A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II."— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II

2 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de requisitos Casos de Uso Atores Relacionamentos

3 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Relacionamentos Estabelece o vínculo entre atores e casos de uso. Um ator deve estar relacionado a pelo menos um caso de uso. Existe relacionamento entre atores. Existe relacionamento entre casos de uso.

4 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Relacionamentos – Tipos: Comunicação Inclusão Extensão Generalização

5 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Relacionamentos – Tipos: Comunicação Vincula um ator a um caso de uso. Indica que um ator interage com determinado caso de uso, troca informações.

6 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Relacionamentos – Tipos: Comunicação

7 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Relacionamentos – Tipos: Inclusão Existe somente entre casos de uso. Indica a realização de um comportamento de outro caso de uso. Indica a execução obrigatório de um outro caso de uso.

8 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Relacionamentos – Tipos: Inclusão

9 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Relacionamentos – Tipos: Extensão Existe somente entre casos de uso. Indica a realização de um comportamento de outro caso de uso. Indica a execução eventual de um outro caso de uso.

10 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Relacionamentos – Tipos: Extensão

11 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Relacionamentos – Tipos: Generalização Ocorre entre casos de uso ou entre atores. Ocorre uma relação de herança, onde um ator (ou caso de uso) herda o comportamento de seu pai.

12 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Relacionamentos – Tipos: Generalização Atores O ator herdeiro pode realizar todos os casos de uso que o seu pai.

13 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Relacionamentos – Tipos: Generalização Atores

14 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Relacionamentos – Tipos: Generalização Casos de Uso O caso de uso herda todo o comportamento de seu pai, podendo fazer alterações.

15 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Relacionamentos – Tipos: Generalização Casos de Uso

16 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Relacionamentos ComunicaçãoExtensãoInclusãoGeneralização Caso de uso e Caso de uso XXX Ator e Ator X Caso de uso e Ator X

17 Processo de Desenvolvimento de Software Diagrama de Casos de Uso

18 Tarefa 1 – Parte 03 Passo 01 Utilizem uma ferramenta CASE (Computer-Aided Software Engineering) - exemplo JUDE (Java and UML Development Envroument), auxilia em atividades de Engenharia de Software. Este programa possui uma versão gratuita para download, na internet, no link a seguir: http://jude.change-vision.com/jude-web/download/index.html acessado em dezembro de 2009.

19 Tarefa 1 – Parte 03 Passo 02 Os Casos de Uso (Use Case) são desenvolvidos de acordo com os Eventos que ocorrem entre os agentes externos (Atores) e o sistema. Um Caso de Uso é uma seqüência de transações realizadas pelo sistema em resposta ao disparo de um evento, portanto representem (criem) apenas três (3) Diagramas de Caso de Uso identificados na Lista de Eventos gerada na Etapa Nº 2. A ferramenta, software JUDE, pode ser adotada neste passo. Exemplo ilustrativo de um Diagrama de Caso de Uso a seguir (cadastrar Cliente).

20 Tarefa – Parte 03 Passo 03 Os Diagramas criados na ferramenta CASE JUDE devem ser entregues para o cliente. Data de entrega: 13/04/2010 – Até às 19:30h


Carregar ppt "Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google