Propriedades Periódicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS.
PERIODICIDADE QUÍMICA
ORGANIZAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS E PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
TABELA PERIÓDICA.
HISTÓRIA DATABELA PERIÓDICA
Tabela Periódica Moderna
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Prof. Márcio Tabela Periódica Prof. Márcio.
PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS Paulo Vaz A Tabela Periódica dos Elementos.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Professor Washington Luiz
Química!!!??? Data: 29/02/2012.
Diferenciação e classificação de átomos
AULA DE QUÍMICA ASSUNTO: TABELA PERIÓDICA PROF. JÚLIO CÉSAR
PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS
A ESTRUTURA ELETRÔNICA E A TABELA PERIÓDICA
Quimica – cad 1 – topi 1- 3 Prova
QUIMICANDO com a Ducha Ligações Químicas.
A Tabuada.
Partículas básicas do átomo
Sumário: Correcção do TPC.
UNIDADE 1 - DAS ESTRELAS AO ÁTOMO
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Tabela Periódica dos Elementos
MASSAS MEDIDAS
MASSAS MEDIDAS.
1° COL – SETOR B AULAS 9 e 10 PÁGINA 204
Slides para o 1° ano Cpmg-HCR IDENTIFICANDO O ÁTOMO
QUÍMICA Tabela Periódica.
Propriedades Atômicas e Tendências Periódicas
Cursinho Pré-vestibular Prof. Esp. Sebastião Mendes
Tabela Periódica dos elementos químicos
UNIDADE 4 – PROPRIEDADES ATÔMICAS E TABELA PERIÓDICA
REGRA DO OCTETO.
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
C M B H C F B 9º A n o q u í m i c a.
Classificação Periódica dos Elementos Químicos
São as LINHAS HORIZONTAIS da tabela periódica
PS 1.
Propriedades dos elementos e propriedades das substâncias elementares.
GEOMETRIA – 3º BIMESTRE SIMULADO GEOMETRIA – 3º BIMESTRE
Frente A Módulo 06 Propriedades Periódicas
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Propriedades dos Elementos
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Modelos Atômicos.
LIGAÇÕES QUÍMICAS ÁGUA AMÔNIA Prof. Leonardo.
Propriedades Periódicas
TABELA PERIÓDICA.
TABELA PERIÓDICA.
Química Geral e Inorgânica
TABELA PERIÓDICA.
Propriedades Periódicas
TABELA PERIÓDICA propriedades periódicas
Tabela Periódica.
Propriedades periódicas. Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem.
Tabela Periódica.
Profª. Ozanira Soares Tabela Periódica.
Propriedades Periódicas e Aperiódicas
Prof. Jorge Luiz Tabela Periódica.
Assunto referente ao capítulo 12 do livro texto. Prof. Héber (show)
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS PROF.ª MIKELLY BRAGA.
Estrutura Atômica e Classificação Periódica
Tabela Periódica. 2 Histórico da Tabela Periódica rio.br/condigital/video/tudo%20se%20transfor ma/historiadaquimica/historia_periodica/vide.
Cláudia Bacchi TABELA PERIÓDICAPERIÓDICA. Cláudia Bacchi Tríades Dohereiner Parafuso Telúrico de De Chancourtois Lei das Oitavas.
Os elementos químicos sempre foram agrupados de modo a termos elementos semelhantes juntos, tendo desta maneira o desenvolvimento de várias tabelas até.
Transcrição da apresentação:

Propriedades Periódicas

Raio Atômico É o valor obtido a partir da metade da distância entre dois núcleos de átomos de um mesmo elemento químico, o mais próximos possível, mas sem que eles estejam ligados entre si.

Num mesmo grupo da Tabela Periódica Exemplo: Grupo 1 (metais alcalinos) C.N.E.= 1 para todos os elementos, então, a atração efetiva do núcleo pelos elétrons da última camada é a mesma. O que muda de um elemento para outro desta família é a quantidade de camadas. Assim, quanto maior o número de camadas, maior o tamanho do átomo.

Conclusão Em um mesmo grupo da Tabela Periódica, a C.N.E. é a mesma e, assim, quanto maior o número de camadas (maior o número atômico), maior é o átomo.

Num mesmo período da Tabela Periódica Exemplo: 2o período Neste período da Tabela Periódica, todos os elementos têm 2 camadas. A C.N.E. vai aumentando, conforme a quantidade de elétrons na última camada, também, aumenta. Assim, quanto maior a C.N.E., mais o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada e menor fica o átomo.

Conclusão Em um mesmo período da Tabela Periódica, a quantidade de camadas é a mesma e, assim, quanto maior a C.N.E. (maior o número atômico), menor é o átomo.

Raio Atômico - + -

Família 1 Cs 248 Rb 19 227 K 11 186 Na 152 Li 55 265 37 Elemento Z Raio (pm) 3 152 Li Li Na K Rb Cs

Família 18 He 2 31 Xe 54 131 Ne 10 71 Kr 36 112 Ar 18 98 Elemento Z Raio (pm) He 2 31 He Xe 54 131 Ne 10 71 Ne Kr 36 112 Ar 18 98 Ar Kr Xe

Período 2 Be 112 Li 152 B 85 C 77 Ne 71 N 75 O F Elemento Z Raio (pm) 4 Be 112 3 Li 152 5 B 85 6 C 77 10 Ne 71 7 N 75 8 O 73 9 F 72

Período 3 Na Al Si Mg P Cl Ar S 16 Elemento Z Raio (pm) Na Mg Al Si P 11 186 Na 13 143 Al 14 118 Si 12 160 Mg 15 110 P 17 100 Cl 18 98 Ar S 16 103

Período 3 Cs Família 1 270 Rb K 230 Período 2 Na 190 Li Mg 150 Al Si Be Xe Cl Família 18 110 B Kr C F Ar 70 Ne 30 He 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 75 80

Energia de Ionização Indica a quantidade de energia necessária para se retirar um elétron de um átomo, no estado gasoso.

