5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

A ATMOSFERA.
Massas de Ar As massas de ar são grandes porções de ar atmosférico com características específicas: - Quentes ou frias - Secas ou úmidas.
Climas do Continente Americano
Climas brasileiros e domínios climáticos
Fatores determinantes do clima
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
CLIMA NO BRASIL.
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
TEMPO E CLIMA.
Europa – paisagens naturais e problemas ambientais
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
Massas de ar e Classificação Climática
Prof. Jeferson C. de Souza
Prof. Jeferson C. de Souza
CLIMATOLOGIA.
CLIMAS BRASILEIROS.
FURACÃO.
TEMPO E CLIMA.
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais
Hidrografia e Clima.
CLIMA NO BRASIL TEMPO CLIMA É A SUCESSÃO HABITUAL DO TEMPO
Climas do Brasil.
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Professor Luiz Felipe Geografia
Clima.
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
CEAP – Centro de Ensino Superior do Amapá
Dinâmica Climática Capítulo 7.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROF. JHONNY.
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
Temperatura Pressão Ventos Umidade Precipitação
A DINÂMICA CLIMÁTICA.
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Climatologia.
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
CLIMATOLOGIA II.
 MEC: forma-se sobre a amazônia – quente e úmida – atua o ano inteiro no norte do Brasil e avança em direção ao sul durante o verão, ocasionando chuvas.
CLIMA BRASILEIRO.
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Atmosfera, clima e tempo.
Unidades Climáticas brasileiras
CLIMA BRASILEIRO.
FATORES CLIMÁTICOS.
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
Dinâmica Climática.
Camadas da Atmosfera e Dinâmica dos Ventos
Climas do Brasil.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
Geografia Revisão.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
INTERTROPICAL Temperada MEC MEAMEA MEA MTC MPA INVERNO.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
FATORES CLIMÁTICOS.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
Atmosfera.
Clima Diferença entre tempo e clima Massas de ar
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
DINÂMICA CLIMÁTICA CIC – REVISIONAL ENEM/2016 JANDERSON.
Transcrição da apresentação:

5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!

CAMADAS DA ATMOSFERA

Tempo & Clima Tempo – Clima – Estado momentâneo da atmosfera em um determinado local. Sucessão habitual dos diferentes tipos de tempo de um determinado lugar. Deve ser estudado por pelo menos 30 anos. Clima – www.climatempo.com.br

FATORES QUE INFLUENCIAM A TEMPERATURA 1- LATITUDE Quanto maior a latitude, maior a proximidade com os polos e, consequentemente, menor a temperatura. Quanto menor a latitude, maior a proximidade com a linha do equador e, consequentemente, maior a temperatura.

 Altura em relação ao nível do mar. A temperatura diminui conforme a 2-ALTITUDE  Altura em relação ao nível do mar. A temperatura diminui conforme a altitude aumenta!

3-PROXIMIDADE COM O OCEANO Continentalidade – distância que o local está do mar ou oceano. As áreas mais distantes do oceano costumam Ter extremos maiores na temperatura! Deserto do Saara

As correntes marítimas influenciam na temperatura do ar! Correntes quentes Correntes frias

5-vegetação A vegetação possui um efeito moderador! Em áreas mais arborizadas, as temperaturas são mais amenas. Deserto do Saara

6- MASSAS DE AR Grandes porções de ar que apresentam uniformidade de temperatura e umidade As massas de ar vão adquirindo as características de temperatura e umidade dos locais por onde passam. Massas quentes (secas ou úmidas) – Nascem basicamente entre os trópicos. Massas frias (secas ou úmidas) – Tem origem nas regiões polares. Secas – continentes Úmidas – mares e oceanos.

 Precipitação orográfica Ocorre quando massas de ar úmidas encontram uma área montanhosa ou serrana.

