Radiação do corpo negro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Radiação de Corpo Negro
Advertisements

RADIAÇÃO TÉRMICA.
ONDAS.
Aula de Física Junho de TRANSMISSÃO EM QUE A ENERGIA TÉRMICA SE PROPAGA POR MEIO DA AGITAÇÃO MOLECULAR.
Nesta apresentação, vamos investigar...
FÍSICA MODERNA Marta Rebuá.
Nesta apresentação, vamos investigar...
REtrospectiva.
Radiação do corpo negro
Introdução à Detecção Remota
Transmissão de Calor.
EE-03 FUNDAMENTOS DE FOTÔNICA
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
Curso de Pós- Graduação em Física
TEORIA ATOMICA Ricardo Junior.
Ondulatória.
Transferência de Calor
Disciplina: Métodos Instrumentais de Análise Física do Ambiente
Lei de Stefan-Boltzmann e Lei do deslocamento de Wien
ONDAS MECÂNICAS As ondas mecânicas necessitam de meio material (ex: sólido , líquido ou gasoso) para se poderem fazer sentir.
Disciplina: LEB Física para Biologia
Termografia Infravermelho
Técnicas de infravermelhos
Modelo atômico de Bohr.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR AULA 3
Final do Século XIX Professor Leonardo
Corpo Negro E a teoria quântica Programa do 10º ano
Final do Século XIX Professor Leonardo
Emissão e absorção de radiação
Energia: do Sol para a Terra
Que informações podemos obter a partir da luz emitida pelas estrelas?
Comunicação de informação a longas distâncias
2.2.2 Fenómenos ondulatórios
ONDULATÓRIA.
Questão 01: Em um terminal de cargas, uma esteira rolante é utilizada para transportar caixas iguais, de massa M = 80 Kg, com centros igualmente espaçados.
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA PROF: ADELÍCIO
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Estrutura eletrônica dos átomos
CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Universidade Federal de Itajubá
Efeito Fotoelétrico.
Mecânica Ondulatória Prof. Raphael Carvalho.
FÍSICA Do grego, que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. Atualmente, é a ciência que estuda.
Refração: Refringência dum meio
Física II - Ondulatória
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Introdução à Detecção Remota. Algumas referências John R. Jensen, Remote Sensing of the Environment: An Earth Resource Perspective (Prentice Hall).
Leis de Radiação para Corpos Negros
Prof: Hugo Cesário.
Curso de Graduação em Engenharia Civil
2.2.3 Bandas de radiofrequências
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
Unidade Um Das Estrelas ao Átomo
Caracterização da Matéria
Sustentabilidade na Terra
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
ESPECTROS/RADIAÇÕES/ENER GIA
* Teoria da relatividade * Descoberta do elétron
Fenômenos ondulatórios
Radiação I Radiação Leis da radiação Relações Terra-Sol
Introdução à Transferência de Calor
: Comunicações a longas distâncias UNIDADE 2 : Comunicações a longas distâncias Propriedades das Ondas: Reflexão; Refracção; Reflexão Total e Difracção.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II TRANSFERÊNCIA DE CALOR: CONCEITOS GERAIS Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira.
Átomo de Hidrogénio Série espectral – conjunto de radiações emitidas por um átomo quando os seus eletrões transitam de níveis energéticos mais elevados.
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
É uma onda eletromagnética
Transcrição da apresentação:

Radiação do corpo negro

Espectro da radiação electromagnética 10-34 (constante de Planck) 10-15 (núcleo) 10-10 (átomo) 10-6 (microscópio óptico)

Corpo Negro Um corpo negro absorve toda a radiação nele incidente.

Forno para simular o corpo negro Radiação térmica Não se vê Forno para simular o corpo negro

Radiação Térmica Qualquer corpo a temperaturas superiores ao zero absoluto emite radiações electromagnéticas, por estarem relacionadas com a temperatura a que o corpo se encontra são chamadas radiações térmicas. Por exemplo, “sentimos” a emissão de um ferro eléctrico ligado, mas não vemos as ondas por ele emitidas (ligação). A “baixas” temperaturas a maior taxa de emissão de radaição situa-se na faixa do infravermelho.

Montagem Experimental Material Forno Colimador Termopilha Multímetro Termístor

Catástrofe dos utlravioletas Como se pode verificar, a esta temperatura o máximo da curva está na região do visível, mas também existe luz com maiores e menores comprimentos de onda. Se arrefecermos o forno o máximo desloca-se para a direita e afasta-se portanto da zona visível (lei do deslocamento de Wien) Na região dos grandes comprimentos de onda, a teoria concordava com a experiência, mas esta concordância era cada vez pior à medida que os comprimentos de onda eram menores

O que estava mal na lei de Raleigh-Jeans? Essencialmente, a teoria admitia que os átomos das paredes do forno funcionavam como pequenas antenas que emitiam e absorviam a radiação. Quando a cavidade estava em equilíbrio térmico, estas ondas eram estacionárias.

Analogia com a Corda Vibrante Para explicar este conceito, imagine uma corda fixa num extremo. Pegue na outra extremidade e agite a corda de modo a criar uma onda que se irá propagar ao longo da corda. Ao atingir a outra extremidade, a onda reflecte-se, volta para trás e interfere com a primeira. Desta interferência pode nascer uma onda estacionária quando, apesar da corda continuar a vibrar, os pontos de amplitude máxima e mínima permanecerem nos mesmos locais.

Analogia Com a Corda Vibrante Com c.d.o grandes só será possível ter ondas estacionárias entre alguns pontos da parede da cavidade. Para c.d.o cada vez mais pequenos, é cada vez mais fácil encontrar pontos entre os quais se podem estabelecer ondas estacionárias. Não havendo nenhum limite, isto é, quando o comprimento de onda tende para zero, tende para infinito o número de possibilidades de encher a cavidade. Esta cavidade cheia com um número infinito de ondas teria então uma energia infinita.

Explicação de Planck Planck postulou que a luz, tal como a electricidade, também tinha uma quantidade elementar, posteriormente designada por fotão. Assim, se tivermos uma cavidade com energia total E cheia com luz monocromática, de apenas uma frequência, , ela terá um número inteiro, n, de fotões e cada qual tem energia h . Com esta hipótese Planck foi capaz de calcular a distribuição da energia no interior da cavidade e reproduzir exactamente os resultados experimentais. http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo1/modulo1/topico2.php

Lei de Stefan - Boltzmann Ajustamento da função potência Lei de stefan Boltzman.xls

Cubo de Leslie Na superfície baça e espelhada predominam os fenómenos de reflexão, o que explica a sua emissividade relativamente baixa. Quanto às superfícies branca e preta, as emissividades resultam praticamente iguais, esta diferenciação ocorre na zona do visível e não na do infravermelho.

Supercondutividade MagLev