Introdução e conceitos da disciplina

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Transcrição da apresentação:

Introdução e conceitos da disciplina Departamento de geografia FLG 586 Geografia regional do Brasil IV: Amazônia Hervé Théry Professor convidado Cátedra Pierre Monbeig Introdução e conceitos da disciplina

Apresentações mútuas 1 Quem sou eu? Um professor francês: A Cátedra Pierre Monbeig Vantagens e desvantagens de ter um professor estrangeiro Brasil visto por outros olhos Biografia e bibliografia Que tipo de geografia faço? Geografia regional à francesa, de Pierre Monbeig a ENS via o GIP Reclus

Momentos de uma carreira de pesquisador na Amazônia Le pillage de l'Amazonie (en collaboration avec Jean Eglin), Petite collection Maspero n° 266, 201 pages, Maspéro, 1982. Environnement et développement en Amazonie brésilienne, (co-autor e editor científico),Belin, 1997 “Situações da Amazônia no Brasil e no continente”, dossiê Amazônia brasileira I, Estudos Avançados n°53, pp. 37-49, USP, São Paulo 2005 Programa da ANR Duramaz, 2008-2010 http://www.iheal.univ-paris3.fr/spip.php?rubrique361

Apresentações mútuas 2 Os monitores Quem são vocês? Luciana Borges e Mateus Sampaio Quem são vocês? Viajaram na Amazônia ? Que informação e opinião têm desta região?

A ementa 1 I OBJETIVOS II CONTEÚDO 1. Compreender as especificidades da organização geográfica dos espaços regionais brasileiros, através de um exemplo de unidade regional. 2. Levar à compreensão de que o espaço regional escolhido é produto da organização do todo nacional em diferentes momentos históricos. II CONTEÚDO 1. O porque da unidade regional ter sido escolhida para estudo. 2. Análise específica dos componentes da realidade espacial em estudo. 3. As relações intra e inter-regionais. 4. relações com o todo nacional, evolução e situação atual. 5. Políticas governamentais e projetos para a região escolhida. Chega de teoria (menos leituras de textos), passar a pratica (de professor ou de outra profissão)

A ementa 2 IV ATIVIDADES DISCENTES V CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO III MÉTODOS UTILIZADOS Aulas teóricas expositivas, seminários, projeções de filmes e documentários, trabalhos individuais ou em grupo. IV ATIVIDADES DISCENTES Leituras e discussões de textos selecionados, preparação e apresentação de trabalhos em grupos ou individuais, debates sobre temas escolhidos. V CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Provas escritas e trabalhos escritos e/ou orais. VI BIBLIOGRAFIA BÁSICA Específica a cada exemplo regional brasileiro escolhido Chega de teoria (menos leituras de textos), passar a pratica (de professor ou de outra profissão)

Organização Conceitos e organização da disciplina Parte da lista de disciplinas, mas uma “subversão”, da teoria à pratica da geografia regional Formação á pesquisa pela pesquisa, “mão na massa”, antecipar tarefas futuras Outros métodos pedagógicos, menos leituras individuais e mais trabalho de grupo Avaliação da disciplina Trabalho em casa, dossiê cartográfico, quando quiserem (nota individual) Seminários em grupos (voluntários, montá-los com os monitores) em PowerPoint, começam dia 24 de agosto (nota de grupo) Comunicação comigo O meu e-mail: hthery@aol.com Um grupo Google, gerenciado pelos monitores: Endereço http://groups.google.com/group/flg0586 mail flg0586@gmail.com Chega de teoria (menos leituras de textos), passar a pratica (de professor ou de outra profissão)

Estrutura das aulas Aula expositiva (50 minutos) Introdução do tópico principal da aula (tema ou região) Um dos temas ou uma das regiões Seminário (40 minutos) Outro tema ou região, mas não “tudo” (enciclopédia) focar, selecionar, ser convincente Respeitar o tempo ... Discussão e debate (25 minutos) Crítica do seminário Debate sobre as duas primeiras partes

Programação do semestre 1 Aula Data Tópico principal Seminario alunos Alguns temas Observações 1 3-ago Introdução O que é a Amazônia? não tera Mitos, formação historica Organização, definição do objeto e da abordagem 2 10-ago A natureza O dados naturais Biotecnologias (Mateus Geomorfologia, clima, vegetação, ecossistemas Os dados naturais globais 3 17-ago Os Amazônidas População As grandes hidroelétricas (Luciana) Demografia, migrações, grupos sociais Os habitantes, os migrantes, as forças em presença 4 24-ago Distâncias amazônicas Transportes Sivam Populações indígenas Imensidão e mobilidade 5 31-ago A frente pioneira Pará e Amapá Serra Pelada Madeira, mineração, colonização Abordagem geopolítica 6 14-set A fronteira de produção Mato Grosso Blairo Maggi Soja, milho, pecuária Abordagem econômica 7 21-set A reserva Amazonas, Acre, Roraima Zona Franca Extrativismo, ecoturismo Abordagem politica

