CONTRIBUIÇÃO DA DOBRA DA TROPOPAUSA NA FORMAÇÃO E INTENSIFICAÇÃO DE CICLONES A LESTE DO SUL DO BRASIL Clara Iwabe e Rosmeri Rocha Instituto de Astronomia,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução – Ciclones Tropicais
Advertisements

ALTA DA BOLÍVIA BAIXA DO CHACO CAVADO DO NORDESTE.
Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)
Geada e friagem A geada é o processo de passagem da água no estado gasoso para o sólido sem passar pela fase líquida (sublimação). A geada não é congelamento.
SISTEMAS MÓVEIS HN Os sistemas móveis são as baixas quentes (BC) e as altas frias (AF). As BC têm sobre sua vertical, dentro da troposfera, uma alta ou.
ESTRUTURA GERAL DA ATMOSFERA
Teoria quase-geostrófica
Licenciatura em Geociências
O que é meteorologia? Estudo dos fenômenos atmosféricos
MASSAS de AR FRENTES CICLONES EXTRA-TROPICAIS
Ciclones tropicais, extratropicais e subtropicais Luiz Felippe Gozzo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Departamento de Meteorologia.
Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro
Existe mesmo o tal “buraco” na camada de ozônio?
CIRCULAÇÃO GERAL O MODELO DE 3 CÉLULAS
CICLONES TROPICAIS.
ZCAS.
Análises Meteorólogicas
DESENVOLVIMENTO DE CICLONES E ANTICICLONES
AQUECIMENTO DIFERENCIAL
Ondas Atmosféricas e Estrutura Vertical dos Sistemas de Pressão
Desenvolvimento de Ciclones e Anticiclones: Exemplos
Ciclones de Latitudes Médias Capítulo 13, Ahrens
Massas de Ar e Frentes.
METEOROLOGIA.
CICLONE?? OU FURACÃO! ULBRA SÃO JOÃO.
Eventos Extremos de Precipitação sobre o Leste do Brasil
CAPÍTULO 1 Continuação – Impactos Globais dos ENOS
Modelos conceituais da Troposfera
Frentes e Frontogênese
Secretaria de Estado do Planejamento e da Ciência e Tecnologia Centro de Meteorologia e Recursos Hídricos.
* Parte da tese de doutorado defendida no IAG/USP em agosto de 2003
Circulação Geral da Atmosfera
Observações em satélites e in-situ.
FRENTES E FRONTOGÊNESES
Sistemas Sinóticos Atuantes no NEB Assimilação de Dados Atmosférico
Modelo Barotrópico Não Divergente
Teoria Quase-Geostrófica
ZCAS e ZCOU.
Teoria Quase-Geostrófica
Circulação Geral da Atmosfera
Variação da temperatura ao longo do dia
Termodinâmica da Atmosfera
América Murguía Espinosa Taciana Toledo de Almeida Albuquerque
CIRCULAÇÃO TERMOHALINA
Nevoeiros de Advecção Referências:
Meteorologia.
7. Resultados As radiossondagens realizadas em Rolim de Moura, em 26/Jan e na Reserva Biológica do Jaru, em 24/Fev, mostram que a passagem do sistema altera.
EL NINO OSCILACAO SUL E SEUS IMPACTOS
Clima.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Cinemática Caps 1 a 3 do Bluestein (1992)
1 Mudanças Paleoambientais INTRODUÇÃO AO CURSO. Desde sua criação, a Terra sempre esteve em constantes mudanças de temperatura, em ciclos de milhares.
Análise Sinótica de 22 de julho de 2013 – 12Z Laboratório de Sinótica (03)
Resultados e discussão
– CLIMATOLOGIA, HIDROMETEOROLOGIA E OCEANOGRAFIA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS Distúrbios Ondulatórios de Leste.
Fabio Luiz Teixeira Gonçalves
Licenciatura em Geociências
AGM5706 – Meteorologia Sinótica
ACA Meteorologia Sinótica e Aplicações à Oceanografia
Aula de 07/11/2013 Equação da Vorticidade
Circulação Geral da Atmosfera
Teoria Quase-Geostrófica
Teoria Quase-Geostrófica
AULA 5 Disciplina INSTRUMENTOS METEOROLÓGICOS E MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO
Atmosfera.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
Guilherme Martins Denílson Bezerra Ricardo Siqueira São José dos Campos 28 de outubro de 2010.
Atualizações no modelo numérico de mudança climática Eta da representação da cobertura da terra no Nordeste do Brasil Padrões e Processos em Dinâmica de.
Transcrição da apresentação:

CONTRIBUIÇÃO DA DOBRA DA TROPOPAUSA NA FORMAÇÃO E INTENSIFICAÇÃO DE CICLONES A LESTE DO SUL DO BRASIL Clara Iwabe e Rosmeri Rocha Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas IAG – USP

Introdução Dobra da Tropopausa, ou do inglês Tropopause Fold, foi definida por Reed (1955) como sendo uma intrusão do ar estratosférico para os níveis médios e baixos da troposfera; Pode ser identificada utilizando Vorticidade Potencial (Reed, 1955; Hoskins et. al, 1985); Ocorre 12 a 24 horas antes do início da ciclogênese (Uccellini et. al, 1985); Causa um aquecimento anômalo na baixa estratosfera (Hirschberg e Fritsch, 1991); Advecção quente de temperatura numa coluna atmosférica implica na tendência de circulação ciclônica em superfície e queda de pressão (Sutcliffe, 1947).

