Árvore de Falhas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Flip-Flops e Dispositivos Correlatos
Advertisements

Software Básico Silvio Fernandes
1.6- Aplicabilidade do Limite
Engenharia de Software
Árvores de Decisão Tabelas de Decisão Aplicações Informáticas
CAUSAS DOS ACIDENTES DO TRABALHO
Diagrama de fluxo de dados (DFD)
CONCEITOS ELEMENTARES
Análise e Projeto de Sistemas I
Análise e Projeto de Sistemas I
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
Rational Unified Process(RUP)
Aula 8 Engenharia de Manutenção FMEA
Análise de Perigos MO828 – Eng. Software II Prof
ANÁLISE DE MODOS DE FALHAS E EFEITOS (AMFE)
ANÁLISE DE ÁRVORE DE FALHAS – AAF
FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO
Lógica de Programação Módulo II
Modelagem e simulação de sistemas
Projeto de Sistemas de Controle pelo Método do Lugar das Raízes
Fabio Notare Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação.
Motores de Passo: descrição, operação e acionamento.
Análise e Projeto de Sistemas
ÁRVORE DE FALHAS (Fault Tree Analysis – FTA)
Algoritmos Prof. Kelly E. Medeiros.
Professor Carlos Henrique Mariano Projeto Integrador II
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
Introdução ao conceito de Multiplicação
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PROF. DANIELA PIRES
Sistema de Comando em Operações
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DE PROCESSSOS
FTA e FMEA.
FMEA 3ª Edição Análise do Modo e Efeito de Falha Potencial ou
MODELO ESSENCIAL Modelo Ambiental
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
Disponibilidade de Sistemas
Manual da Organização.
1. Definição O diagrama espinha de peixe é uma maneira organizada para identificar e exibir todas as possíveis causas relacionadas com uma situação ou.
Confiabilidade - Árvore de Falhas
Fábio de Oliveira Borges
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Circuito Elétrico
Pressione ENTER para iniciar.
Trabalho de Engenharia de Software II
Modelando Sistemas em UML
Linguagens de Programação
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2008 Integrantes: Professor Orientador: Co-orientadores:
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Eletricidade Aula 6.
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
CONFIABILIDADE.
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
Programação Computacional Aula 4: Álgebra Booleana
TÉCNICAS PARA O GERENCIAMENTO DE RISCOS
Prof. Marcus Soeiro CONFIABILIDADE Disponibilidade de Sistemas.
AVALIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
6 - ANÁLISE SISTÊMICA DE FALHAS.
Eletrônica Digital II ELT013
Colégio da Imaculada Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES/GF Faculdade de Santa Catarina – FASC Curso de Administração Disciplina: Gestão Mercadológica.
Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire 23 de setembro de 2009 Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas Curso de Engenharia.
Análise da Árvore de Eventos O que é Análise da Árvore de Eventos? Técnica de análise de riscos que avalia as consequências do potencial do acidente que.
Análise da Árvore de Eventos
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte I
Ferramentas da Confiabilidade
Transcrição da apresentação:

Árvore de Falhas

Esta técnica foi desenvolvida em 1960 por H. A Esta técnica foi desenvolvida em 1960 por H. A. Watson da Bell Telephone Laboratories para analisar o desempenho do sistema de controle de lançamento do “Minuteman”. Mais tarde, esta técnica foi melhorada por uma equipe de estudos da “Bell Laboratories”. Trabalhos futuros sobre a técnica de “Árvore de Falhas” foram conduzidas pela “Boeing Corporation”, no qual foram estabelecidas as regras para seu uso. Em 1965 vários trabalhos sobre a técnica foram apresentados num simpósio de segurança na Universidade de Washington (Seatle). Desde então, a técnica vem sendo melhorada por diversos especialistas

A árvore de falhas é uma técnica a qual muitos eventos interagem para produzir outros eventos que podem ser relacionados através de operadores lógicos simples (AND, OR, ...), essas relações permitem a construção metódica de uma estrutura que representa o sistema considerado. Somente depois que o funcionamento de um sistema está totalmente entendido é que o analista deverá partir para a construção da Árvore de Falhas.