Programação do semestre 2 Aula Data Tópico principal Seminario alunos Alguns temas Observações 8 28-set As margens orientais Maranhão e Tocantins Quebradeiras de babaçu Agricultura familiar, escravidão Abordagem social 9 5-out Prova não tera Mapa de síntese: Rondônia x xx 10 19-oct Massas e problemas Cidades da Amazônia Segregação social nas cidades Redes e areas de influencia A maioria da população 11 26-oct O problema da terra Terras publicas Codigo Florestal Neli e monitores (H. no Mato Grosso) 12 9-nov Coloquio EBM   Colóquio EuroBroadMap Brasil-Portugal-Rússia 13 16-nov Politicas públicas Ordenamento do territorio? SNUC Modelos conflitantes, zoneamento, prospectiva Que destino para a Amazônia? 14 22-nov A grande Amazônia Geopolitica da grande Amazônia outros paises (1 ou 2) Outras Amazônias A Amazônia brasileira não é a única 15 7-dez Conclusões Correção da prova debate e avaliações Fechamentos

Bibliografia 1 Em português AB’SABER, Aziz. “Zoneamento ecológico e econômico da Amazônia. Questões de escala e método”. Estudos Avançados, vol. 3, nº 5, São Paulo, jan/abril 1989. BECKER, Bertha; MIRANDA, Mariana (orgs.). A Geografia Política do Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1996. p.421-443. BECKER, Bertha. Amazônia. São Paulo: ATICA, 1990. 92 p. COSTA, Wanderley Messias da; BECKER, Bertha K.; ALVES, Diógenes (org). Dimensões Humanas da Biosfera-Atmosfera na Amazônia. São Paulo: Edusp, 2007, pp. 81-112. MELLO, N. A. de . Território e gestão ambiental na Amazônia. Terras públicas e os dilemas do Estado. Sao Paulo: Annablume, 2011. 198 p. MELLO-THÉRY, N. A. de . Políticas territoriais na Amazônia. São Paulo: Annablume Editora, 2006. v. 1 000. 410 p. MELLO, N. A. de ; THÉRY, H., “A armadura do espaço amazônico”. Alceu (PUCRJ), Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 181-214, 2001. MELLO, N. A. de . “Amazônia: questão regional, nacional e global”, RA' EGA (UFPR), Curitiba, v. 3, n. n. 79, p. 121-148, 2000. SAYAGO, D.; TOURRAND, J.F.; BURSZTYN, M.. (Org.). Amazônia: cenas e cenários. 1 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004, v. 1, p. 263-294.

Bibliografia 2 Em francês BATAILLON, C., DELER, J-P., THÉRY, Hervé, Géographie Universelle Reclus, vol 3, Amérique Latine, RECLUS-Belin 1992. DROULERS, Martine. L’Amazonie vers un développement durable. Paris: Armand Colin/SEJER. 2004 EGLIN, Jean; THÉRY, Hervé. Le pillage de l’Amazonie. Paris: PCM (petite collection Maspero), 1991. LE TOURNEAU, F.M., DROULERS, M., L’Amazonie brésilienne et le développement durable, 2011, Belin, coll. Mappemonde, pp. 19-46 MELLO, N. A. de ; THÉRY, H., PASQUIS, R., « l'Amazonie "durable" de Marina Silva », in Pour comprendre le Brésil de Lula, Paris, v. 1, p. 169-186, 2004.  MELLO, N. A. de ; THÉRY, H., « L'État brésilien et l'environnement en Amazonie: évolutions, contradictions et conflits ». L’Espace Géographique, Montpellier, v. I, n. 32, p. 03-20, 2003 THÉRY, Hervé (ed.). Environnement et développement en Amazonie brésilienne. Paris: Belin, 1997. v. 1. 208 p. Sites Amigos da Terra - Amazônia Brasileira http://www.amigosdaterra.org.br/ Instituto Socioambiental ISA http://www.socioambiental.org/inst/sem/amazonia Museu Goeldi http://www.museu-goeldi.br/

Viagem de campo? Deve ser montada e financiada, como “Conhecer a Amazônia1” e a viagem à França de 2009 Foi esboçada em 2011 no âmbito do convenio Minter-Dinter, não funcionou Entrar no grupo de organização, ver com Clenes, no Geopo

Quatro aulas temáticas introdutórias Formação histórica “Levar à compreensão de que o espaço regional escolhido é produto da organização do todo nacional em diferentes momentos históricos” Dados e potencias naturais Mais que um pano de fundo, muito presentes, articulações principais dos ecossistemas, potenciais e limitações As populações Os habitantes, são os atrores principais, não podem ser esquecidos Distâncias amazônicas Trunfo ou maldição, as circulações estruturam a região

A invenção da Amazônia Um dos poucos casos de erro histórico e geográfico que permanece até hoje (com West Indies” e “Indios / Indígenas”)

A historia da Amazônia, da chegada dos Portugueses até hoje, so afetou estreitas faixas ao longo do rios e das rodovias

Fronteiras e fortes

As frentes pioneiras que chegam hoje na Amazônia prolongam um movimento secular de progressão para o Norte Frequentemente, os migrantes dos anos 2000 são filhos dos que “abriram” o Mato Grosso e netos dos “debravadores” do Parana

Pagina de um manual supostamente publicado nos Estados Unidos, e que provocou muita discussão Foi provado depois que tratava-se de uma falsificação, bastante grosseira, feita por um grupo conservador brasileiro O episodio revela que alguns setores da sociedade brasileira ainda vivem com ideias do século passado E que e sempre melhor checar os fatos antes de indignar-se