Lição da Escola Sabatina 17 de Fevereiro de 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprendendo a se sujeitar à vontade de Deus
Advertisements

VALORES.
“Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta.
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Perceber como o Santuário nos revela um Deus Santo e Glorioso. Aprender a desejar estar no Santuário.
Aprender a reconhecer a Fonte da nossa confiança, Cristo, o nosso Sumo- Sacerdote. Perceber o cuidado que Deus tem por nós, ao exortar-nos.
Aprender a analisar o significado das mensagens dos três anjos. Perceber a profunda ligação entre as três mensagens e o “Evangelho.
A eucaristia Começar.
Adoração no livro do Apocalipse
Desenvolvimento 1. O que significa ensinar religião às crianças? LA, 317 Instrução religiosa significa muito mais que instrução
Ministério da Fidelidade.
Compreender que Deus ama as autoridades. Perceber que não está sozinho, quando tem de comparecer perante pessoas com poder.
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Compreender a Lei do Amor. Independência Versus Dependência: aceitar a Graça e a Justiça de Cristo.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
O Pai guia: “Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?” Provérbios 20:24.
TEMAS BÍBLICOS.
Chiara Lubich Março de 2009 Palavra de Vida “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.” (Jo 16,23)
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
EDIÇÃO ESPECIAL DIA DO TRABALHO. ELE QUER QUE VIVAMOS COMO SEU FILHO.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
Oração maravilhosa.
Oração de concordância
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
Lição da Escola Sabatina 11 de abril Lição da Escola Sabatina 11 de abril Unidos a Cristo pelo batismo, precisamos de manter uma comunhão diária com.
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Lição da Escola Sabatina 30 de maio de 2015 Lição da Escola Sabatina 24 de maio a 30 de maio de 2015 Seguir Jesus como Mestre implica aceitar a Sua autoridade,
Lição da Escola Sabatina Cristo como Senhor do Sábado
VI DOMINGO TEMPO PASCAL
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Lição da Escola Sabatina 7 de junho a 13 de junho de 2015.
82 anos pregando as boas novas as boas novas 50ª. ASSEMBLÉIA GERAL SUMARÉ, 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2014 FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!
Lição da Escola Sabatina 14 de junho a 20 de junho de 2015.
Seção 10 (Capítulos 42-43) “Negligenciar a obra de disciplinar e educar, a ponto de ser fortalecida uma disposição perversa, é causar às crianças.
Lição da Escola Sabatina Missionários Exilados
Lição da Escola Sabatina 6 a 12 de setembro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 23 de agosto a 29 de agosto de 2015.
I Coríntios 11:11 e 12 “...Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança....“ (Gen.1:26)
Bíblia Viva – Editora Mundo Cristão
Lição da Escola Sabatina 20 a 26 de setembro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 30 de agosto a 5 de setembro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 4 de outubro a 10 de outubro de 2015
06 marcas fundamentais da vida de um cristão
Lição da Escola Sabatina 8 de novembro a 14 de novembro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 11 de outubro a 17 de outubro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 27 de setembro a 3 de outubro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 22 de novembro a 28 de novembro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 13 de dezembro a 19 de dezembro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 20 de dezembro a 26 de dezembro de 2015.
Conflito e Crise: Os Juízes
Uma vida cristã saudável João 15: 10, Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos.
Lição da Escola Sabatina 10 de janeiro a 16 de janeiro de 2016.
Lição da Escola Sabatina 24 de janeiro a 30 de janeiro de 2016
Lição da Escola Sabatina 14 de fevereiro a 20 de fevereiro de 2016.
Lição da Escola Sabatina 7 de fevereiro a 13 de fevereiro de 2016.
Lição da Escola Sabatina 28 de fevereiro a 5 de Março de 2016.
Lição da Escola Sabatina 20 de março a 26 de março de 2016.
Lição da Escola Sabatina 14 de maio a 20 de maio.
Lição da Escola Sabatina 07 de maio à 13 de maio.
Lição da Escola Sabatina 16 de Abril a 22 de Abril.
Lição da Escola Sabatina 18 de Junho a 24 de Junho.
Lição da Escola Sabatina 04 de Maio a 10 de Maio.
Lição da Escola Sabatina 21 de fevereiro a 27 de fevereiro de 2016.
Transcrição da apresentação:

