Wagner Santos C. de Jesus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Linguagem de Programação I
Advertisements

Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Ferramenta de Desenvolvimento Material II-Bimestre Conceitos de lógica.
Estruturas de Repetição
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INSTRUÇÕES DE CONTROLE – PARTE I Prof. Thiago Pereira Rique
Universidade Federal de São Carlos Introdução à Linguagem C Comandos.
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO
Algoritmos e Programação Linguagens de Programação Teoria Aula 5 (05/05) Universidade Federal do Vale do São.
Introdução a Programação Renata Freire
Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Introdução Linguagem C
Linguagem C Estruturas de Controle de Fluxos
Wagner Santos C. de Jesus Alberson Wander Sá dos Santos
Wagner Santos C. de Jesus Roberto Cordeiro Walts
LINGUAGEM ESTRUTURADA TURBO C
Wagner Santos C. de Jesus
Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus
Wagner Santos C. de Jesus
Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Programação Orientada a objetos II. Material III-Bimestre Caixa de.
Wagner Santos C. de Jesus
Wagner Santos C. de Jesus
Material III-Bimestre Wagner Santos C. de Jesus
Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina POO-II. Material II-Bimestre Objetos de Controle Listas Eventos e.
Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Programação Orientada a Objetos I Material IV-Bimestre Criando um.
Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Ferramenta de Desenvolvimento Material I-Bimestre Introdução Programação.
Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Programação Orientada a Objetos - II Material III-Bimestre Manipulação.
LINGUAGEM C Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática Professor: Lafayette B. Melo.
Laboratório de Programação de Computadores I
Prof. Msc. Raul Paradeda Aula 3 Fundamentos
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
FTIN Formação Técnica em Informática
Introdução a Linguagem de Programação C
Seminário 1: Revisão de C
Expressões e Instrução de Atribuição
Estrutura de Decisão e Repetição
Aula 6 - Estruturas de Controle
Algoritmo e Programação
Linguagem Pascal Prof. Sérgio Rodrigues.
Aulas 2 e 3 – Java – Prof. Marcelo Heitor # O método main e argumentos na linha de comando; # Fluxo padrão de entrada e saída; # A classe JOptionPane;
Sistemas Operacionais II O Shell Bash. Objetivos Conhecer a sintaxe dos comandos; Trabalhar com funções; Trabalhar com variáveis; Expressões aritméticas;
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
Wagner Santos C. de Jesus
Algumas notas sobre a linguagem de programação C
Aula prática 2 Operadores e Expressões Comandos de Decisão Comentários
Programação de PIC em C Exposição das funções básicas para
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 06) Prof. Alessandro Bernardo.
Certificação Marco Antonio. Introdução A compreensão desse capítulo é muito importante pois trata de um assunto essencial em qualquer linguagem de programação,
Introdução à Programação Aula Prática 2 Operadores e Comandos Condicionais Monitoria
Fundamentos de linguagens de programação
Linguagem C.
Semântica de Linguagens de Programação
ALGORITMIA. ALGORITMO Conjunto de instruções ou acções que ao serem executadas, permitirão realizar uma determinada tarefa.
Curso Técnico em Informática Professor Igor Vale.
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
JAVASCRIPT Programação Web. O que é  E uma linguagem interpretada que e executada na maquina do cliente  Não esta associada ao framework java  Não.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
PARADIGMAS DE LINGUAGENS EXPRESSÕES E INSTRUÇÕES DE ATRIBUIÇÃO
11 Revisão da Linguagem C Prof. Kariston Pereira Adaptado de Material gentilmente fornecido pelo Prof. Rui Tramontin (DCC/UDESC)
Linguagem de Programação 11 Estruturas de Decisão e Repetição. Prof. Luiz José Hoffmann Filho
Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula
Programação estruturada unidade 2
1 Programação – JAVA Unidade 3 – Loops e Lógica Prof. Aparecido V. de Freitas Curso de Ciência da Computação.
CONDICIONAL IF Desenvolvido pelo Mestrando Rodrigo Moreira Barreto – VHLab (Virtual Humans Simulation Laboratory – PUCRS) 1 Desenvolvido por: Rodrigo Moreira.
VARIÁVEIS Desenvolvido pelo Mestrando Rodrigo Moreira Barreto – VHLab (Virtual Humans Simulation Laboratory – PUCRS) 1 Desenvolvido por: Rodrigo Moreira.
1 Estruturas de Controle Algoritmos Algoritmos –Série de ações em uma ordem específica As ações executadas Ordem na qual as ações são executadas.
Visual C# (parte 2) Prof. Igor Conrado Alves de Lima – Operadores, estruturas de decisão, vetores (arrays), e estruturas de.
Java Básico Lab Ruddá Beltrão | Cristian Costa.
Prof. Tertuliano Operadores Variáveis em C++.
Programação para Internet Rica– Aula 05 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Ambientação com a Sintaxe de Java: parte 2 Prof. Gustavo Wagner Slides Originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB  Centro de.
 Linguagem do tipo script  Roda do lado do servidor – “server-side”  Suporte à vários BDs (MySQL, Postgres, Oracle, entre outros.)  Ferramentas grátis.
Transcrição da apresentação:

