O que você deve saber sobre

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

Emprego do verbo.
Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos
Estava triste, desmotivado, Sua mulher havia deixado de amá-lo
Emprego dos Modos e Tempos Verbaisz
Verbos – Prova Bimestral
TEXTO.
Tempos compostos Diferença entre locução verbal e tempo composto Locuções verbais: vai querer saber; quero saber.
COMPLEMENTO NOMINAL.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Modo Indicativo e Subjuntivo
É em torno dele que se organizam frases, orações e períodos.
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
Verbos – 1ª Parte EE Orlando Alves Pereira –Taparuba MG
Certo dia, decidi dar-me por vencido
Infinitivo Gerúndio Particípio
Estrutura das formas verbais
ACREDITE SE QUISER.
Verbo Complexo verbal Porto Editora.
O verbo O verbo.
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Prof. Júnior Oliveira.
Soltando o verbo!.
Verbos.
APREDENDO A ORAR.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
CASADOS...  .
Chiara Lubich - Março de 2011
Ética e Moral na formação dos filhos
Palavra de vida Julho de 2012.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Bom dia!!! O que foi que o mendigo disse?.
RELACIONAMENTOS E NEGOCIAÇÕES
O Segredo do Sucesso.
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
As Meninas Superpoderosas
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Verbo Língua Portuguesa.
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
ACREDITE SE QUISER.
4º DOMINGO DA PASCOA 11 DE MAIO DE 2014 Atos 2,14a.36-4 Salmo 22 (23)
Estrutura das formas verbais
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
A menina dos olhos castanhos
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
Pronomes.
CLASSIFICAÇÃO DOS VERBOS
O fim dos maus e o fim dos bons
Verbos Classificação.
Verbo.
SITUAÇÕES.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
O Modo Subjuntivo Como e quando o usamos?.
As intervenções verbais do terapeuta
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Você sabia que estou em todas as religiões? E que a sua é a melhor para você neste momento e assim também ocorre com todos? Tem muitos caminhos até.
Educação Financeira para crianças e Jovens
PROFESSOR: RICARDO ERSE
VERBO É a palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
A EMPRESÁRIA E O MENDINGO
Transcrição da apresentação:

O que você deve saber sobre VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO Quando conjugados, os verbos apresentam variações de formas que determinam sua classificação.

Classificação dos verbos segundo a prosódia Formas verbais Rizotônicas Apresentam o acento tônico no radical. Ele sempre pede ajuda ao professor quando não consegue resolver os exercícios. Arrizotônicas Apresentam o acento tônico fora do radical. Maria Clara partirá no próximo voo rumo à Itália. VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Classificação e conjugação dos verbos Verbos regulares Eu trabalho em comércio exterior. Muitas pessoas trabalhavam em bancos públicos. Minha irmã trabalhará como executiva em uma grande empresa. Verbos irregulares Aquele aluno sabia tudo sobre a matéria da prova. Os funcionários souberam da greve pelos jornais. VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Classificação e conjugação dos verbos Verbos irregulares Saber VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Classificação e conjugação dos verbos Verbos irregulares Saber VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Classificação e conjugação dos verbos Verbos irregulares Saber VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Classificação e conjugação dos verbos Verbos irregulares Saber VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Classificação e conjugação dos verbos Verbos anômalos Eu fui uma criança muito brincalhona. Eu sou, hoje, um trabalhador metódico. VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Classificação e conjugação dos verbos Verbos anômalos Ser e ir VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Classificação e conjugação dos verbos Verbos anômalos Ser e ir VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Classificação e conjugação dos verbos Verbos anômalos Ser e ir VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Classificação e conjugação dos verbos Verbos anômalos Ser e ir VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Classificação e conjugação dos verbos Verbos defectivos Adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, colorir, explodir, ruir, exaurir, demolir, delinquir, feder, aturdir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de) etc. VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Classificação e conjugação dos verbos Verbos defectivos Precaver VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Classificação e conjugação dos verbos Verbos defectivos Precaver VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Classificação e conjugação dos verbos Verbos defectivos Precaver VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Classificação e conjugação dos verbos Verbos abundantes Nós hemos (ou havemos) de vencer a batalha. O particípio regular é empregado com os auxiliares ter e haver. O sujeito é sempre o agente da ação. Eu tinha aceitado o emprego. O particípio irregular é empregado com os auxiliares ser e estar. O sujeito é sempre o paciente da ação. O emprego foi aceito por mim. VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

