dotProject EAP – dP EAP Jose Nome Matrícula Filipe Barbosa de Almeida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os projetos.
Advertisements

Engenharia de Software
Rational Unified Process
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
UML Visões – Parte 2.
Sistema Gerenciador de Ocorrências
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Rational Unified Process(RUP)
Valéria Maria Lauande Março/2010
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Os processos de gerenciamento
Análise e Projeto de Sistemas
Implementação de Sistemas
Fernando Bianchini Pessoa Joel Ferreira José Enes Mateus
RUP: Fluxo de Análise e Projeto
Sistema de Gerenciamento Financeiro
S ISTEMA DE G ERENCIAMENTO F INANCEIRO. O S I NTEGRANTES Caio Mac Cord Fernando Bianchini Pessoa Joel Ferreira José Enes Mateus Mauricio Lederer.
Sistema de Gerenciamento Financeiro On-Line
Sistema de Gerenciamento Financeiro On-Line
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Rational Unified Process
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
RUPinho Qualidade de Software
Unibratec Análise e Gerencia de Projetos Profº Henrique Vila Nova
Visão Geral PRO.NET.
Visão Geral do RUP.
Como escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo
Gerenciamento de Integração.
PFC Projeto Final de Curso
Análise e Desenvolvimento de Software
Análise e Projeto de Software CSTDS Profº. Henrique Vila Nova 1.
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Levantamentos de dados Desenho do Projeto
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
Especificação em Projeto de Sistemas
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
Análise e Projeto Orientados a Objetos
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
Interação entre grupos de processos
Fabrica Um Engenharia de Requisitos Definição das Ferramentas, Modelos e Padrões.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
dotProject EAP – dP EAP Jose Nome Matrícula Filipe Barbosa de Almeida
Hukarz Open Source Process D01 Alan Kelon, Silvio Meira Recife, 01/12/2006.
ADS – 5º Semestre Trabalho de Conclusão de Curso
NdP - NewdotProject NomeMatrícula Filipe Barbosa de Almeida09/ Guilherme Calixto09/ Guilherme Fay Vergara10/45547 Jose Carlos Guimaraes09/
Desenvolvimento de Sistemas - Fluxo de Testes
Engenharia de Software com o RUP - Workflow de Testes Parte II Alexandre Vasconcelos, André Santos, Augusto Sampaio, Hermano Moura, Paulo Borba © Centro.
§ O que é escopo do projeto?
Sistemas de Informação
dotProject EAP – dP EAP Jose Nome Matrícula Filipe Barbosa de Almeida
Equipe: Filipe Almeida Guilherme Calixto Guilherme Fay José Carlos Guimarães Rafael Queiroz Renan Filgueiras Vinícius Vieira dotProject EAP 1 Gestão de.
dotProject EAP – dP EAP Renato Nome Matrícula
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
Projeto: G-TV (Gestor de TV por Assinatura) CSTADS Aluno: Fellipe Weldson de Oliveira Ferreira Gerente: Eriko Brito Projeto Supervisionado de Análise e.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto.
DotProject EAP – dP EAP. -Cronograma – Orçamento -BaseLine -Valor Agregado GP Comunicação com o banco de dados Criação da tabela da EAP Teste Plano de.
Elicitar Requisitos Documentar Requisitos Validar Requisitos Estrutura Implementação Implementar Componentes Testar de Unidades Corrigir Defeitos Testar.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

dotProject EAP – dP EAP Jose Nome Matrícula Filipe Barbosa de Almeida 09/0006097 Guilherme Calixto 09/0037936 Guilherme Fay Vergara 10/45547 Jose Carlos Guimaraes 09/0008405 Rafael de Souza Queiroz 09/0012569 Renan C. Filgueiras 09/0013093 Henrique Perreira Santos 09/0007212 Vinicius Vieira Meneses 09/0014944

Equipe Jose Nome Matrícula Funções Gestor Filipe Barbosa de Almeida 09/0006097 Implementador E3 Guilherme Calixto 09/0037936 Analista de Requisitos E2 Guilherme Fay Vergara 10/45547 Testador E5 Jose Carlos Guimaraes 09/0008405 Desenhista E1 Rafael de Souza Queiroz 09/0012569 E7 Renan C. Filgueiras 09/0013093 E4 Henrique Perreira Santos 09/0007212 E8 Vinicius Vieira Meneses 09/0014944 Testador, Desenhista E6 Jose

Revisando O que é Projeto ? Porquê gerenciar um projeto ? MPS – BR Jose

Ferramentas MS Project OpenProj DotProject

Nossa escolha DotProject O dotProject é uma aplicação web e seu acesso é feito através de um navegador, assim sua utilização independe de sistema operacional e instalação na máquina do usuário, pois é executado em um servidor. Em termos mais técnicos, o dotProject é um sistema escrito em PHP, que utiliza banco de dados MySQL. Por quê ? A sua implementação é em PHP, uma linguagem de fácil aprendizado e de conhecimento de alguns membros do grupo. Além disso, é um sistema menos robusto o que proporciona maior variedade de opções para a implementação de novas funcionalidades.

