, Polinésia e Japão, os cnidários não constituem fonte de alimento significante para a humanidade. Os cnidários estão entre os organismos mais venenosos e peçonhentos que se conhecem, apesar de a maioria ser inofensiva para o ser humano. Parte do seu arsenal químico, presente principalmente nos tentáculos, vem despertando grande interesse farmacológico. Muitas medusas apresentam substâncias que são tóxicas ou antigênicas para o homem, com efeito local ou generalizado.

recifes de corais têm uma grande importância no ambiente marinho, fornecem abrigo, alimento para a maioria dos peixes, crustáceos e invertebrados, e funcionam como um grande filtro da água do mar, já que os corais se alimentam também por filtração da água, retirando dela os nutrientes necessários. Esta ultima forma de alimentar-se é facilmente observada em aquários bem equilibrados, onde podemos adicionar uma porção de camarões e verificar este impressionante comportamento dos animais que ai se transformam, projetando além de seus corpos, tentáculos para a captura do alimento. Um espetáculo emocionante. Alem dos corais temos as esponjas que são verdadeiros filtros marinhos, no oceano pacífico é possível encontrar uma espécie de esponja gigante que chega ter mais de dois metros de altura, estas, tem o formato de um grande pote de barro com um orifício na parte superior. Esta espécie, que na verdade é uma colônia de milhares de indivíduos, “suga” a água pelos poros e expele água pelo ósculo com uma vazão tal que é capaz de empurrar um mergulhador desavisado. As rochas que formam um recife coralino são na sua grande maioria compostas de carbonato de cálcio, que normalmente são parte de corais mortos, e tem sua estrutura muito porosa proporcionando abrigo para uma infinidade de formas de vida que também estarão se alimentando de toda esta massa orgânica dispersa na água. Poderíamos dizer grosso modo, que um recife de corais seria uma usina de reciclagem e produção de alimento muito eficiente. Os peixes, ao consumirem plantas ou animais, excretam substâncias ricas em fósforo e nitrogênio, que são absorvidos por moluscos, esponjas, as anêmonas e as espécies de peixe-palhaço, que vivem em simbiose com elas, etc. Similar ao que acontece em florestas tropicais úmidas, esta reciclagem acelerada de nutrientes em grande escala é a principal explicação para a manutenção de grandiosa produtividade em ambientes relativamente pobres em nutrientes. Os peixes que habitam os recifes por sua vez vão servir de alimento para outras espécies marinhas de maior porte, e assim continuando o ciclo alimentar da natureza, que é muito mais sábia do que o homem imagina.

Água-viva Irukandji Irukandji é um tipo de água-viva cubozóide encontrada na Austrália. Embora ela seja pequena (aproximadamente do tamanho da unha de um dedão humano), seu veneno é extremamente tóxico. Este tipo de água-viva tem cnidoblastos no seu corpo, assim como nos tentáculos. A fisgada da Irukandji é muito dolorosa e provoca tantos sintomas graves que os cientistas deram um nome a eles: síndrome de Irjukadji. Os sintomas incluem pressão alta, vômito, dores de cabeça, cãibras extremas e dor, além de uma sensação de queimação. A síndrome de Irukadji pode durar até duas semanas e não há antídoto. Os médicos descobriram que infusões de magnésio pode aliviar um pouco, mas a síndrome pode ser fatal. http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/01/23/surto-de-aguas-vivas-leva-bombeiros-a-interditar-praia-em-guaratuba-pr.htm