Movimentos migratórios; PIB e refugiados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDH Muito se fala sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, entretanto, várias pessoas não conhecem os critérios utilizados para a realização.
Advertisements

ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Programa de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Estudante: GRAZY NAFTA E ALCA PROFESSORA:MARIA DE LOURDES
OS IMPACTOS ECONÔMICOS DA GRIPE AVIÁRIA
Prof. Jeferson C. de Souza
Desigualdade e exclusão Cap. 14
NAFTA.
NAFTA.
Imigração Eb2/3cManuel de Figueiredo Área de projecto Torres Novas 2008/2009 Francisco Gonçalves nº12 Júlia Vasconcelos nº13 Miguel Costa nº18.
Movimentos Migratórios e Urbanização
Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A”
População.
Brasil: Dinâmica Demográfica
Os indicadores da população
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Balança Comercial Brasileira
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Prof. José Victor GayLussac
DOIS MUNDOS E UM SÓ PLANETA
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
Brasil 巴西——机遇之国 Roberto Castelo Branco Um Cenário de Oportunidades
MIGRAÇÕES.
Prof. Jeferson C. de Souza
Crescimento econômico
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria - -
Migrações internacionais – cap. 13
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
Migrações.
Capítulo 22 – Os países emergentes
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
GEOGRAFIA.
Movimentos migratórios
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
PROJETO DEBATES 2015 A Ordem Mundial em Reconstrução Alexandre Buccini
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
EUA – SOCIEDADE E ECONOMIA
Denise Saiete Mariana de Sacadura Botte Mariana da Rocha
Fluxos Migratórios.
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
América Platina.
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro Albuquerque
A Dinâmica Populacional
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Organização Internacional para Migrações
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Fonte: Organização Internacional para Migração
Migrações.
Fonte: Organização Internacional para Migração
SITUAÇÃO ATUAL DE SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA.
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria.
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Fonte: Organização Internacional para Migração
IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO
O Ambiente Econômico Global Mercado Global Objetivos Compreender as principais diferenças entre os sistemas econômicos espalhados ao redor do mundo;
Produto Interno Bruto PIB AdrianaJeanKleberKátiaRenilde.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Refugiados na Europa. No total, 438 mil refugiados pediram asilo em países do bloco europeu até o fim de julho 2015 – comparados com os 571 mil para 2014.
Transcrição da apresentação:

Movimentos migratórios; PIB e refugiados Prof. Jeferson C. de Souza

É importante para o Brasil os brasileiros fora do Brasil, ou não? Na Arábia Saudita! Os petrodólares setor de tecnologia de informação setor bancário, a área de saúde, serviços, e alimentos jogadores de futebol e técnicos transporte aéreo: pilotos, engenheiros e administradores Exportações: frango, carne bovina, açúcar, farelo de soja e milho.

1% do PIB! Em 2002, os emigrantes mandaram US$ 4,6 bilhões, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Corresponde a 1% do PIB brasileiro, segundo estudo de um órgão do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). ..."O êxodo não é nocivo ao país. Abre os horizontes da pessoa, que adquire conhecimento e hábitos novos" Para os países de destino: Amplia o mercado interno Mão de obra barata reduzindo os custos... E para o Brasil??? Brasileiros vivem na pobreza nos Estados Unidos 36% ou pouco acima da linha de pobreza. Skatista Edmir Matusita mora em Long Beach http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u69504.shtml

Mas, o PIB é importante ou o PNB é mais. 1 Mas, o PIB é importante ou o PNB é mais ...? 1. Produto Interno Bruto - PIB 2. Produto Nacional Bruto - PNB Nos Estados Unidos, o conceito preferido é o de PNB Na Grã Bretanha e no Brasil , é mais usado o PIB. PIB - Renda enviada ao exterior + Renda recebida do exterior = PNB - Depreciação = Produto Nacional Líquido = Renda Nacional Liquida. Renda Nacional Líquida/População = renda per capita. Renda Per Capita: Resultado da divisão do montante total da renda tributável pelo número de pessoas, em economia, indicador usado para medir o grau de desenvolvimento de um país. Desafio!!! * Se 1% do PIB brasileiro é do exterior, qual é o maior, o PIB ou o PNB? Por quê?

As Migrações e os desafios para o século XXI Os ilegais em um país podem trazer vantagens econômicas? Para quem? Da 2ª G.M até a déc. de 70!!! Oriente Médio: mão de obra / petrodólares 70 - RNB 24.500 dólares na Arábia Saudita Na Europa: reconstrução no pós guerra Atualmente!!! Arábia Saudita: RNB 7.000 dólares Europa: estabilização econômica Redução do crescimento Desemprego Envelhecimento da população Negativo C.V . Quais são as consequências???

Protestos do século XXI Quem são estes??? Desemprego e decadência urbana - Inglaterra

Se a Europa precisa de jovens/trabalhadores, por que tantas restrições aos imigrantes? Exigências maiores para trabalhos não qualificados- Europa Vantagem para os empregadores??? Vantagem para o governo??? Vantagem para o imigrante ilegal??? E os trabalhadores nativos???

Se a Europa precisa de jovens/trabalhadores, por que tantas restrições aos imigrantes? Mulher cruza a fronteira da Líbia com a Tunísia a procura do campo de refugiados (Emilio Morenatti/AP) Países do Tratado de Schengen

Porta de entrada na Europa!!! Emigrantes da África e da América entram pela: Itália; Malta e Espanha

Os muros, visíveis e/ou invisíveis!!! p. 322 E, se o imigrante ilegal for flagrado???

Ultrapassando a vigilância e as barreiras, não conseguem regressar Centros de internação! Campos de deportação! Imigrantes ilegais em Florence, Arizona

Mas, e os imigrantes legais!!! Oportunidades de trabalho para mão-de-obra bem qualificada (...) migram para Europa e América do Norte. Exigências são muito maiores para mão de obra não qualificada!!! Diferença salarial chega a ser de 10 x 1!

Surgem os novos Guetos!!! Para Stébé (sociólogo francês), os manifestantes das periferias de Londres e de Paris são a parte esquecida da população. "Na França, fala-se cada vez mais em gueto, mas na Inglaterra também existem zonas que, apesar de estarem no centro da cidade, são homogêneas", diz o sociólogo. "É um tipo de gueto, com pessoas originárias da imigração, que são vistas de maneira estranha pela polícia, por serem negros ou indianos." ... africanos que vivem e trabalham em Paris têm sido empurrados para dentro de guetos suburbanos parisienses ...

Fechamento da Fronteira- Texto p.324 B. Discuta e analise... C. ... Considerando as diferentes paisagens existentes na fronteira D. Quais são os tipos de limites naturais entre os países?

Os refugiados!!! Livro, p. 325 Brasil: 4.311 refugiados de 75 nacionalidades... angolanos, os colombianos são os que mais Os iraquianos correspondem apenas a 4,67% dos refugiados no Brasil. Aos 60 anos, agência da ONU registra mais de 15 milhões de refugiados no mundo Centro onde repatriados são recebidos no Afeganistão (Foto: P. Benatar/ ACNUR)

Refugiados na Europa Em 2008, o ACNUR encaminhou mais de 121 mil casos [...] implementados pelo ACNUR foram refugiados do Iraque (33.512), Mianmar (30.388) e Butão (23.516). Os Estados Unidos são o principal país de reassentamento Austrália, Canadá e os Países Nórdicos [...] considerável ... Aumento do número de países da Europa e da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Afegãos lideram os pedidos de asilo ao Ocidente abril 3, 2010 Khorami vive refugiada há 14 anos na Inglaterra