Wagner Santos C. de Jesus Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Programação Orientada a objetos I. Curso Técnico em informática Industrial Material I-Bimestre - Introdução a Linguagem C e suas Estruturas Básicas e-mail : http://www1.univap.br/~wagner Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus

Introdução a Linguagem C. C é uma linguagem de programação estruturada de uso genérico. Suas instruções consistem de termos semelhantes a expressões algébricas. Foi criada para ser uma linguagem altamente portável.

História da Linguagem C. A linguagem C teve surgimento na década de 70 escrita por Ken Thompson & Dennis Ritchie. A linguagem C é uma ramificação de duas outras linguagens chamadas APL, BPL e CPL finalmente C , que também foram desenvolvidas por "D&R C". Na década de 80 profissionais impressionados com seus inúmeros recursos, começaram a incentivar o uso da linguagem. No meio acadêmico principalmente. Hoje esta linguagem possui vários tipos de implementação inclusive o Borland Builder C++.

Os criadores da linguagem Ken Thompson e Dennis Ritchie (da esquerda pra direita)

Linguagem usada no desenvolvimento das mais diversas ferramentas Microcontroladores; Sistemas Operacionais(Linux, Windows, OS/2 e Unix); Programas como Word, Excel, Microstation Ambientes de redes de computadores; Aplicações de Computação gráfica; Programas de Aplicações médicas; Programas para controle de máquinas e equipamentos Construção de linguagens de programação como Java, PHP, ActionScript e outras.

Características de um programa C. Integridade Clareza Simplicidade Eficiência Modularidade

Estrutura de uma linguagem de programação. Uma linguagem de programação, possui a tarefa de ser uma ferramenta para o desenvolvimento de software e para isso deve respeitar três características básicas, que são: 1) Atribuição 2) Condição 3) Repetição

Tipos de dados da linguagem C. A linguagem C tem como característica ser fortemente tipada ou seja os tipos de dados para uma variável de memória devem ser rigorosamente respeitados.

Tabela de tipos de dados Obs : Os tipos de dados que estão seguidos por (*) são os principais tipo e mais usaddo.

Operadores Aritméticos + - Soma - - Subtração * - Multiplicação / - Divisão % - Resto da Divisão

Operadores Relacionais >- Maior que < - Menor que = = - Igual a != - Diferente de >= - Maior ou Igual <= - Menor ou Igual

Operadores Lógicos && - And (E) | | - Or (Ou) ! - Not (Não) ? - Ternário

Estruturas de Controle Atribuição : Vem a ser procedimento de armazenar um valor em uma variável. Sintaxe : <tipo> <Varm> = <valor>; Exemplo : int a = 1; ou int a; AnsiString b = "Abacaxi"; ou AnsiString b;

Exemplo de Operações de Atribuição. a++; => a = a + 1; a--; => a = a - 1; a+ = 2; => a = a + 2; a* = 2; => a = a * 2;

Incrementando e Atribuindo valores as Variáveis. Exemplo : int a = 3; int b = a++; Nesse caso a variável seria incrementada depois de atribuir o valor a variável b, portanto o valor de a = 4 e de b = 3.

Exemplo - 2: int a = 3; int b = ++a; Nesse caso a variável (a) seria incrementada antes de atribuir o valor para variável b, portanto o valor de a = 4 e de b = 4.

