VANGUARDAS
CUBISMO PABLO PICASSO
CUBISMO
Visão Plural da realidade Modo revolucionário de representar a realidade - 1907 Quebra de harmonia, proporção, beleza e perspectiva Questionamento da descrição clássica e da realidade Não existe uma única interpretação linear Artistas representam relações, não formas acabadas Sobreposições de diferentes planos Diferentes pontos de vista sobre um objeto
As senhoras de Avignon 1907
Perspectiva cubista : a fragmentação Francisco de Goya e Picasso
Guernica : o retrato da Guerra Civil Espanhola , de 1937
Futurismo Filippo Marinetti
Tempo que há de vir O Futurismo revelou-se como uma vertente do Modernismo, tendo sido introduzido em 1909 por Filippo Marinetti, com o seu “Manifesto Futurista”. exaltação da velocidade, energia e da força, a par de uma inquestionável crença no progresso científico-tecnológico nova concepção estética, simbolizada por exemplo no automóvel, projectando-se no futuro Arte de ação Dinamismo Exaltação das formas do mundo moderno Perspectiva violenta e agressiva
The Charge of The Lancers, 1915 Umberto Boccioni
Retrato de Marinetti Carlo Carrà
Expressionismo Edvard Munch
O Grito 1893
Despair, 1894
Dança da vida 1899
Ansiedade
O Beijo 1897
Tradução das vivências humanas Valorização sensorial Perda do controle consciente na produção artística Arte transformada em expressão Influência grande da Primeira Guerra Mundial Obscuridade, angústica e medo Denúncia do universo burguês em crise Mundo sem alma
Dadaísmo Marcel Duchamp
Dadá 1916 – Tristan Tzara apresenta ao mundo a mais radical das vanguardas Abolição da lógica, organização, olhar racional Enfatiza esponteneidade Negação de todos os valores estéticos Pedaços de materiais e objetos Olhar crítico diante de uma realidade que incomoda
Roda de Bicicleta 1913
Fonte 1917
Monalisa de Duchamp 1919
Surrealismo Salvador Dalí
Dimensões oníricas Tem início em 1924 com a publicação do Manifesto Surrealista, por André Breton Valorização da fantasia, sonho, loucura Libertação do incosciente humano Aproximação com a teoria psicanalista de Sigmund Freud – o incosnciente humano tem pouco a ver com as leis da lógica e da racionalidade Exploração dos limites do real
Museu Salvador Dalí Figueres
Instalação – Sofá boca
In Voluptas Mors
A Persistência da Memória 1931
O sono 1937