Casa da juventude O Protagonismo Juvenil e a Igualdade de Oportunidades TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV Encontro de Educação Ambiental da Baixada Santista Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista.
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
I- Concepção de Educação
Encostas da Serra Geral
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
26 de Maio de Associação cultural Sem fins lucrativos Duração ilimitada Constituída nos termos da legislação CARÁCTER JUVENIL.
Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
Princípios de acesso á actividade Física
Curso EFA “Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural” – Sec
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
BragAtiva – Pratica Desporto
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
Lei de bases da actividade física e desportiva
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António 29 de Novembro de 2012.
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
Programa Juventude em Acção Projecto “Ser e Estar na Europa” /
Em Cena Arte e Cidadania. Historia - A EM CENA ARTE E CIDADANIA é uma associação Civil sem fins lucrativos - Fundada em 27 de novembro de Com intenção.
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
CREACIL (Cooperativa de Reabilitação, Educação e Animação para a Comunidade Integrada de Loures CREACIL é uma cooperativa de Pais e de Técnicos que conjugam.
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Esta área disciplinar consiste na concretização de um projecto centrado em problemas de interesses dos alunos e relacionados com as suas áreas de estudo.
Velhice bem sucedida Três grandes categorias de condições:
UM MODELO DE INTERVENÇÃO NO APOIO ÀS IPSS 15 de Novembro de 2013.
Comissão Social da Freguesia de Moscavide Comissão Social da Freguesia de Moscavide Reunião CLAS 23 de Fevereiro de 2006.
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Rede de Voluntariado. Conceito de Voluntariado Acção empreendida de livre vontade Sem remuneração Em benefício de terceiros.
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Projeto Parque do Talento Empreendedor. Missão A Federação das Associações dos Jovens Empresários do Rio Grande do Sul tem como missão representar, aglutinar.
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Escola Secundária Fernando Namora
Radiciona L afõesafões 2010/2011 Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades.
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Animação Sociocultural
Pense globalmente contribua localmente para programas de impacto ao longo prazo para responder as necessidades locais Parceria com Comunidade Moçambicana.
FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS.
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
ASSOCIAÇÃO VIDA Esta associação foi fundada no dia 15 de novembro de 2011 na vila do Pinhão. Visa ajudar a terceira idade e a integrar os jovens na sociedade.
I Encontro Municipal da Juventude da Calheta 24 de julho 2015 Centro das Artes – Casa das Mudas.
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
MUDAR O FUTURO Apresentação de candidatura à Comissão Política da JSD – S. João da Madeira.
Paulo Santos I. Análise Estratégica Análise Externa (Geral; Específica) Análise Interna II. Implementação da Estratégia Eixos.
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
EU CUIDO, EU LIMPO! CAMPANHA AMBIENTE E CIDADANIA.
Transcrição da apresentação:

Casa da juventude O Protagonismo Juvenil e a Igualdade de Oportunidades TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007

03/Maio/072 Vila Real de Santo António PROTAGONISMO JUVENIL – PLANO MUNICIPAL PARA A JUVENTUDE Considerando que é intenção dos jovens, que com diferentes interesses procuram na expressão das suas vontades, desejos e motivações, dar voz aos seus anseios e preocupações, o Município de Vila Real de Santo António pretende promover e estimular a participação dos jovens em momentos de discussão e integração, reconhecendo que a contribuição destes Jovens pode gerar mudanças decisivas na realidade social, cultural, política e ambiental na qual estão inseridos.

03/Maio/073 Vila Real de Santo António PROTAGONISMO JUVENIL – PLANO MUNICIPAL PARA A JUVENTUDE Metodologia de Intervenção: Orientada numa política juvenil que visa a plena e efectiva participação dos jovens na sociedade e nos Centros de decisão, em áreas como: Educação; Emprego; Saúde; Ambiente; Tempos Livres; Desporto e Exclusão Social

03/Maio/074 Vila Real de Santo António PROTAGONISMO JUVENIL - PLANO MUNICIPAL PARA A JUVENTUDE FASES DO ENVOLVIMENTO Primeira Fase: Identificação do Público – Alvo e conhecer as necessidades, anseios e reivindicações da população juvenil, através de conversas informais; oSegmentação Geográfica, oSegmentação Demográfica, oSegmentação Psicografica, oSegmentação Comportamental. Segunda Fase: Identificar opinion leaders, de entre a população juvenil.

03/Maio/075 Vila Real de Santo António PROTAGONISMO JUVENIL - PLANO MUNICIPAL PARA A JUVENTUDE Terceira Fase: Elaboração e apresentação do plano de actividades tendo em atenção as opiniões e comentários da população juvenil. Quarta Fase: Reuniões periódicas para coordenação das actividades com a presença dos opinion leaders. Quinta Fase: Concretização das acções em que os opinion leaders são os protagonistas.

03/Maio/076 Vila Real de Santo António PROTAGONISMO JUVENIL - PLANO MUNICIPAL PARA A JUVENTUDE Sexta Fase: Avaliação das acções. Sétima Fase: Criação da Casa da Juventude, sítio físico de convívio onde serão desenvolvidas acções posteriores que visa sobretudo dinamizar o movimento associativo concelhio, assumindo o Município o estatuto de parceiro nas iniciativas a realizar.