Equação de Energia de Ionização Por exemplo: sódio + Energia de Ionização  cátion sódio + elétron +  + e- Na + E.I.  Na+ + e-

Num mesmo grupo da Tabela Periódica Exemplo: Grupo 1 (metais alcalinos) C.N.E.= 1 para todos os elementos, então, a atração efetiva do núcleo pelos elétrons da última camada é a mesma. O que muda de um elemento para outro desta família é a quantidade de camadas e, portanto, a distância com que o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada. Assim, quanto maior o número de camadas, maior a distância entre o núcleo e os elétrons da última camada, menor a atração efetiva e, portanto, menor a energia de ionização.

Conclusão Em um mesmo grupo da Tabela Periódica, a C.N.E. é a mesma e, assim, quanto maior o número de camadas (maior o número atômico), menor é a energia de ionização.

Num mesmo período da Tabela Periódica Exemplo: 2o período Neste período da Tabela Periódica, todos os elementos têm 2 camadas. A C.N.E. vai aumentando, conforme a quantidade de elétrons na última camada e, então, aumenta a atração efetiva entre o núcleo e estes elétrons. Assim, quanto maior a C.N.E., mais difícil é a retirada do elétron e, portanto, maior é a energia de ionização.

Conclusão Em um mesmo período da Tabela Periódica, a quantidade de camadas é a mesma e, assim, quanto maior a C.N.E. (maior o número atômico), maior é a energia de ionização.

Energia de Ionização + - +

Período 1 Período 2 Período 3

Afinidade Eletrônica Indica a quantidade de energia liberada por um átomo, no estado gasoso, quando se adiciona um elétron à sua eletrosfera.

Equação de Afinidade Eletrônica Por exemplo: cloro + elétron  ânion do cloro + afinidade eletrônica + e-  + Cl + e-  Cl- + A.E.

Num mesmo grupo da Tabela Periódica Exemplo: Grupo 1 (metais alcalinos) C.N.E.= 1 para todos os elementos, então, a atração efetiva do núcleo pelos elétrons da última camada é a mesma. O que muda de um elemento para outro desta família é a quantidade de camadas e, portanto, a distância com que o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada. Assim, quanto maior o número de camadas, maior a distância entre o núcleo e os elétrons da última camada, menor a atração efetiva e, portanto, menor a afinidade eletrônica.

Conclusão Em um mesmo grupo da Tabela Periódica, a C.N.E. é a mesma e, assim, quanto maior o número de camadas (maior o número atômico), menor é a afinidade eletrônica.

Num mesmo período da Tabela Periódica Exemplo: 2o período Neste período da Tabela Periódica, todos os elementos têm 2 camadas. A C.N.E. vai aumentando, conforme a quantidade de elétrons na última camada, também, aumenta. Assim, quanto maior a C.N.E., mais o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada e maior é a afinidade eletrônica.

Conclusão Em um mesmo período da Tabela Periódica, a quantidade de camadas é a mesma e, assim, quanto maior a C.N.E. (maior o número atômico), maior é a afinidade eletrônica.

Afinidade Eletrônica 18 + - +

Eletronegatividade Indica se um átomo de um elemento químico qualquer consegue atrair facilmente elétrons seus ou de um outro átomo qualquer.

Num mesmo grupo da Tabela Periódica Exemplo: Grupo 1 (metais alcalinos) C.N.E.= 1 para todos os elementos, então, a atração efetiva do núcleo pelos elétrons da última camada é a mesma. O que muda de um elemento para outro desta família é a quantidade de camadas e, portanto, a distância com que o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada. Assim, quanto maior o número de camadas, maior a distância entre o núcleo e os elétrons da última camada, menor a atração efetiva e menor a eletronegatividade.

Conclusão Em um mesmo grupo da Tabela Periódica, a C.N.E. é a mesma e, assim, quanto maior o número de camadas (maior o número atômico), menor é a eletronegatividade.

Num mesmo período da Tabela Periódica Exemplo: 2o período Neste período da Tabela Periódica, todos os elementos têm 2 camadas. A C.N.E. vai aumentando, conforme a quantidade de elétrons na última camada, também, aumenta. Assim, quanto maior a C.N.E., mais o núcleo atrai efetivamente os elétrons da última camada e maior é a eletronegatividade.

Conclusão Em um mesmo período da Tabela Periódica, a quantidade de camadas é a mesma e, assim, quanto maior a C.N.E. (maior o número atômico), maior é a eletronegatividade.

Eletronegatividade 18 + - +

Fila de Eletronegatividade Não metais F, O, N, Cl, Br, I, S, C, P, H + - Frase: Fui Ontem No Clube, Briguei I Sai Correndo Pro Hospital.