Panorama ético contemporâneo (início do séc. XXI)
Posicionamentos éticos Depois da mudanças ocorridas no século XX, têm-se estabelecido umas correntes éticas que paralelamente ou em diálogo apresentam-se como norteadoras da atualidade.
1ª. Ética neopositivista Tendência a combinar um “sensato” equilíbrio entre autoconservação e prazer; Preponderância outorgada ao substrato biopsíquico do individuo; Confiança ilimitada na ciência e tecnologia Análise lingüístico para referenciar valores e normas.
2ª. Ética neokantiana Abrandamento do imperativo categórico Privilegia racionalidade para moderar hedonismo e utilitarismo Certo humanismo
Duas mudanças importantes na ética kantiana: Abandono de conhecimento noumenal, e portanto, metafísico. Logo, do substrato que irmana os homens; Substituição do sujeito transcendental pela razão dialogante discursiva ( que supõe pluralidade de sujeitos) fincando a fundamentação na práxis da racionalidade comunicativa.
3ª. Ética neoaristotélica Temas da Ética Nicomaquea Conceito analógico de bem; Eudaimonia; Base antropológica da união substancial do anímico e do corporal; Valorização das paixões e apetites; Reconhecimento do livre-arbítrio Papel central das virtudes Ideal da boa vida; A amizade
4ª. Ética da Intersubjetividade Autores provenientes da fenomenologia; Arquitetura dos valores de Max Scheler Encontro interpessoal e abertura ao outro (E. Levinas, J. Patocka e P. Ricoeur)
Naturalmente, a paisagem hodierna é bem mais variada.
Variações... Há a presença da neo-ilustração que afeta as duas primeiras linhas de pensamento citadas. Prescinde de toda base metafísica.
As duas primeiras linhas de pensamento são muito vulneráveis à crítica da moral de Nietzsche e seus seguidores. Aceleração do relativismo moral. Amoralismo do super-homem
Caminhos que prometem... As duas últimas correntes compartilham possibilidades renovadoras; Devem encontrar um fundamento ontológico consistente. Mútua aproximação pode ser enriquecedora.
MacIntyre: neoaristotelismo. Busca de base antropológica; Fim último como beatitudo; Teleologia do eu-zein (vida boa). Mas a Ética aristotélica não se compreende bem sem o De Anima e a Metafísica.
Tomismo Visão cristã de Santo Tomás está na Secunda Pars da Summa, ou seja, num contexto teológico, logo, sobrenatural. Mas precisamos de uma fundamentação para o mundo secularizado, num âmbito de fundamentação filosófica anterior à fé.
Tarefa: Pensar uma Ética...