O FTA assim como o FMEA são aplicáveis nas seguintes situações: O MÉTODO FTA PARA ANÁLISE DE CONFIABILIDADE O FTA assim como o FMEA são aplicáveis nas seguintes situações: Na melhoria de um produto já existente ou processo já em operação, a partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. Na detecção e bloqueio de causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. Na detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda em fase de projeto.

SÍMBOLOS E DEFINIÇÕES MAIS COMUNS DAS ÁRVORES DE FALHAS

SÍMBOLOS E DEFINIÇÕES MAIS COMUNS DAS ÁRVORES DE FALHAS

A primeira parte a ser considerada na construção das árvores de falha, está na seleção do Evento Superior, que é o sujeito da análise. Cada evento seguinte será considerado em termos do seu efeito sobre aquele Evento Superior.   A próxima parte é identificar os eventos contribuintes que podem diretamente causar a ocorrência do Evento Superior. Pelo menos “quatro” possibilidades existem: 1- O equipamento não recebe nenhuma entrada, tal como um sinal para operar; 2- O equipamento se encontra em falha, de modo que não pode operar; 3- Houve um erro humano, tal como uma falha ao operar uma chave ou de instalação do equipamento; e 4- Algum evento externo pode ter ocorrido que impede a operação, tal como uma falha de causa comum.

Metodologia aplicada pelas ferramentas: O MÉTODO FMEA PARA ANÁLISE DE CONFIABILIDADE Metodologia aplicada pelas ferramentas: No FTA parte-se do efeito e chega-se à causa. A falha do sistema é denominada de evento de topo e é decomposta a partir do nível superior para os inferiores, como galhos de uma árvore. EX: O consumo de óleo desta máquina está muito alto. Qual a razão desse anormalidade?

A FTA ( Fault Tree Analysis – Análise da Árvore de Falhas) O MÉTODO FTA PARA ANÁLISE DE CONFIABILIDADE A FTA ( Fault Tree Analysis – Análise da Árvore de Falhas) A árvore de falha é um modelo gráfico que permite mostrar de maneira mais simples o encadeamento dos diferentes eventos que podem dar por resultado o evento do topo. A FTA estabelece um método padronizado de análise de falhas ou problemas, verificando como ocorrem em um equipamento ou processo.

Exemplo 01: A Árvore de Falhas de um sistema elétrico para o qual o evento é a falha de disparo de um disjuntor, está exemplificada abaixo: Uma vez que os eventos contribuintes do primeiro nível tenham sido estabelecidos, cada ramo deve ser examinado para decidir se eles podem ou não ter seqüência. A seguinte pergunta devem ser respondida:   · O Evento Entrada pode ser tratado como uma Falha Básica ou pode ser subdividido em outros modos de falha para seus componentes?

UNIDADE III - O MÉTODO FTA PARA ANÁLISE DE CONFIABILIDADE EVENTO DE TOPO (EFEITO DA FALHA) CAUSA CAUSA CAUSA CAUSA CAUSA CAUSA CAUSA CAUSA CAUSA CAUSA Palady, Paul, 1997

O MÉTODO FTA PARA ANÁLISE DE CONFIABILIDADE Diagrama de bloco para um ferro elétrico Resistência Cabo elétrico Conector de entrada Dial de controle Carcaça Base

Não aquece Análise de FTA para um ferro elétrico Sistema Elétrico Sistema de resistência Sistema Mecânico Resistência Fio Elétrico Conector de entrada Dial de controle Base

Construir uma árvore de falhas de um sistema simples, com relação a um quarto contendo uma chave elétrica e uma lâmpada. Assumir que a chave somente falha ao fechar. Em adição, o evento não desejado é o quarto no escuro. Diagrama funcional:

Solução

Construir uma árvore de falhas do seguinte sistema:   Considerar que o evento falha indesejável (evento topo) é “motor inoperante”.

Exercício aplicativo 11: Elabore uma árvore de falha para um motor elétrico, considerando como evento de topo a queima da motor elétrico, em razão de uma possível perda do entreferro. (Rotor toca fisicamente no estator).

Exercício aplicativo 12 : Na figura abaixo temos o desenho de uma calha vibratória. Elabore uma árvore de falha FTA, considerando como evento de topo que a calha não transporta.