Introd. à pesquisa - aula 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Metodologia Científica
Discilpina: Nutrição de Plantas
Introdução a Teoria da Classificação
Técnicas da Comunicação Científica
RELATÓRIO PCC PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
ARTIGO CIENTÍFICO.
Introdução à pesquisa em Geografia - I
Orientação do Artigo Interdisciplinar
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Referências Bibliográficas.
Desenvolvimento de PROJETOS.
COMO SE FAZ UMA TESE Umberto Eco
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Metodologia Científica
TUTORIAL. Acervo digital de obras de referência (dicionários e enciclopédias) com acesso ao texto completo e busca textual. Contempla diversas áreas do.
Guia de Apoio à Criação de Bibliografia num Trabalho
Elaboração da ficha catalográfica para teses e dissertações TUTORIAL
Redação de sínteses Rodney Caetano.
Modelo Estruturado do CNPq
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
METODOLOGIA DA PESQUISA
ARTIGO CIENTIFICO.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Normas para trabalhos escolares
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
[nome do aluno] [nome do orientador]
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Elaboração de trabalhos em ambientes educacionais Natália Pacheco.
Fichamento: técnica de estudo
O Artigo Científico Cultura, Língua e Comunicação
Como se faz uma pesquisa? Como se trabalha em grupo
Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida
Trabalho nas regras ABNT
Iniciação Científica º Série/EM.
Guia para elaboração de TCC e Normas da ABNT
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
EXERCÍCIO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
PROJETO DE PESQUISA.
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Título do Artigo Científico
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
Título do PTI1 Nome Estudante 1 Nome Estudante 2 Orientador: Nome Orientador.
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
A palavra pede passagem...
Metodologia Científica
TUTORIAL. SABIN AMERICANA Esta base é formulada conforme a bibliografia de Joseph Sabin, bibliófilo americano que viveu entre 1821 e Com.
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
FICHAMENTO.
Título Nome da UE: Nomes dos alunos: ___________________ ___________________ Curso (por exemplo, 3ª série C do Ensino Médio) Nome do Tutor(professor Orientador):
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto V: Elementos Pós-Textuais Manual de Monografia.
Citações e Referências
Metodologia Científica - Profa. Rosa Coutrim
METODOLOGIA CIENTÍFICA PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Introd. à pesquisa - aula 2 O que é um projeto de pesquisa? Quais são as suas partes?

Título [tema da pesquisa] e Finalidade Um projeto de pesquisa normalmente possui os seguintes itens ou partes: Título [tema da pesquisa] e Finalidade Nome do Autor [e do Orientador, se houver] Objetivos [Onde se quer chegar – hipóteses] Justificativa [A importância do tema e o que se quer avançar em relação a ele] Metodologia Cronograma [e Custos, se for o caso] Bibliografia

Como escolher um tema? Como formular um problema? 1. Levar em conta o tipo de trabalho (TGI, mestrado, doutorado, etc.) e o tempo disponível; 2. Adequação à maturidade/experiência/ e bagagem cultural do candidato; 3. Que seja motivador e compatível com a opção de vida (ou ideologia) do candidato. Para TGI normalmente se dispõe de 2 semestres. Para dissertações de mestrado 5 ou, no máximo, 6 anos. E para teses de doutorado 6 ou, no extremo, 8 anos. Temas ambiciosos e nos quais se pretende dizer algo de novo devem ser deixados para o doutorado. No TGI, um trabalho final de graduação, o aconselhável é escolher um tema não ambicioso, que seja possível de concluir em 2 semestres e que não demande muito trabalho de campo, viagens, leitura de uma imensa bibliografia, etc. No TGI o candidato não precisa, necessariamente, mostrar conhecimento de uma língua estrangeira. Já no mestrado ele tem que conhecer ao menos uma, e duas no doutorado.

Como formular um tema ou um problema de pesquisa? Um problema científico é uma questão não solvida, que é objeto de discussão em qualquer domínio do conhecimento. Um tema (que pode ser um problema) é um assunto a ser redefinido ou melhor explicado: desde um balanço bibliográfico até o conhecimento preliminar sobre uma área pouco ou nada estudada, uma nova perspectiva no entendimento de algo, etc. Texto T Tex Texto Txto Texto Texto Texto

É necessário construir hipóteses? O que são hipóteses? Como classificar as hipóteses? 1. Casuísticas  afirmam que algo tem determinada característica. Ex: Moisés era egípcio e não judeu (Freud). 2. Relativas à freqüência  afirmam que algo é mais freqüente num lugar, numa classe social, numa etnia, etc. 3. As que estabelecem relações entre variáveis. Ex: alunos de administração são mais conservadores que os de ciências sociais.

