Panorama ético contemporâneo (início do séc. XXI)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os ideais éticos.
Advertisements

Prof. Denis Coitinho Silveira (URI/CEBRAP)
O CRITICISMO DE IMMANUEL KANT ( )
A Psicologia Sócio-Histórica
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
John Locke Empirismo.
John Locke Empirismo. John Locke ( ) Médico entusiasmado com a experimentação. Acreditava que o futuro estava na tecnologia Traz uma filosofia.
e a ética da justa medida
FILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL
Ética - Visão Histórica
Filosofia Política Mozart Lacerda Filho
Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
A ÉTICA MODERNA.
A Ética Religiosa.
A Necessidade de Fundamentação da Moral
Aula 5 - Teorias políticas da Idade Média
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
T. HOBBES ( ) PRINCIPAIS OBRAS
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
Psicologia das faculdades
Imperativo Categórico           O Imperativo Categórico é uma das idéias centrais para a adequada compreensão da moralidade e da eticidade. Nesta proposta.
Crítica da razão indolente: contra o despedício da experiência
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
O que é conhecimento 2.1 O critério da verdade:
A psicologia e a educação: repensando a “natureza humana”
ÉTICA NA ANTIGUIDADE Profª Gilvaci.
A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia
Aula 4 - Estado e legitimidade do poder
Profa. Dra. Suzana L. S. Ribeiro
A Ética, suas divisões, Kant e Mill
Filosofia Clássica Platwn Kai Aristotele.
As possibilidades e os limites da razão
IDADE ANTIGA : ÉTICA GREGA IDADE MÉDIA : ÉTICA CRISTÃ
Emfocohistoria.blogspot.com.  Escolha entre possíveis modos de agir Escolha individualbem comum (desejos) Regras e leis.
Filosofia Contemporânea
FILOSOFIA.
REVISÃO FILOSOFIA DO DIREITO
FILOSOFIA PROFESSOR: MAX DANTAS.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Aluno: Gabriel de Oliveira Almeida.
Introdução e contextualização histórica
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: Fim do feudalismo, surgimento das cidades e da burguesia. Porém a mentalidade permanecia.
René Descartes ..
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: ressurgimento das cidades (burgos) e de uma classe nova (burguesia)  Pensamento: Antropocentrismo,
Conceitos e tendências
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: - As cidades começam a surgir com o deteriorização do modelo feudal. - Surgimento da burguesia,
Aula: Renascimento e Modernidade
Douglas Fernando Blanco
A ética.
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto:  Ressurgimento das cidades e apresentação de uma nova classe social: Burguesia. Com grandes.
Conceito Deriva do grego ethos: caráter, modo de ser de uma pessoa;
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Ética Aula 1/2.
Introdução à Filosofia: Ética
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)  A reflexão ética cotemporânea se desdobrou numa série de concepções distintas acerca da moral e a sua fundamentação;
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
A origem da Filosofia no Brasil I
Filosofia da Ilustração ou Iluminismo
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)
MAX SCHELER INTRODUÇÃO GERAL.
Em busca da felicidade.
Vida virtuosa. “Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.”
ÉTICA, MORAL E DEONTOLOGIA
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
CURSO DE DIREITO Disciplina: Introdução ao Direito Professor: Milton Corrêa Filho.
Transcrição da apresentação:

Panorama ético contemporâneo (início do séc. XXI)

Posicionamentos éticos Depois da mudanças ocorridas no século XX, têm-se estabelecido umas correntes éticas que paralelamente ou em diálogo apresentam-se como norteadoras da atualidade.

1ª. Ética neopositivista Tendência a combinar um “sensato” equilíbrio entre autoconservação e prazer; Preponderância outorgada ao substrato biopsíquico do individuo; Confiança ilimitada na ciência e tecnologia Análise lingüístico para referenciar valores e normas.

2ª. Ética neokantiana Abrandamento do imperativo categórico Privilegia racionalidade para moderar hedonismo e utilitarismo Certo humanismo

Duas mudanças importantes na ética kantiana: Abandono de conhecimento noumenal, e portanto, metafísico. Logo, do substrato que irmana os homens; Substituição do sujeito transcendental pela razão dialogante discursiva ( que supõe pluralidade de sujeitos) fincando a fundamentação na práxis da racionalidade comunicativa.

3ª. Ética neoaristotélica Temas da Ética Nicomaquea Conceito analógico de bem; Eudaimonia; Base antropológica da união substancial do anímico e do corporal; Valorização das paixões e apetites; Reconhecimento do livre-arbítrio Papel central das virtudes Ideal da boa vida; A amizade

4ª. Ética da Intersubjetividade Autores provenientes da fenomenologia; Arquitetura dos valores de Max Scheler Encontro interpessoal e abertura ao outro (E. Levinas, J. Patocka e P. Ricoeur)

Naturalmente, a paisagem hodierna é bem mais variada.

Variações... Há a presença da neo-ilustração que afeta as duas primeiras linhas de pensamento citadas. Prescinde de toda base metafísica.

As duas primeiras linhas de pensamento são muito vulneráveis à crítica da moral de Nietzsche e seus seguidores. Aceleração do relativismo moral. Amoralismo do super-homem

Caminhos que prometem... As duas últimas correntes compartilham possibilidades renovadoras; Devem encontrar um fundamento ontológico consistente. Mútua aproximação pode ser enriquecedora.

MacIntyre: neoaristotelismo. Busca de base antropológica; Fim último como beatitudo; Teleologia do eu-zein (vida boa). Mas a Ética aristotélica não se compreende bem sem o De Anima e a Metafísica.

Tomismo Visão cristã de Santo Tomás está na Secunda Pars da Summa, ou seja, num contexto teológico, logo, sobrenatural. Mas precisamos de uma fundamentação para o mundo secularizado, num âmbito de fundamentação filosófica anterior à fé.

Tarefa: Pensar uma Ética...