Lição da Escola Sabatina 17 de Fevereiro de 2015

Lição da Escola Sabatina 17 de Fevereiro de 2015 Vivemos num mundo de conflitos e aparências, em que parecer é mais importante do que ser. E nas nossas relações interpessoais reflete-se essa realidade. Hoje, é normal mexericar sobre a vida de um amigo; é considerado aceitável mentir, se for por uma boa causa; As palavras deixam de ser comedidas e em nome da frontalidade, pode-se expor, magoar a quem seja. Deus mostra-nos que há outro tipo de relacionamentos. Em que cada ser humano é valorizado e tido em conta. Ensina-nos a medir as palavras, chama- nos à reflexão profunda antes de agir ou falar e a colocar a verdade acima dos interesses humanos e das boas intenções. Deus deseja que nos relacionemos com amor Cristão, deixando os julgamentos para Ele, o único com capacidade para conhecer os nossos corações.

Verso Áureo | Prov. 17:1 “Mais vale pão seco comido em paz do que banquete em casa cheia de contendas.”

PASSOS A DAR Aprender a gerir conflitos. Compreender os passos básicos na gestão de conflitos.

1º PASSO Aprender a gerir conflitos

A.Como proceder perante o erro de um amigo? “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados.” Mateus 7:2. Lembre-se de que os seus irmãos são criaturas falíveis como você mesmo, e olhe para os seus erros e falhas com a mesma piedade e tolerância que desejaria que eles exercessem a seu respeito. Eles não deveriam ser vigiados e os seus defeitos passados em revista diante do mundo para seu próprio regozijo. Aqueles que ousam fazer isso sentaram-se na cadeira do juiz e fizeram-se a si mesmos juízes, enquanto negligenciaram o jardim do próprio coração e permitiram que ervas venenosas crescessem exuberantemente. Individualmente, temos um caso pendente no tribunal divino. O caráter está a ser pesado nas balanças …

A.Como proceder perante o erro de um amigo? … do santuário e deveria ser o desejo sincero de todos andar humilde e zelosamente, temendo que, por negligência, parem de deixar brilhar a sua luz no mundo, tenham falta da graça de Deus e percam tudo o que realmente vale a pena. Todas as dissensões, diferenças e críticas deveriam ser postas de lado, com toda a maledicência e amargura. Bondade, amor e compaixão de uns para com os outros, devem ser acalentados, para que a oração de Cristo, a fim de que os Seus discípulos pudessem ser um como Ele é com o Pai, possa ser respondida. A harmonia e a unidade da Igreja são as credenciais que eles devem apresentar ao mundo de que Cristo é o Filho de Deus. A conversão genuína levará sempre ao amor verdadeiro por Jesus e por todos aqueles por quem Ele morreu. -Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, pp. 278 e 279.

Assim como o arco nas nuvens é formado pela união da luz solar e da chuva, também o arco-íris que circunda o trono representa o poder conjunto da misericórdia e da justiça. Não é só a justiça que deve ser mantida; pois isto apagaria a glória do arco-íris da promessa sobre o trono; os homens poderiam ver apenas a penalidade da Lei. Se não houvesse justiça nem punição, não haveria estabilidade para o governo de Deus. É a mistura de juízo e misericórdia que torna a Salvação completa.... A misericórdia convida-nos a entrar pelas portas na cidade de Deus, e a justiça compraz-se em conceder a cada pessoa obediente amplos privilégios como membro da família real, filho do Rei celestial. Se fôssemos defeituosos no caráter, não poderíamos passar pelas portas que a misericórdia abriu para os obedientes; pois a justiça permanece junto à entrada, e exige santidade de todos os que desejam ver Deus. – Maranata, o Senhor Vem (Meditações Matinais, 1977), p B. A justiça e a compaixão devem estar presentes em qualquer resolução de conflitos do Cristão. Como se desenvolve estes conceitos?