Dobra da Tropopausa Davies e Rossa, 1998

Modelo de Hirschberg e Fritsch (1991)

Dados Dados da Reanálise 2 ( NCEP/DOE- REANALYSIS II, Boulder, Colorado, USA ), (Kanamitsu et. al, 2002), espaçamento da grade 2,5°x2,5° Dados de ozônio do Total Ozone Mapping Spectrometer (TOMS), espaçamento da grade 1,25°x1,0°

Imagens do Satélite GOES-8 (IR) Caso I 16/04/99 12Z17/04/99 12Z 18/04/99 12Z 19/04/99 12Z Fonte: Cptec-INPE

Análise Sinótica (Caso I) Pressão ao Nível Médio do Mar (hPa) e Altura Geopot. de 500hPa ([m) Advec. de Temperatura em 1000hPa (x10 -5 K s -1 ) e Mov. Vertical em 500hPa (Pa s -1 ) Advec. de Vorticidade (x s -2 ) e Altura Geop. de 500hPa (m)

Pressão ao Nível Médio do Mar (hPa) e Altura Geopot. de 500hPa (m) Advec. de Temperatura em 1000hPa (x10 -5 K s -1 ) e Mov. Vertical em 500hPa (Pa s -1 ) Advec. de Vorticidade (x s -2 ) e Altura Geop. de 500hPa (m)

Dobra da Tropopausa (Caso I) Umidade Relativa (%) e PV Diverg. do Vetor Q (x m s -1 kg -1 ), Temp. Potencial (K) e PV Pressão ao Nível Médio do Mar (hPa) e PV em 300hPa Coluna de Ozônio do TOMS (DU)

Anomalia de Temperatura em 200 hPa (Caso I) Pressão ao Nível Médio do Mar (hPa) e Temperatura do Ar em 200hPa (K) Movimento Vertical (Pa s -1 ) e Temperatura do Ar (K)

Balanço de Calor (Caso I) Expansão/Compressão Adiabática (K dia -1 ) Termo Diabático (K dia -1 ) Advecção Vertical (K dia -1 ) Advecção Horizontal (K dia -1 ) Variação Local (K dia -1 )

Imagens do Satélite GOES-8 (IR) (Caso II) 28/05/99 12Z29/05/99 12Z 30/05/99 12Z01/06/99 12Z Fonte: Cptec-INPE

Análise Sinótica (Caso II) Pressão ao Nível Médio do Mar (hPa) e Altura Geop. de 500hPa (m) Advec. de Temperatura em 1000hPa (x10 -5 K s -1 ) e Mov. Vertical em 500hPa (Pa s -1 ) Advec. de Vorticidade (x s -2 ) e Altura Geop. de 500hPa (m)

Advec. de Vorticidade (x s -2 ) e Altura Geop. de 500hPa (m) Advec. de Temperatura em 1000hPa (x10 -5 K s -1 ) e Mov. Vertical em 500hPa (Pa s -1 ) Pressão ao Nível Médio do Mar (hPa) e Altura Geop. de 500hPa (m)

Dobra da Tropopausa (Caso II) Pressão ao Nível Médio do Mar (hPa) e PV em 300hPa Coluna de Ozônio do TOMS (DU) Umidade Relativa (%) e PV Diverg. do Vetor Q (x m s -1 kg -1 ), Temp. Potencial (K) e PV

Pressão ao Nível Médio do Mar (hPa) e PV em 300hPa Coluna de Ozônio do TOMS (DU) Umidade Relativa (%) e PV Diverg. do Vetor Q (x m s -1 kg -1 ), Temp. Potencial (K) e PV

Anomalia de Temperatura em 200 hPa (Caso II) Pressão ao Nível Médio do Mar (hPa) e Temperatura do Ar em 200hPa (K) Movimento Vertical (Pa s -1 ) e Temperatura do Ar (K)

Balanço de Calor (Caso II) Variação Local (K dia -1 ) Advecção Horizontal (K dia - 1 ) Advecção Vertical (K dia -1 ) Expansão/Compressão Adiabática (K dia -1 ) Termo Diabático (K dia -1 )

Conclusão Em ambos os eventos, ciclogênese de superfície estava associada ao fenômeno de dobramento da tropopausa; A dobra da tropopausa provocou anomalia quente de temperatura em 200 hPa; Variação local de temperatura positiva ocorreu a leste da dobra acima da baixa pressão de superfície; Variação de temperatura a leste da dobra foi, na maior parte, devido à advecção horizontal; Aquecimento a leste da dobra em 200 hPa concordou com o modelo de Hirschberg e Fritsch (1991);

Questões para futuras investigações Qual é o mecanismo que produz a dobra da tropopausa? Qual é a relação com os jatos? Todos os ciclones formados na costa leste do Sul da América Latina, estão associados à perturbação da tropopausa?

Próximos Passos Análise quantitativa da relação entre a dobra da tropopausa e mudanças de pressão na superfície; Investigação do mecanismo de produção da dobra e associação com jatos; Avaliação estatística da relação entre dobra da tropopausa e ciclogênese de superfície para o ano de 1999.

Obrigada!