Complexo Regional da NORDESTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nas Regiões sul, sudeste e no centro-oeste do Brasil.
Advertisements

As regiões geoeconômicas do Brasil
Professor: Francisco Disciplina: Geografia
Complexo Regional da NORDESTE
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Climas brasileiros e domínios climáticos
Domínios vegetais originais
DOMÍNIO DAS CAATINGAS Prof. Paulo C. Moura.
BIOMAS BRASILEIROS.
Escola Estadual Maria José
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Regiões do Brasil.
TRABALHO DE GEOGRAFIA.
REGIÃO NORDESTE.
Piauí.
COMPLEXOS REGIONAIS Nordeste.
C O M P L E X G ONO I N O R D E S T.
Região Nordeste.
Professor Rodrigo Salomão 7º ano
Aula 29 NORDESTE.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
NORDESTE Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Conta com 9 Estados e.
A contrastante natureza do Nordeste
REGIÃO NORDESTE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS
PROFESSORA: Marise Rabelo
NORDESTE Professora: Lívia.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
Relevo e hidrografia Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estão sobre um extenso.
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais
ZONA DA MATA Zona LITORÂNEA.
Hidrografia e Clima.
Climas do Brasil.
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
1- Zona da Mata Localização: - entre o litoral e o Agreste Clima:
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Capítulo 7 A contrastante natureza do Nordeste
AS REGIÕES BRASILEIRAS
BIOMAS BRASILEIROS.
Região Nordeste.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES.
Prof. Jefferson Geografia.
Trabalho de geografia Regiões Geoeconômicas
 País com muitos recursos naturais  Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres  Falta de educação de qualidade  serviços básicos  baixos salários.
REGIÃO NORDESTE: SERTÃO E MEIO NORTE
Região Nordeste -Área 18,25% do território brasileiro
COMPLEXOS REGIONAIS.
Região Nordeste Cap. 33.
Região Nordeste.
Complexo regional do Nordeste
Complexo Regional da NORDESTE
CAPÍTULO 14 – COMPLEXOS GEOECONÔMICOS DO BRASIL
Aula de Revisão de Geografia
GEOGRAFIA Climas e vegetação.
Região Nordeste 18/04/2017.
Região Nordeste.
Demografia Cristiano Almeida.
REGIÃO NORDESTE.
Giovanna Maria Clara Caio Matheus Daniel.
Canudos.
Complexo do Nordeste. Características gerais  Áerea equivalente a 1milhão e 500mil km² (pouco mais de 20% do território brasileiro)  Abrange inteiramente.
sub – regiões nordestinas
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Região Nordeste geografia – 5º Ano
Sub-regiões do Nordeste
Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
Sub-regiões do Nordeste
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMAS BRASILEIROS Disciplina de Ciências Profº. Carlos.
Transcrição da apresentação:

Complexo Regional da NORDESTE Prof. Jeferson Cardoso de Souza

1. Contextualização Regional... O que caracteriza o NORDESTE como REGIÃO? www.ibge.gov.br> - 18.04.2008

Região Nordeste é resultante de um complexo processo histórico de construção Ambiental Social ALAGOAS MARANHÃO BAHIA CEARÁ Econômico Político SEGIPE PARAÍBA PERNAMBUCO PIAUÍ RIO GRANDE DO NORTE Cultural

O Nordeste Pólo mais rico da América portuguesa monocultura da cana trabalho escravo. É considerada “região-problema" do país, enfrenta graves conflitos sociais e econômicos: área de repulsão de população, analfabetismo, mortalidade infantil, concentração de renda e de terras, seca, falta de oportunidades de emprego. Ponta do Seixas - ponto mais oriental das Américas

A cara do Brasil! E o Nordeste? Fonte: IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e Censo Demográfico Essa população concentra-se, na sua maioria, na faixa etária acima de 29 anos de idade (42%)

Fonte: IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios A população residente na Região Nordeste é, urbana, 71,45%. No Brasil, o percentual urbano atinge 83,29%. Existem políticas educacionais propostas para o campo atualmente?

IDH-2000 0,766 0,791 0,685 0,723 0,806 0,807 BRASIL CENTRO-OESTE NORDESTE NORTE SULDESTE SUL IDH Fonte: IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios O Nordeste brasileiro caracteriza-se como a Região que possui o IDH mais baixo, 0,68, bem abaixo do índice nacional, que é 0,76.

Taxa de Analfabetismo da população de 15 anos ou mais, por Unidade da Federação-2006. As peculiaridades regionais pedem a adoção de políticas públicas que permitam “a inclusão social de segmentos que se encontram impedidos de participar autonomamente da vida democrática e do mercado de trabalho do país”. Fonte: IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

A Região Nordeste está subdividido em quatro regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte. ocupa 18% do território brasileiro O perfil topográfico tem relação com a regionalização?