a) caso não haja disposição para o diálogo sincero e contínuo. 4 (PUC-RS, adaptado) INSTRUÇÃO: Responder à questão a seguir com base no texto, fragmento da mensagem do papa João Paulo II no Dia Mundial da Paz (1o de janeiro de 1980). Para se passar de uma situação menos humana para uma situação mais humana, quer na vida nacional quer na vida internacional, é longo o caminho a percorrer, e nele se há de avançar por fases. (...) Jamais haverá paz sem uma disponibilidade para o diálogo sincero e contínuo. A verdade desenvolve-se, também ela, no diálogo e, por outro lado, fortifica este meio indispensável para a paz. (...) Disponível em: <http://vatican.va.holy_father/john_paul_ ii/messages/peace/documents/>. Acesso em: 26 abr. 2006. A estrutura que poderia substituir “sem uma disponibilidade para o diálogo sincero e contínuo” (2o parágrafo) sem alterar o sentido da frase é: a) caso não haja disposição para o diálogo sincero e contínuo. b) se não houver total disposição para o diálogo e para a sinceridade. c) inexistindo uma certa disponibilidade para dialogar sinceramente. d) uma vez que não há disposição para dialogar sincera e continuamente. e) contanto que exista uma boa disposição para o diálogo sincero e contínuo. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A Professor: destaque a noção de condição no período “sem uma disponibilidade para o diálogo sincero e contínuo”. Solicite aos alunos que reelaborem a opção a empregando outras conjunções condicionais (se, desde que) para que percebam a mudança de tempo provocada pela conjunção. VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO — NO VESTIBULAR

5 (UFV-MG, adaptado) Assinale a alternativa em que os vocábulos em destaque, formalmente idênticos, são verbos que se remetem a infinitivos distintos. a) Se os PCNs FOREM aplicados, as escolas tenderão a se tornarem melhores. / Se os PCNs “FOREM pro brejo”, a expectativa é que não haverá mudanças. b) Se os PCNs DEREM certo, as escolas tenderão a se tornarem melhores. / Se os PCNs não DEREM certo, as escolas tenderão a permanecer deficientes. c) Se a nova metodologia FIZER a revolução que esperamos, as escolas tenderão a se tornarem melhores. / Se a nova metodologia não FIZER a revolução que desejamos, a expectativa é que não haverá mudanças para melhor. d) Se você VIER a conhecer profundamente os PCNs, entenderá o alcance da proposta. / Se a proposta VIER a ser implantada, as mudanças para melhor virão. e) Se o Governo QUISER sucesso na escola, precisa pagar dignamente aos professores. / Se QUISER... é que, no Brasil, parece que quem quer não pode ou quem pode não quer. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO — NO VESTIBULAR

a) Os advogados INTERPORAM novo recurso. 14 (UEL-PR) A flexão da forma verbal em destaque está correta na frase: a) Os advogados INTERPORAM novo recurso. b) Não admito que as razões dele se SOBREPONHEM às minhas. c) O árbitro INTERVIU e acabou com as provocações. d) Se você o REVIR, será que o reconhecerá? e) Teríamos reclamado, se os guardas o DETESSEM. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: D VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO — NO VESTIBULAR

