UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EGC9001-07 – GESTÃO DO CONHECIMENTO E FERRAMENTAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Medidas de Avaliação de Sistemas de Recuperação de Informação
Advertisements

Modelo de Redes de Crenças
Modelo Probabilístico
Operações sobre o Texto
Operações sobre as Consultas
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
TUTORIAL BASE DE DADOS SCIENCE DIRECT Elaborado por:
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
VISUALIZAÇÃO DA LIGAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE DOCUMENTOS
Indexação Automática de Documentos
Especificação de Consultas
Propriedades de Documentos
Recuperação de Imagens
Modelos de Recuperação de Informação
Eveline Alonso Veloso PUC-MINAS
Eveline Alonso Veloso PUC-MINAS
Conceitos Gerais relacionados a Recuperação de Informação
Introdução aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
Ontologias para Melhorar Precisão e Cobertura de Buscas na Web
Introdução a Teoria da Classificação
Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP
Revistas Eletrônicas disponíveis no Portal de Serviços do SIBiUSP.
Criando um blog com o wordpress. Criando um blog com o Wordpress Acesse:
Web of Science.
disponíveis no Portal de Serviços do SIBiUSP
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS
Referências Bibliográficas.
Biblioteca George Alexander Portal de Periódicos da Capes.
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
A área de banco de dados Cristina Paludo Santos –
Inteligência Artificial
Apresentando o PowerPoint
NEScrawler Aércio Cavalcanti – Afonso Ferreira - Vilmar Santos -
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Introduction to Information Retrieval Introduction to Information Retrieval CS276 Information Retrieval and Web Search Christopher Manning and Prabhakar.
Adicionando Escalabilidade ao Framework de Recomendação IRF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO – CIN CONSTRUÇÃO DE BASE DE DADOS.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
RepositóriUM. O objetivo do RepositóriUM é armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da Universidade do Minho (Portugal) em formato.
GESTÃO DO CONHECIMENTO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: a função e as estratégias de comunicação com base nas relações públicas Juliana Augusto.
Bancos de Dados e Recuperação de Informação
Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa
Nova solução CRM da Riosoft
Mineração na Web Introdução a Recuperação de Informação
Recuperação de Informação
Redes Bayesianas - Aplicação em Recuperação de Informação Rudini Sampaio DCC / UFLA.
Recuperação de Informação
Quality Content Resource Management Access Integration Consultation Página de Acesso:
EBSCOhost Pesquisa avançada.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ
Classificacao de Texto Projeto Spam Filter
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Recuperação 1.
TUTORIAL BASE DE DADOS REFERENCIAIS
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2008 Integrantes: Professor Orientador: Engenharia de.
CBD-0279 Introdução ao Uso dos Metadados no Ambiente das Unidades de Informação Prof. Dr. Ivan Siqueira USP – ECA – CBD 2015.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO USUÁRIO Maria Bernardete Martins Alves Roberta Moraes de Bem Denise Rocha MÓDULO I – PORTAL CAPES.
Como Criar um Curso Utilizando o Editor de Aulas Viviane Guimarães Ribeiro.
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Bem-vindo à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG Esse tutorial vai te auxiliar na navegação do site!
Indexação e Resumos: teoria e prática
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EGC – GESTÃO DO CONHECIMENTO E FERRAMENTAS DE BUSCA Professor: Hugo César Hoeschel, Dr. Livro: MODERN INFORMATION RETRIEVAL Autores: Baeza-Yates, Ricardo;Ribeiro-Neto, Berthier. Editora: Addison-Wesley, England, Almir S. Albuquerque

INTRODUÇÃO Grande quantidade de informações são produzidas e disponibilizadas diariamente. Com a elevada quantidade de documentos, o processo de recuperação de informação não é uma tarefa simples. A baixa qualidade associada a boa parte dos documentos disponíveis prejudica a recuperação de informações relevantes.

MOTIVAÇÃO E FOCO DO LIVRO Escassez de literatura específica voltadas para área de recuperação de informação. Apresenta uma visão global de pesquisa em RI da perspectiva de um cientista da computação. Algoritmos de computador e técnicas usadas em SRI. Além de recuperação de texto que cobre, sistemas de biblioteca, interfaces do usuário e a Web, discute também visualização, recuperação de multimídia e bibliotecas digitais.

RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO Sistemas de Recuperação de Informação (SRI) - são os responsáveis pela representação, armazenamento, organização e acesso aos itens de informação. Sistemas de Recuperação de Informação Web (SRI Web) - um conjunto organizado de computadores, índices, bases de dados e algoritmos que, reunidos, trabalham com o intuito de analisar e indexar documentos Web.

RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO Figura 1: Interação do usuário com o sistema de recuperação por tarefas distintas.

RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO SRIs Web - consultas por palavras-chaves, as quais expressam a necessidade do usuário em adquirir informação. O principal objetivo é localizar o maior número de documentos, porém, levando em consideração alguns fatores, tais como: tempo e qualidade do resultado. Os documentos recuperados pelos SRI são apresentados através de um ranking (lista organizada de documentos), em uma página da Web e ordenados de acordo com o grau de relevância em relação à consulta do usuário. Esta ordenação, segue alguns critérios, próprios de cada sistema de busca.

O PROCESSO DE RI

User Interface: é a estrutura responsável para permitir a interação do usuário com os SRIs. Text Operations: são operações realizadas sobre o texto de modo que seja reduzido o texto a ser pesquisado, a fim de que o processo de recuperação seja mais eficiente. Consistem em retirar artigos, conjunções, preposições, acentos e caracteres especiais e preposições que fazem elo entre as palavras, por exemplo: linguagens de marcação é o texto original digitado pelo usuário, porém, o texto real para a pesquisa ficaria linguagens marcação. Query Operations: são operações realizadas sob expressão ou palavra-chave utilizada pelo usuário para que o SRI possa fazer uma nova busca. Searching:é a estrutura que consiste em buscar na base de dados as informações contidas no módulo Query operation. Ranking: consiste em classificar os documentos recuperados na Searching por ordem decrescente de relevância e apresentá-los ao usuário. Indexing: é o processo de criação de índices para os documentos que serão adicionados à base de dados. Index: são os documentos indexados. DB Manager Module: Gerente da base de dados. Text Database:é a base de dados dos SRIs.

TÓPICOS DO LIVRO Figura 3: Tópicos que compõem o livro e as suas relações.

CAPÍTULOS DO LIVRO Figura 4: Estrutura dos capítulos do livro.

Referências Bibliográficas 1)Baeza-Yates, Ricardo; Ribeiro-Neto, Berthier. Modern information retrieval. Addison-Wesley, England, )BOTELHO, Rocha Arylma. Estudo e Avaliação dos Sistemas de recuperação de Informação WEB. Monografia. Centro Universitário Luterano de Palmas – ULBRA. Palmas-TO. 3)