Do litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte até o médio São Francisco estende-se uma mancha semi-árida, dentro do domínio tropical, abrangendo quase 1 milhão de km2. Em relação às características do clima e da vegetação desta área, analise as afirmativas a seguir: I) as médias térmicas anuais elevadas e as ações dos ventos originam índices de evaporação maiores que os de precipitação; II) as médias pluviométricas inferiores a 600mm anuais dão origem a áreas secas bem marcadas com indícios de desertificação; III) a semi-aridez é percebida no quadro natural pela vegetação xerófila e pelo escoamento temporário dos rios. As afirmativas corretas são:

Sub-região Zona da Mata Ocupa a faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. Foi o primeiro local do Brasil a ser povoado, ainda é a áreas mais habitada. Os cultivos: da cana-de-açúcar (baseada em grandes propriedades (latifúndios) e no trabalho escravo.  do cacau representa sua principal atividade econômica. Atualmente: Turismo A exploração do pau-brasil, seguido pela atividade canavieira, assim como a ocupação urbana, foram responsáveis pela intensa devastação da cobertura original

Características físicas Altas temperaturas (médias térmicas anuais de 26°C) e; Elevada pluviosidade, com índices de chuvas que variam entre 1.800 a 2.000 mm anuais. Clima Tropical litorâneo As condições climáticas favoreceram o desenvolvimento da floresta tropical úmida, daí a denominação Zona da Mata.

Biocombustível Pode ser uma esperança para o NE? São materiais biológicos que geram energia mecânica. Segundo a ANP “que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil”. Etanol Óleo vegetal- Biodiesel

Biocombustível / Cana de Açúcar O clima ideal: Tropical Uma estação quente e úmida - germinação e desenvolvimento; Outra fria (menos quente) e seca, possibilitando a maturação e acúmulo de sacarose. Rosa plantio de cana NE– plantio no? SO – plantio no?

Frases de Especialistas "Está na hora de repensar se o Brasil precisa de veículos movidos a gás". 15/02/2008 ,Dilma , Ministra da Casa Civil. ”Não teremos de ocupar nem sequer um metro quadrado da Mata Amazônica para produzir cana-de-açúcar no Brasil". Do ministro Miguel Jorge, do Desenvolvimento Indústria e Comércio, na sede da UNICA, em São Paulo (25/02/2008).

Sub-região Agreste Pequena faixa que atravessa de norte a sul os estados do RN, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A cidade de Campina Grande, na Paraíba, é chamada de "capital do Agreste".

Sub-região Agreste O Agreste marca a transição entre a área litorânea (Zona da Mata) e o Sertão, A policultura comercial e a pecuária leiteira são as principais atividades econômicas Minifúndios Precipitação pluviométrica varia entre 300 e 1.200 mm/ano, oscilando predominantemente entre 700 e 800 mm/ano. Nas porções voltadas para a Zona da Mata - clima mais úmido, com presença de espécies típicas da floresta tropical; Nas porções voltadas para o oeste, há maior aridez e espécies também encontradas na caatinga, que é a vegetação típica do sertão nordestino.

Capital do Agreste Campina Grande é conhecida como cidade universitária, pois conta com 16 universidades Campina Grande - PB

Sub-região Sertão É a maior das sub-regiões nordestinas, ocupada em sua maior parte pelo Polígono das Secas; Projetos de irrigação tem favorecido a produção de frutas em áreas sertanejas.

Sub-região Sertão A pecuária extensiva de corte e o cultivo arroz e algodão;

Extrativismo exploração petrolífera na região Oeste do RN e leste do CE, Em Mossoró e Macau, ambos no RN, se destaca a produção de sal marinho que, junto com outros municípios potiguares, respondem por mais de 95% da produção nacional.

Sub-região Meio-Norte Zona de transição entre dois biomas muito diferentes: o Sertão nordestino e o domínio da Floresta Amazônica Maranhão e Piauí O extrativismo do babaçu e a agricultura do algodão e do arroz são as principais atividades econômicas do Meio-Norte.

Cultura Temporária ou Permanente? Cultivo de soja - um dos produtos de maior crescimento no Meio-Norte Babaçu - árvore símbolo da Mata dos Cocais

Porto de Itaqui em São Luís São Luís é a única cidade brasileira fundada por franceses.

Fundada em 1852, Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil Fundada em 1852, Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil. Sua economia se baseia na indústria, destacando-se a indústria têxtil e de confecções