a) interviu / desavieram / reouvessem / veem 15 (UFPE) Preencha as lacunas com um dos verbos entre parênteses. I. O advogado_________ na questão entre posseiros e índios. (interviu – interveio) II. Os deputados _________ -se por causa de questões indianistas. (desavieram – desaveram) III. O que seria dos latifundiários se os índios _________ suas terras? (reouvessem – reavessem) IV. Os ecologistas _________ com bons olhos as causas indígenas. (veem – vêm) A sequência correta é: a) interviu / desavieram / reouvessem / veem b) interviu / desaveram / reouvessem / vêm c) interveio / desavieram / reavessem / vêm d) interveio / desaveram / reavessem / veem e) interveio / desavieram / reouvessem / veem EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: E VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO — NO VESTIBULAR

23 (UFPB) VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO — NO VESTIBULAR Leia o fragmento da crônica indicada para leitura e assinale a questão a ele correspondente: (...) – Ah! Meu nobre amigo! Eu e os meus pedimos essa diferença, por maior que seja. Condenem a um mês ou a um ano os que tirarem ovos ou dormirem na rua; mas condenem a cinquenta ou cem mil-réis aqueles que nos maltratam por qualquer modo, ou não nos DANDO comida suficiente, ou, ao contrário, DANDO-nos excessiva pancada. Estamos prontos a apanhar, é o nosso destino, e eu já estou velho para aprender outro costume; mas seja com moderação, sem esse furor de cocheiros e carroceiros. O que o tal inglês acha pouco para punir os que são cruéis conosco, eu ACHO que é bastante. Quem é pobre não tem vícios. Não exijo cadeia para nossos opressores, mas uma pequena multa e custas, CREIO que serão eficazes. O burro ama só a pele; o homem ama a pele e a bolsa. Dê-se-lhe na bolsa; talvez a nossa pele padeça menos. – Farei o que puder; mas... – Mas o quê? O senhor afinal é da espécie humana, HÁ DE DEFENDER os seus. Eia, fale aos amigos da imprensa; ponha-se à frente de um grande movimento popular. O conselho municipal VAI LEVANTAR um empréstimo, não? Diga-lhe que, se LANÇAR uma pena pecuniária sobre os que maltratam burros, COBRIRÁ cinco ou seis vezes o empréstimo, sem pagar juro, e ainda lhe sobrará dinheiro para o Teatro Municipal, e para teatros paroquiais, se quiser. Ainda uma vez, respeitável senhor, cuide um pouco de nós. Foram os homens que descobriram que nós éramos seus tios, senão diretos, por afinidade. Pois, meu caro sobrinho, é tempo de reconstituir a família. Não nos abandone, como no tempo em que os burros eram parceiros dos escravos. Faça o nosso Treze de Maio. Lincoln dos teus maiores, segundo o evangelho de Darwin, expede a proclamação da nossa liberdade! ASSIS, Machado de. Direitos dos burros. Em: Fuga do hospício e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1998. p. 72-73. (Para Gostar de Ler, v. 26.) EXERCÍCIOS ESSENCIAIS VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO — NO VESTIBULAR

23 As afirmações que seguem sobre as formas verbais e suas relações de sentido, no fragmento da crônica de Machado de Assis, estão corretas, EXCETO: a) A ocorrência acentuada do modo imperativo caracteriza uma sequência textual descritiva, ao destacar qualidades de objetos, ambientes, ações ou estados. b) As formas verbais lançar e cobrirá marcam a correlação modo-temporal, numa referência a fatos que ainda não aconteceram. c) As ocorrências da forma nominal dando, no gerúndio, indicam o modo como a ação narrada está em curso. d) As locuções verbais há de defender e vai levantar substituem o futuro do presente simples dos verbos principais, atribuindo responsabilidade ao interlocutor (homem) e informando uma ação prestes a se realizar, respectivamente. e) As formas verbais simples no presente do indicativo acho e creio marcam a subjetividade da personagem (burro), legitimando sua opinião de forma gradual, do duvidoso ao possível. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO — NO VESTIBULAR