E é representado pela instrução. if( ) Sintaxe : Condição : Vem a ser o procedimento de tomar decisões em programa mediante uma dada condição. E é representado pela instrução. if( ) Sintaxe : if( <condição ) { if(<condição>) <Bloco de Instruções-1 >; <Instrução-1>; } [ else ] [else]{ <Instrução-2>; <Bloco de Instruções-2 >; }

Exemplo : int a = 1; if(a == 3) ShowMessage("O número esta Correto !!!"); else ShowMessage("O número não esta Correto !!!");

Exemplo : e (&&) int nota = 6; int freq = 80; if ( nota >= 6 && freq >= 75) ShowMessage(“Aluno Aprovado..”); else ShowMessage(“Aluno Reprovado”);

Exemplo : ou ( || ) boolean rg = true; boolean cpf = false; if( rg = = true || cpf = = true) ShowMessage(“Abra conta na locadora”); else ShowMessage(“Não pode Abrir conta”);

Exemplo : Não ( ! ) int idade = 18; if( !(idade = = 18) ) ShowMessage(“Não pode dirigir.”); else ShowMessage(“Pode tirar carta. “);

?: Operador ternário. Sintaxe : <Varm> = <Condição> ? <Verdadeiro> : <Falso>;

Exemplo de ? (Ternário) int a = 5; int b = 2; AnsiString x = a > b ? “A maior”:”B Maior”;

Repetição : Vem a ser o procedimento de criar ciclos para solução de problemas. Estrutura de repetição condicional. While()

Exemplo : int a = 1; while(a <= 5 ) { a++; } ..................

Obs : Neste caso em particular o comando while() deverá usar ; Exemplo - 2 : do { a++; } while(a <= 5); Obs : Neste caso em particular o comando while() deverá usar ;

Estrutura de repetição sequêncial. for() Sintaxe : for(<Inicialização>;<Condição>;<Incremento>) { <Bloco de Instruções> }

Exemplo : for(int i=1;i<=5;i++) ShowMessage("As poderosas !!! ");

Obs : Sobre as { } só devemos usar chaves nas estruturas de controle de condição e repetição quando houver em seu interior mais de uma instrução a ser processada.

Entrada e Saída de dados. InputBox() - Uma entrada de dados pode ser feito com uma função ou caixa de texto, Nesse caso o InputBox() Irá retornar uma String contendo a informação digitada na caixa de texto da mesma.

Sinatxe : AnsiString Itemdigitado = InputBox(<String1>,<String2>,<String3>); Obs : <String1> - Título da barra de título. <String2> - Título da caixa de texto. <String3> - Informação de dentro da caixa de texto. AnsiString Itemdigitado = InputBox("Progarama teste","Digite Algo","Nenhum");

Saída :

Criando uma entrada de dados com o objeto caixa de texto (Edit).

Para criar uma caixa de texto em uma aplicação use a palheta de objetos (Standard), em seguida você poderá usar as propriedade da caixa de texto.

Usando uma caixa de texto para capturar um valor dado pelo usuário. Exemplo : AnsiString dado; dado = Edit1->Text; Obs : Em C++ o objeto é separado da propriedade com o símbolo de - > .

Criando uma saída de dados usando o objeto Label Criando uma saída de dados usando o objeto Label. Que serve para mandar mensagens em formulário.

Exemplo : Label1->Caption = "Mensagem Para Usuário !!! "; Saída :

ShowMessage() - Exibe uma mensagem do String no video. Sintaxe : ShowMessage(<String>); Exemplo : ShowMessage("Dados Incorretos, Tente Novamente !!!");

Saída :

Para cria um objeto Botão de comandos, use a palheta : O nome do objeto criado será Button que permite disparar um evento do tipo clique ao ser selecionado com o mouse.

Exemplo : Button1->Caption= "Ok";

break - Abandona uma repetição antes que o laço possa terminar. break, continue - São instruções que auxiliam no controle de uma repetição. break - Abandona uma repetição antes que o laço possa terminar. Exemplo : int a = 1; while(a <= 5) { if(a == 3) break; a++; } ShowMessage("O valor é "+IntToStr(a));

continue - Volta a linha da repetição não executando as instruções que estão abaixo. Exemplo : int a = 1; while(a <= 5) { if(a == 3) { ShowMessage("ahahah !!!, Nunca mais vou parar !!"); continue; } a++;

Estrutura de um Programa em Builder C++. void __fastcall TForm1::ObjetoEvento(TObject *Sender) { // Um comentário pode ser feito com as barras ou /* Comentário de trecho de programa */ <Bloco de Instruções> }