 Precipitação convectiva Ocorre quando o ar quente carregado de vapor, ao subir na atmosfera, condensa-se, dando origem a nuvens do tipo cúmulo-nimbo.

 chuva frontal Resultado do choque entre uma massa de ar frio e uma massa de ar quente.

 Principais massas de ar brasileiras

 Principais massas de ar brasileiras mEc - Com características quente e úmida, originada na Amazônia ocidental, exerce influência em quase todo país durante o verão do hemisfério sul. É responsável pelas altas temperaturas e altos índices pluviométricos da região da Amazônia. mTa - Possui características quente e úmida origina-se no atlântico Sul e atua em toda faixa litorânea brasileira que se vai do Nordeste ao sul do Brasil. mTc - Origina-se na área de depressão do Chaco Paraguaio , área de altas temperaturas e pouca umidade portanto apresenta características quente e seca.  

 Principais massas de ar brasileiras mPa - Forma-se basicamente no oceano do litoral sul da Argentina. Apresenta característica fria e úmida. Ao penetrar no Brasil, pode criar três situações diferentes: 1. Frentes frias - Quando sobe pelo litoral e encontra a mTa. 2. Friagem – Oeste da Amazônia, causando queda brusca de temperatura. 3. Geadas – Neve e fortes ventos – Quando sobe pelos vales e serras do Sul do Brasil. mEa - Massa quente e úmida, se forma na porção do atlântico próximo a região equatorial.

CLIMAS BRASILEIROS

CLIMAS BRASILEIROS CLIMOGRAMAS CLIMA EQUATORIAL 1. Clima quente e úmido. 2. Baixa amplitude térmica. 3. Média pluviométrica elevada.

CLIMAS BRASILEIROS CLIMOGRAMAS CLIMA SUBTROPICAL 1. As quatro estações são, em geral, bem definidas. 2. Não há estação seca. 3. Chuvas bem distribuídas.

CLIMA TROPICAL SEMIÁRIDO CLIMAS BRASILEIROS CLIMOGRAMAS CLIMA TROPICAL SEMIÁRIDO 1. Pluviosidade anual baixa. 2. As chuvas se concentram nos meses de janeiro, fevereiro e março. 3. Temperaturas sempre elevadas.  

CLIMA TROPICAL ALTERNADAMENTE SECO E ÚMIDO CLIMAS BRASILEIROS CLIMOGRAMAS CLIMA TROPICAL ALTERNADAMENTE SECO E ÚMIDO 1. Clima quente e semiúmido. 2. Duas estações bem definidas: Verão chuvoso e Inverno seco

CLIMA TROPICAL LITORÂNEO CLIMAS BRASILEIROS CLIMOGRAMAS CLIMA TROPICAL LITORÂNEO 1. Clima quente e úmido durante todo o ano. 2. Observância de duas estações: No nordeste: Inverno chuvoso e Verão menos chuvoso. Na região Sudeste: Verão chuvoso e inverno menos chuvoso.

Tufão (Japão), Ciclone (países banhados pelo índico) Furacão Tufão (Japão), Ciclone (países banhados pelo índico) Curiosidade!!! O olho do furacão, que pode atingir até 16km de diâmetro, costuma ser bem calmo. Fenômeno de baixa pressão. Forma-se sobre oceanos na zona Intertropical Ocorre sobre águas quentes com temperaturas superiores a 27ºC Tem uma duração de vários dias Pode cobrir uma área de muitos quilômetros quadrados É visível do espaço Os ventos podem aproximar-se dos 200 km/h.

Tornados Tem uma curta duração de "vida“ Ocorre durante tempestades Tem uma curta duração de "vida“ Ocorre geralmente sobre os continentes É de escala local e não visível do espaço Apresenta ventos muito fortes, por vezes, próximos dos 400 km/h.

GEADAS É a formação de uma camada de cristais de gelo na superfície ou na folhagem exposta, devido a queda de temperatura da superfície abaixo de zero grau Celsius.

NEBLINA É a condensação que ocorre junto à superficie, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida, formando pequenas nuvens. .