Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação a objetos identidade abstração classificação encapsulamento
Advertisements

Análise e Projeto Orientado a Objetos
Desenvolvimento de aplicativos Orientados a Objetos: Definição e Características THIAGO IDEALI.
Princípios da Orientação a Objetos e a Linguagem UML
ABSTRAÇÃO processo de representar um grupo de entidades através de seus atributos comuns feita a abstração, cada entidade particular (instância) do grupo.
Engenharia de Software
UML Visões – Parte 2.
UML – Visões Parte 1 Modelando um sistema.
15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- – 1 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula.
(Unified Modeling Language)
Identificando requisitos
Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML 2ª edição
Projeto 1.
Análise e Projeto de Sistemas
Modelagem de Sistemas Alcides Calsavara.
Modelagem Orientada a Objetos
Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
O Paradigma de Orientação a Objetos
FACENS – Engenharia da Computação Lógica Computacional II
Introdução ao paradigma de programação: Orientado a Objetos
Introdução a diagrama de classes e UML
AOO - Análise Orientado a Objetos
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Introdução à Modelagem Conceitual 1. Conceitos Básicos
Programação Orientada a Objetos
Programação orientada a objetos com Java
Modelo Entidade Relacionamento
Paulo J. Azevedo Departamento de Informática Universidade do Minho
Classes e objetos Modelagem
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Análise e Projetos de Sistemas UML-Linguagem de Modelagem Unificada Modelo de Dados com UML Diagrama de Classes Professor: Armando Hage.
Orientação a Objetos.
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
DIAGRAMA DE COMPONENTES
Diagrama de Classes e Diagrama de Objetos
Princípios de Orientação à Objetos
. Smalltalk HISTÓRICO . Década de 60 – POO . Dynabook (Alan Kay)
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 4
Projeto Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
Análise Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
Representação Arquitetural
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Padrão- MVC Model, View, Controller
Laboratório de Programação
Paradigmas da Programação – Semestre 2 – Aula 1 Professores: Fábio de Paula Santos Eduardo Mantovani
Desenvolvimento de Software Dirigido a Modelos
As metodologias de análise devem: 1. Facilitar a comunicação. 2. Proporcionar meios de definir os contornos do sistema. 3. Proporcionar meios para definir.
OO - Revisão Programação Orientada a Objetos Profa. Cristiane.
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
Modelo de Análise e Projeto
Conceitos de Orientação a Objetos zConceito de tipo zTipos Abstratos de Dados zMódulos/Pacotes zEncapsulamento.
Introdução a Orientação a Objetos
Introdução à modelagem orientada a objetos
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
Orientação a Objetos com UML. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Análise e Projeto OO com UML e Padrões|
20/04/2017 Orientação a Objetos 1 1.
Módulo II Capítulo 1: Orientação a Objetos
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Continuação Modelagem Orientada a Objetos Técnico Subsequente.
Engenharia de Software Orientada a Objetos
Características Cor Combustível Num_Portas Potencia Comportamentos Acelerar Feiar Acender farol Dar seta Buzinar Características Cor Combustível Num_Portas.
Projeto de Arquitetura de Software
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
Desenvolvendo sotfware com UML1 Visão Geral de Orientação a Objetos.
Visão Geral de Orientação a Objetos com UML Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes OO e UML | 2 Objetivos.
Engenharia de Software Orientada a Objetos Professor: Guilherme Timóteo Aula 3: – Modelagem de Classes (parte 2)
Transcrição da apresentação:

Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II

Avaliações 1ª Avaliação: 30% - Trabalho 70% - Prova - 13/04 2ª Avaliação: 30% - Trabalho 70% - Prova Oficial - 02/06

Conceitos Gerais Modelagem de Sistemas Conceitos de Orientação a Objetos Classes e Objetos Métodos Encapsulamento Polimorfsmo Generallização Composição

Modelagem de Sistemas O que é um modelo ? Uma simplificação da realidade. Reflete uma perspectiva. Reflete um nível de abstração. São refinados até ser fácil implementar o código.

Modelagem de Sistemas Benefícios Gerenciamento da complexidade. Comunicação entre as pessoas envolvidas. Redução dos custos no desenvolvimento. Precisão do comportamento futuro do sistema. Facilitar a divisão do trabalho.

Modelagem de Sistemas Ao longo do desenvolvimento Nível crescente de detalhamento. Mudança progressiva. Raramente estão corretos na 1ª versão. Deve-se solicitar a revisão do modelos por outras pessoas.

Modelagem Orientada a Objetos Paradigma da orientação a objetos Propõe-se a representar o mais fielmente possível, as situações do mundo real, nos sistemas computacionais. Sistemas são decompostos em módulos. Módulos são decompostos em funções. As funções e dados são tratados em separado. As funções são ativas e os dados são passivos. Os comportamentos e os dados são mantidos integrados. Suporta os conceitos de classe, objeto e herança.

Modelagem Orientada a Objetos Paradigma da orientação a objetos O paradigma da orientação a objetos visualiza um sistema de software como uma coleção de agentes interconectados chamados objetos. Cada objeto é responsável por realizar tarefas específicas. É pela interação entre os objetos que uma tarefa computacional é realizada. Bezerra, 2007.

Conceitos de Orientação a Objetos Objetos Representação de um elemento do mundo real. Objetos físicos (livro, mercadoria). Funções de pessoas (cliente, vendedor). Eventos (compra, telefonema). Interações entre objetos (nota fiscal). Lugares (loja, agência).

Conceitos de Orientação a Objetos Objetos Possuem atributos (variáveis, campos). Possuem métodos (funções). São instâncias de uma classe.

Conceitos de Orientação a Objetos Classes Conjunto de objetos. Superclasses. Abstrata ou pura.

Conceitos de Orientação a Objetos Encapsulamento. Restringir o acesso ao comportamento interno do objeto. Protege os atributos de um objeto. Provê uma interface do objeto.

Conceitos de Orientação a Objetos Herança ou Generalização. Uma classe pode herdar o comportamento de outra classe.

Modelagem Orientada a Objetos Visões representadas: Estática. Dinâmica.

Modelagem Orientada a Objetos Visão Estática: Explicita as classes, os objetos e os relacionamentos. Representada através de diagramas de classes e de objetos.

Modelagem Orientada a Objetos Visão Dinâmica: Descreve as interações entre os objetos. Identifica estímulos. Descreve como os objetos reagem aos estímulos. Diagramas de interação e estado.

Exercício 1: Conceitue o que são objetos, classes, métodos, atributos, herança, encapsulamento e caso de uso.