A Lexicon-Enhanced Method for Sentiment Classification: An Experiment on Online Product Reviews Bruno Andrade.

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Transcrição da apresentação:

A Lexicon-Enhanced Method for Sentiment Classification: An Experiment on Online Product Reviews Bruno Andrade

Web 2.0 Internet centrada no usuário Participação das pessoas: – Grupos de discussão, fóruns, blogs.. Conteúdo rico em opiniões Influência nas decisões dos consumidores

Classificação de Sentimento Técnicas para identificar e analisar opiniões e emoções Determinar: – Objetividade – Subjetividade: Positiva x Negativa Aprendizado de Máquina x Orientação Semântica

Combinando Abordagens Combinação das duas abordagens em um framework Cinco conjuntos de reviews online de produtos Melhora na classificação de sentimento utilizando sentiment features Utilização de feature selection Sentiment features + Content-free e content-specific

Support vector machines (SVMs) are a set of related supervised learning methods that analyze data and recognize patterns, used for classification. Classificação de Sentimento Abordagens e Aplicações Aprendizagem de máquina – Trata como uma classificação de texto baseado em tópicos Algoritmos de classificação de texto: – Naïve Bayes – Support vector machines (SVMs) A Bayes classifier is a simple probabilistic classifier based on applying Bayes´ theorem (from Bayesian statistics) with strong (naive) independence assumptions.

Classificação de Sentimento Abordagens e Aplicações Orientação Semântica – Abordagem baseada na classificação positiva ou negativa Não requer treinamento Técnicas: – Corpus-based – Dictionary-based WordNet SentiWordNet Determinar o sentimento das palavras através de padrões de coocorrência. Usa sinônimos, antônimos e hierarquias de dicionários com informações de sentimento.

Classificação de Sentimento Features Aprendizado de Máquina – Content-free features Lexical Syntatic Structural – Content-specific features Palavras chaves e frases Word n-grams Orientação Semântica – Sentiment features

Classificação de Sentimento Features Textos transformados em vetores de features Nem sempre as features são suficientes ou necessárias Feature selection

Design, Implementação e Avaliação Aquisição de Dados – Review online de produtos – Grande volume de dados dificulta a tarefa – Coleta de dados 307x307 Epinons (câmeras digitais) 1000x1000 Blitzer´s (livros, DVDs, eletrônicos...) HTML pages Review data SGBD

Design, Implementação e Avaliação Features – Content-free (F1) 250 (87 lexical, 158 syntatic e 5 structured) – Content-specific (F2) Muito maior que F1 (Unigramas e bigramas) – Sentiment Features (F3) POS Dictionary-based

Design, Implementação e Avaliação

POS є {adjetivo, advérbio, verbo} i є {positivo, negativo, objetivo} K significa os synsets de uma palavra “bad”: 14 synsets com significado de adjetivo, 2 com advérbio e 0 com verbos: Score (word =POS)i = (∑k єSentiWordNet(word=POS & polarity=i) SentiWordNet_Score(k)i) / |synsets(word = POS)| Score (“bad”=adjective)positive=0.11, Score (“bad”=adjective)negative=0.64, Score(“bad”=adjective)objective=0.25, Score (“bad”=adverb)positive=0.06, Score (“bad”=adverb)negative =0.56, and Score (“bad”=adverb)objective=0.38.

Design, Implementação e Avaliação Score (“bad”=adjective)positive=0.11, Score (“bad”=adjective)negative=0.64, Score(“bad”=adjective)objective=0.25, Score (“bad”=adverb)positive=0.06, Score (“bad”=adverb)negative =0.56, and Score (“bad”=adverb)objective=0.38. If Score(word=POS)objective>0.5 We consider the word in the given POS sense to be objective and exclude it from our sentiment feature set. Else If Score(word=POS)positive > Score(word=POS)negative We add (word=POS, |Score(word=POS)positive|) to our sentiment feature set. If Score(word=POS)positive < Score(word=POS)negative We add (word = POS, –|Score(word=POS)negative|) to our sentiment feature set. If Score(word=POS)positive=Score(word=POS)negative We exclude it from our sentiment feature set. “bad” = adjective, e “bad” = adverb,-0.56

Design, Implementação e Avaliação F1 e F3: Independem do domínio F2: Depende do domínio

Classificação e Avaliação SVM Para cada caso teste: – 90% dados de treinamento – 10% dados de teste – 10-fold cross validation Medidas de performance: – Overral accuracy – Average precision – Average recall – Average F-measure

Classificação e Avaliação

Próximos estudos Refinar o dicionário usado e extender a extração de sentimento via a sentiment feature Usar a técnica Corpus based Comparar algorítmos diferentes de feature selection Aplicar em plataforma multilingual

Dúvidas ?