Gerenciamento do Projeto Metodologia Baseada em Scrum/PMBoK

Plano de comunicação

Gerência de Configuração

Objetivo de melhoria MR-MPS-BR Nível G GPR1 GPR1 - O escopo do trabalho para o projeto é definido O escopo pode ser representado por meio de uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP) também conhecida como WBS (Work Breakdown Structure). A EAP fornece um esquema para identificação e organização das unidades lógicas de trabalho a serem gerenciadas, que são chamadas de “pacotes de trabalho” (work packages).

Objetivo de melhoria Obter um Cronograma Inicial do projeto apartir do WBS

WBS

Cronograma

Cronograma

Descrição das Atividades Iniciação - I1 Atividade Descrição Responsáveis A1. Estudo Inicial Revisar a literatura dos conteúdos que abrangem o MPS, PMBOK, Scrum e ferramentas para gerenciamento de projetos. Todo o grupo A2. Primeira reunião Discutir sobre a fase inicial. A3. Estudo Inicial de requisitos Levantar as necessidades. A4. Definição do problema Definir o problema que será trabalhado no projeto. A5. Elaborar EAP Criar o MBS (Work Breakdown Structure). Desenhistas A6. Elaborar termo de abertura básico Criar o artefato (termo de abertura) da fase inicial.

Descrição das Atividades Iniciação – I2 A1. Segunda reunião Discutir sobre os documentos elaborados e revisar da fase inicial. Todo o grupo A2. Definir riscos Levantar os riscos existentes no projeto.   Desenhistas e Analistas de requisitos A3. Definir Requisitos Definir os requisitos em cima das necessidades levantadas. Analistas de requisitos A4. Elaborar Documento de arquitetura Criar o artefato documento de Arquitetura de software responsável por fornecer uma visão geral de arquitetura abrangente do sistema, usando diversas visões de arquitetura para descrever diferentes aspectos do sistema.

Descrição das Atividades Elaboração – E1 A1. Terceira Reunião Revisar e criar os artefatos e discutir do andamento do projeto. Todo o grupo A2. Refinar Requisitos Refinar os requisitos definidos na fase I2. Analistas de requisitos e desenhistas A3. Elaborar diagrama de casos de uso inicial Criar o diagrama de caso de uso responsável por descrever o cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário. Desenhistas A4. Elaborar documento de visão Criar o documento de visão, este artefato é de grande relevância durante as primeiras fases, permitindo a captura de todas as perspectivas que o sistema pode abranger.

Descrição das Atividades Elaboração – E2 A1. Quarta Reunião Revisar e criar artefatos e discutir o andamento do projeto. Todo o grupo A2. Implementar Componentes Implementação do modulo de definição da WBS Implementadores A3. Refinar Requisitos Revisar os requisitos.. Analistas de requisitos, implementadores, desenhistas. A4. Teste Aplicar testes para verificar o bom funcionamento da implementação realizada. Testadores A5. Entrega do build 1 Entrega parcial de um executavel funcional. A6. Gerar relatório de retrospectiva Gerar e avaliar o relatório de retrospectiva das atividades realizadas.

Descrição das Atividades Construção – C1 A1. Quinta Reunião Revisar e criar de artefatos e discurssão do andamento do projeto. Todo o grupo A2. Implementar componentes da iteração Realizar a implementação referente a integrar modulo wbs com o modulo do projeto Implementadores A3. Teste Aplicar testes para verificar o bom funcionamento do produto. Testadores A4. Feedback do cliente Apresentar o progresso do produto ao cliente Analistas de requisitos, desenhistas A5. Implementar Requisitos Implementar os Requisitos A6. Entrega do build 2 Entrega parcial de um executavel funcional.

Descrição das Atividades Construção – C2 A1. Refinamento de Requisitos Revisar os requisitos Todo o grupo A2. Integrar subsistemas Realizar a integração das várias partes do produto gerada nas iterações anteriores. Implementadores A3. Testar e Avaliar Aplicar testes para verificar o bom funcionamento do produto. Implementadores e testadores A4. Implementação e entrega do build 3 Implementação da funcionalidade que defini e implemeta a interface da WBS

Descrição das Atividades Construção – C3 A1. Feedback do cliente Apresentar o progresso do produto ao cliente Desenhistas e Analistas de requisitos A2. Implementar Requisitos Implementar os Requisitos referentes ao acoplamento das builds Implementadores A3. Testar e Avaliar Aplicar testes para verificar o bom funcionamento do produto. Implementadores e testadores A4. Entrega do build 4 Entrega parcial de um executavel funcional. Todo o grupo

Descrição das Atividades Transição – T1 A1. Desenvolver material de suporte Criar o manual do usuário para a utilização correta do produto. Todo o grupo A2. Gerenciar testes de aceitação Aplicar teste para verificar o bom funcionamento do produto. Testadores A3. Correção de Erros Corrigir os erros levantados na fase de testes. Implementadores e testadores A4. Entrega da release do projeto Entrega final do produto gerado pelo projeto, respeitando as definições propostas ao longo do projeto e objetivando a geração de uma WBS