A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II."— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II

2 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Análise Projeto Implementação Testes Implantação

3 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de Requisitos Descrição de Casos de Uso A UML não define uma estrutura específica para a descrição de um caso de uso. Deve-se utilizar os itens que forem úteis e inteligíveis para o usuário.

4 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de Requisitos Descrição de Casos de Uso Nome Identificador Importância Sumário Ator Precondições Fluxo Principal Fluxos Alternativos Fluxos de Exceção Pós-condições Regras de Negócio

5 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de Requisitos Descrição de Casos de Uso Nome Mesmo nome utilizado no Diagrama de Casos de Uso. Identificador Freqüentemente utilizamos um identificador, facilitando a sua referência em outros documentos do projeto. (UC01, UC02,..., UCNN) Importância Classificar os Casos de Uso de acordo com o seu Risco e Prioridade Risco Alto e Prioridade Alta Risco Alto e Prioridade Baixa Risco Baixo e Prioridade Alta Risco Baixo e Prioridade Baixa

6 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de Requisitos Descrição de Casos de Uso Sumário Breve descrição do objetivo do ator ao utilizar o caso de uso. Ator Nome do Ator ou Atores que iniciam o caso de uso. Precondições São as hipóteses assumidas como verdadeiras para que o caso de uso seja iniciado.

7 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de Requisitos Descrição de Casos de Uso Fluxo Principal É a descrição da seqüência de passos mais usual. Fluxos Alternativos É a descrição de seqüências alternativas para utilização do caso de uso. Fluxos de Exceção Representam o comportamento do caso de uso na ocorrência de erros ou situações imprevistas. Interrompem a seqüência de passos do caso de uso.

8 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de Requisitos Descrição de Casos de Uso Pós-condições São os estados observados no sistema, após a realização do caso de uso. Regras de Negócio A relação das regras de negócio aplicadas ao caso de uso.

9 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de Requisitos Regras de Negócio É um documento contendo as regras de negócio que serão aplicadas ao software. Sugere-se criar um identificador para cada uma das regras, que serão referenciadas na descrição dos casos de uso. Cada regra deve ser referenciada em pelo menos um passa de algum caso de uso.

10 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de Requisitos Regras de Negócio Exemplos 1.O limite de saque diário é de R$ 1.000,00. 2.Após a conclusão da matrícula, não pode haver mudança da grade de disciplinas.


Carregar ppt "Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google