03/Maio/077 Vila Real de Santo António PROTAGONISMO JUVENIL - PLANO MUNICIPAL PARA A JUVENTUDE ACÇÕES A CONCRETIZAR: Banco de Voluntariado Pretende-se promover o encontro entre a oferta e a procura do Voluntariado e fomentar a sua prática a favor da Comunidade. Sensibilizar os Jovens para esta vertente criando assim um Banco de Voluntário para Jovens do Concelho em diversas Áreas de Intervenção, nomeadamente: Desporto – Incentivar as relações intergeracionais (jovens e idosos) e promover a realização de actividades que permitam o desenvolvimento da comunidade. Para o efeito pretende-se a colaboração da Divisão de Desporto da Autarquia na organização de provas desportivas.

03/Maio/078 Vila Real de Santo António PROTAGONISMO JUVENIL - PLANO MUNICIPAL PARA A JUVENTUDE ACÇÕES A CONCRETIZAR: Humanização dos Serviços Públicos – Nos locais e serviços de Atendimento cujo público-alvo sejam as crianças e os idosos pretende-se Apoiar e animar em todos os serviços onde exista atendimento a crianças e a idosos. Minimizar o efeito “frio” que existe nos Hospitais. Apoio a Crianças – Realizar actividades com crianças de Bairros Sociais (passeios culturais e de diversão, jogos, etc.) que servem para educar em termos éticos, morais e cívicos e para retirar da rua as crianças de modo a integrá-las evitando a formação de futuros “gangs”.

03/Maio/079 Vila Real de Santo António PROTAGONISMO JUVENIL - PLANO MUNICIPAL PARA A JUVENTUDE ACÇÕES A CONCRETIZAR: Apoio a Idosos – Acompanhamento dos Idosos a diferentes actividades de animação, a visitas culturais, realização de actividades lúdicas, fazendo-lhes companhia. Ajudar os idosos nas suas tarefas diárias para as quais apresentam maior dificuldade. Ambiente – Organizar acções de protecção do meio ambiente. Participação: Jovens dos 15 aos 30 anos, detentores da escolaridade obrigatória que, por motivação pessoal, espírito cívico e/ou impulso solidário queiram livremente assumir o compromisso de dedicar parte do seu tempo, gratuitamente, com regularidade e responsabilidade, a projectos e actividades de interesse social e/ou cultural, em benefício da Comunidade.

03/Maio/0710 Vila Real de Santo António PROTAGONISMO JUVENIL - PLANO MUNICIPAL PARA A JUVENTUDE ACÇÕES A CONCRETIZAR: Associação Juvenil Apoio à constituição de Associações Juvenis independente e sem fins lucrativos que irão promover e apoiar projectos e acções de acordo com as suas capacidades, aptidões e interesses, na área da Juventude. Descrição Preparar e executar projectos e actividades sócio-culturais por parte dos voluntários contando com o apoio de várias entidades e patrocinadores; Promover o estudo, investigação, difusão de informação e intercâmbios nacionais e estrangeiros; Cooperar com todas as entidades públicas e privadas, visando a integração social dos Jovens e o desenvolvimento de políticas adequadas à sua condição.

03/Maio/0711 Vila Real de Santo António PROTAGONISMO JUVENIL - PLANO MUNICIPAL PARA A JUVENTUDE ACÇÕES A CONCRETIZAR: Fábrica de Sonhos Foi pensado tendo em conta o elevado número de jovens artistas existentes no Concelho e cujas principais dificuldades são a Formação e a Promoção do seu Trabalho. No fim de cada mês de formação será patente o trabalho desenvolvido através de uma exposição ou de um espectáculo aberto à população em geral, com o intuito de divulgar novos valores e talentos em diversas áreas.

03/Maio/0712 Vila Real de Santo António PROTAGONISMO JUVENIL - PLANO MUNICIPAL PARA A JUVENTUDE ACÇÕES A CONCRETIZAR: “Maio Jovem” (1/4 Maratona Fotografia, Arte pela Arte, Cultura Urbana – Hip Hop) Desafio que se lança aos Jovens do Município para que este possam mostrar as suas actividades no âmbito do Cinema, Dança, Desporto, Exposições, Música, Teatro e Vídeo. Descrição: Os Jovens apresentam uma ideia, um projecto ou actividades que queiram ver realizadas. O projecto com o nome da Associação/individual, endereço, contacto telefónico, , descrição do projecto, área de actuação, público alvo, necessidades logísticas, previsão orçamental, o local de realização do Projecto, a data e outras informações que considerem importantes.

03/Maio/0713 Vila Real de Santo António PROTAGONISMO JUVENIL - PLANO MUNICIPAL PARA A JUVENTUDE OUTRAS ACTIVIDADES: Dia Radical; Futebol de Rua; Feira das Trocas e Baldrocas; Conversas em Messenger; Conselho Municipal Jovem; Criação de um “Blog”; Workshop de Danças; Inquérito à Juventude.

03/Maio/0714 Mundialito 2007

03/Maio/0715 Acampamento Jovem 2007

03/Maio/0716 Fábrica de Sonhos

Casa da juventude O Protagonismo Juvenil e a Igualdade de Oportunidades OBRIGADO PELA ATENÇÃO