INTERFERÊNCIA DO GOVERNO NO EQUILÍBRIO DE MERCADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - PROF. RENATO MOGIZ SILVA
Advertisements

Comercialização de Produtos Agroindustriais
EQUILÍBRIO DE MERCADO.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
Sumário, aula 12 Intervenções do Governo Imposição de um Preço Máximos
Fundamentos de Economia
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
Fundamentos de Economia
Elasticidade e Suas Aplicações
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Análise da Oferta de Mercado
INTERMODAL E MARKETING.
O Modelo da Procura e Oferta
Instrumentos de Política Macroeconômica
Análises de Demanda e Oferta
P4 Ao preço p4 > p3 qual a quantidade que os consumidores domésticos estariam dispostos a comprar? E que quantidade seria produzida no país? Em uma economia.
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Teoria Econômica AULA 4 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
Economia Brasileira_26/02/2007
Teoria da oferta e procura Prof. Jorge Mendes de Sousa
Módulo 2 - Noções Gerais de Microeconomia
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
MERCADO Profª. Econ. Msc. Jarmonielle de Oliveira
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
MICROECONOMIA.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Macroeconomia Teorias de Inflação
A Influência das Políticas Monetária e Fiscal Sobre a Demanda Agregada
Macroeconomia Política Fiscal
Oferta, Demanda e Políticas Governamentais
Exercícios Questão I De acordo com a Boeing, o custo operacional por passageiro por quilômetro de um Boeing 747 é o apresentado abaixo, para viagens de.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
DEMANDA x OFERTA.
Contabilidade Nacional
Análise de Mercados Competitivos
São aqueles em que existem muitos compradores e vendedores
Interferência do governo
Teoria Básica de Oferta e Demanda
Copyright © 2004 South-Western 6 Oferta, Demanda, e Politicas Governamentais.
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Sistema Econômico / Organização Econômica
OFERTA E DEMANDA: COMO O MERCADO TRABALHA
Aplicação: Os Custos da Tributação
Assuntos preliminares
As forças de Mercado da Oferta e da Demanda
Princípios de Microeconomia
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
O Modelo da Procura e Oferta
Oferta de Mercado Aula 5.
EQUILÍBRIO DE MERCADO.
Oferta e Demanda.
Microeconomia Aula 4.
Oferta, Demanda e Políticas Governamentais
CAPÍTULO 9 RESUMO 1 Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor 2 Eficiência de um mercado.
Políticas de controle da demanda
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Prof. Jorge Sant' Anna Teoria da Oferta e do Equilíbrio
TAXA DE CÂMBIO Profª Salete P. Borilli.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Aula 3 – Oferta e Demanda.
POLÍTICA FISCAL Ações do governo do lado dos gastos públicos e da arrecadação tributária.
Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 7 C A P Í T U L O © 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard Agregando Todos.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
1) Admita uma economia aberta pequena, com mobilidade imperfeita de capital em relação ao exterior, e inicialmente com o balanço de pagamentos equilibrado.
Transcrição da apresentação:

INTERFERÊNCIA DO GOVERNO NO EQUILÍBRIO DE MERCADO

A INTERVENÇÃO DO GOVERNO INFLUENCIA SIGNIFICATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOS PREÇOS: AO FIXAR IMPOSTOS E SUBSÍDIOS AO ESTABELECER CRITÉRIOS DE REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO AO FIXAR PREÇOS MÍNIMOS PARA PRODUTOS AGRÍCOLAS AO DECRETAR TABELAMENTOS AO CONGELAR PREÇOS E SALÁRIOS

TIPOS DE IMPOSTOS Impostos indiretos – incidentes sobre o consumo ou sobre as vendas (ICMS, IPI, etc); Impostos diretos – impostos sobre a renda

Tipos de Impostos Indiretos Imposto específico: recai sobre a unidade vendida, e independe de seu preço. Imposto ad valorem: aplicado sobre o valor da venda; representa um percentual da receita total do produtor (efetivamente, preço recebido pelo produtor é parcela do preço de mercado)

Conseqüências do Aumento de Impostos Aumento dos custos de produção para a empresa; Isso pressiona uma elevação dos preços dos produtos; Empresas repassam imposto para consumidor; Caso contrário, empresa deverá reduzir volume de produção; Há alteração nos preços e quantidades de equilíbrio de mercado.

Conseqüências do Imposto Específico sobre o Equilíbrio de Mercado Sua incidência provoca o deslocamento da curva de oferta para a esquerda. A decretação do imposto eleva o preço de mercado e reduz a quantidade de equilíbrio.

Conseqüências do Imposto ad valorem sobre o Equilíbrio A curva de oferta se tornará mais vertical, tendo um deslocamento angular para a esquerda. Isto provocará uma elevação do preço de equilíbrio e uma redução da quantidade

Política de preços mínimos na agricultura Governo garante preço a ser pago após colheita antes mesmo do plantio do produto. Objetivos A) garantia de preços ao produtor agrícola; B) Proteção das flutuações dos preços de mercado; Em suma: garante a renda do setor agrícola diante das flutuações do mercado

Política de preços mínimos na agricultura Se os preços de mercado > preços mínimos – agricultor preferirá vender produto no mercado; Se os preços de mercado < preços mínimos – produtor preferirá vender produção ao governo. Ocorrendo preços mínimos superiores – haverá excedente de produto adquirido pelo governo – formação de estoques reguladores. O governo poderá tanto comprar o excedente dos produtores, quanto arcar com a diferença dos preços através do estabelecimento de subsídios.

Política de Tabelamento Governo interfere no sistema de preços de mercado, fixando um preço máximo para a venda da mercadoria. a) Para combater a inflação; b) Para defender o interesse dos consumidores; c) Coibir abusos dos vendedores; d) Controlar preços de bens de primeira necessidade. Com o tabelamento, preços não poderão subir.

Conseqüências do Tabelamento Preços não poderão subir Surge excesso de demanda Aparecem mecanismos para distribuir a quantidade ofertada entre os consumidores Mecanismos possíveis de ajuste: filas, vendas no mercado negro, racionamento incentivado pelo governo