Como chegar a uma hipótese? 1. Observação; 2. Resultado de outras pesquisas; 3. Teorias; 4. Intuição. ►As pesquisas sem hipóteses a priori

A importância do levantamento bibliográfico Procurar as obras (livros, artigos, documentos) essenciais para o tema: • pesquisar em bibliotecas/arquivos; • anotar e buscar os trabalhos citados pelos autores/obras fundamentais; • buscar índices ou balanços bibliográficos sobre o tema (em periódicos, por ex.). A pesquisa em bibliotecas: os catálogos por Assunto (tema) e por Autor.

Como citar as obras consultadas? 1. SOBRENOME do(s) Autor(es), seguido pelo(s) nome(s). (ou NOME DA INSTITUIÇÃO, se não tiver autor). 2. TÍTULO do livro ou do documento. Se for um artigo, o seu título e a seguir o nome do periódico onde foi publicado. 3. NOMES da Cidade, da Editora e o ANO da publicação. (Se for um artigo ou ensaio, o número do periódico, o mês e ano, o nome da instituição que o publica, e as páginas). 4. (OPTATIVO): O ano da edição original (no caso de obras clássicas), o nome do tradutor (no caso de obras publicadas originalmente em outro idioma), o número de páginas do livro, etc.

EXEMPLOS: ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo, Perspectiva, 2000, 15a. Edição, 170 pgs. Tradução de Gilson C.C.de Souza. (Original, em italiano, de 1977). QUEIROZ NETO, J.P.de. Pedologia: conceito, métodos e aplicações. In: Revista do Departamento de Geografia. São Paulo, FFLCH-USP, 1984, n.3, pp.95-102. - IBGE. Censo Demográfico 2000. Resultados preliminares. Rio de Janeiro, IBGE, 2000, 156 pgs.

Como citar artigos obtidos na internet? AUTORIA  autor(es) ou instituição TÍTULO do texto, da reportagem, etc. LOCAL onde o documento está armazenado: http://www._________ 4. DATA do documento e/ou data do acesso Ex = SANTOS, Milton. Há mesmo um espaço virtual? Disponível na internet in http://www.hypertexto.com.br/publyhpertextopor/. Elaborado em 21/2/2000 e acessado em 10/2/2001.

Por que, quando e como citar um autor ou uma fonte? Deve-se citar sempre a fonte (autor, instituição) de uma idéia, a não ser que seja algo de domínio público (ex: a Terra é esférica)  caso contrário é um plágio, algo visto como anti-ético. A citação pode ser direta [ipsis litteris] ou indireta [comentando a idéia, usando outras palavras para o texto fluir melhor]

Exemplos de citação direta: A ética na política, conforme assinalou WEBER (1967: 113) “pode orientar-se segundo a ética da responsabilidade ou segundo a ética da convicção.” OU: A ética na política, “pode orientar-se segundo a ética da responsabilidade ou segundo a ética da convicção.” (WEBER, 1967, p. 113)

Exemplos de citação direta II A respeito da ética na política, o sociólogo alemão Weber foi categórico: Toda atividade orientada segundo a ética pode ser subordinada a duas máximas inteiramente diversas(...) Pode orientar-se segundo a ética da responsabilidade ou segundo a ética da convicção.(...) Há uma oposição profunda entre a atitude de quem se conforma às máximas da ética da convicção – diríamos, em linguagem religiosa: “O cristão cumpre seu dever e, quanto aos resultados de sua ação, confia em Deus” – e a atitude de quem se orienta pela ética da responsabilidade, que diz: “Devemos responder pelas previsíveis consequências de nossos atos”. (WEBER, 1967:113).

EXEMPLO DE CITAÇÃO INDIRETA A questão da ética na política, a nosso ver, foi analisada de forma pertinente por Max WEBER (1967), que estabeleceu uma distinção entre uma ética de princípios ou de convicção e uma ética de resultados ou da responsabilidade.

TRABALHOS PRÁTICOS: 2. Ir até a biblioteca da FFLCH (ou da FEA, da FAU, etc.) e relacionar o que existe sobre um assunto geográfico – de livre escolha do grupo – usando os fichários por Autor e por Assunto. Trazer o resultado na próxima aula. 1. Selecionar 5 (cinco) livros e/ou artigos e fazer a referência bibliográfica de cada um;