2º PASSO Compreender os passos básicos na gestão de conflitos

Devem aprender a ver com o entendimento, assim como com os vossos olhos. Devem educar o vosso discernimento de maneira a não ficar enfraquecido e ineficiente. Devem orar pedindo orientação, e entregar o vosso caminho ao Senhor. Precisam de cerrar o coração contra toda a loucura e pecado, e abri-lo a toda a influência celestial. Devem aproveitar ao máximo o vosso tempo e oportunidades, a fim de desenvolver um caráter simétrico. - Filhos e Filhas de Deus (Meditações Matinais, 1956), p “O remanescente de Israel não cometerá iniquidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; porque serão apascentados, deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.” Sof. 3:13. A.Que importância tem pensar antes de falar, na gestão de conflitos? E a mentira tem lugar em alguma circunstância?

Devem aprender a ver com o entendimento, assim como com os vossos olhos. Devem educar o vosso discernimento de maneira a não ficar enfraquecido e ineficiente. Devem orar pedindo orientação, e entregar o vosso caminho ao Senhor. Precisam de cerrar o coração contra toda a loucura e pecado, e abri-lo a toda a influência celestial. Devem aproveitar ao máximo o vosso tempo e oportunidades, a fim de desenvolver um caráter simétrico. - Filhos e Filhas de Deus (Meditações Matinais, 1956), p B. Tendo em conta que só Deus conhece todos os ângulos de um conflito, qual deve de ser a minha atitude perante qualquer circunstância?

Os relacionamentos humanos constroem-se sobre palavras. Estamos constantemente a dizer palavras uns aos outros para indicar a natureza dos nossos relacionamentos. As palavras iradas de discórdia e as mentiras indicam um relacionamento desfeito. Palavras corteses de verdade e encorajamento indicam um relacionamento em crescimento.

Lição da Escola Sabatina 17 de Fevereiro de 2015 Vivemos num mundo de conflitos e aparências, em que parecer é mais importante do que ser. E nas nossas relações interpessoais reflete-se essa realidade. Hoje, é normal mexericar sobre a vida de um amigo; é considerado aceitável mentir, se for por uma boa causa; As palavras deixam de ser comedidas e em nome da frontalidade, pode-se expor, magoar a quem seja. Deus mostra-nos que há outro tipo de relacionamentos. Em que cada ser humano é valorizado e tido em conta. Ensina-nos a medir as palavras, chama-nos à reflexão profunda antes de agir ou falar e a colocar a verdade acima dos interesses humanos e das boas intenções. Deus deseja que nos relacionemos com amor Cristão, deixando os julgamentos para Ele, o único com capacidade para conhecer os nossos corações.

Como é que esta lição, sobre como lidar com conflitos, pode afetar hoje a minha vida? Deixar de fazer mexericos acerca da vida dos outros, mas tratar a todos com justiça e compaixão Compreender que apenas Deus conhece os corações e por isso apenas Ele pode julgar cada Homem.

Como é que posso usar esta lição, sobre como lidar com conflitos, durante a próxima semana? Vigiar a minha boca e os meus pensamentos para não falar ou pensar mal de ninguém Pedir a ajuda de Deus para me dirigir sempre (sejam quais forem as circunstâncias), com amor, justiça e compaixão

Que mudanças preciso de fazer na minha vida? Que princípio bíblico da lição podemos usar hoje?

Que mudanças preciso de fazer na minha vida? Vamos tomar essa decisão! PRINCÍPIOAPLICAÇÃOPROBLEMADECISÃO A resolução de conflitos deve ser sempre baseada no caráter de Cristo 1. Amor, compaixão e justiça são a chave 2. Deus é o único com capacidade para julgar intenções Muitas vezes deixamos que a forma de agir mundana reja as nossas atitudes em vez da Cristã Entregar a Deus todos os conflitos com que me depare e deixar que seja o Seu método a prevalecer