Danielle Neves Carolina Baziewicz Patrícia Pagno Thaís Cestille

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Transcrição da apresentação:

Danielle Neves Carolina Baziewicz Patrícia Pagno Thaís Cestille Manifesto Pau-Brasil Danielle Neves Carolina Baziewicz Patrícia Pagno Thaís Cestille

Situação histórica Obra que evidencia bem o contraste das paisagens rurais e estradas de ferro da emergente São Paulo industrial; mescla profunda entre a herança dos cenários abertos da fazenda e o futuro das cidades modernas.

Situação histórica Movimentos tenentistas de 1922 e 1924 Descontentamento político Revolta dos 18 do Forte de Copacabana em 1922 Revolta Paulista e a Comuna de Manaus de 1924 Coluna Prestes.

Cronologia 1924 – ‘‘O Correio da Manhã” 1925 – Livro “Pau-Brasil” Movimento inicial gerador do Antropofagismo

Oswald de Andrade Poeta, Romancista e Dramaturgo Oswald de Andrade é a ruptura mais radical com as tradições e manteve-se sempre fiel ao projeto do Modernismo.

Características literárias Linguagem coloquial Versos livres Humor e ironia Nacionalismo

As Características do Manifesto Características do Povo Brasileiro Consciência Nacional Poesia de Exportação (primitivismo) Liberdade linguística e temática Síntese Ironia / Paródia “Somos como falamos”.

O Manifesto "A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos. O Carnaval no Rio é o acontecimento religioso da raça. Pau-Brasil. Wagner submerge ante os cordões de Botafogo. Bárbaro e nosso. A formação étnica rica. Riqueza vegetal. O minério. A cozinha. O vatapá, o ouro e a dança. Toda a história bandeirante e a história comercial do Brasil. O lado doutor, o lado citações, o lado autores conhecidos. Comovente. Rui Barbosa: uma cartola na Senegâmbia. Tudo revertendo em riqueza. A riqueza dos bailes e das frases feitas. Negras de Jockey. Odaliscas no Catumbi. Falar difícil. (...).”

“(. ) A nunca exportação de poesia “(...) A nunca exportação de poesia. A poesia anda oculta nos cipós maliciosos da sabedoria. Nas lianas da saudade universitária.(...)” “(...) A língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos. Não há luta na terra de vocações acadêmicas. Há só fardas. Os futuristas e os outros. Uma única luta - a luta pelo caminho. Dividamos: Poesia de importação. E a Poesia Pau-Brasil, de exportação.(...)”

“(...) Houve um fenômeno de democratização estética nas cinco partes sábias do mundo. Instituíra-se o naturalismo. Copiar. Quadros de carneiros que não fosse lã mesmo, não prestava. A interpretação no dicionário oral das Escolas de Belas Artes queria dizer reproduzir igualzinho... Veio a pirogravura. As meninas de todos os lares ficaram artistas. Apareceu a máquina fotográfica. E com todas as prerrogativas do cabelo grande, da caspa e da misteriosa genialidade de olho virado - o artista fotógrafo.

Na música, o piano invadiu as saletas nuas, de folhinha na parede Na música, o piano invadiu as saletas nuas, de folhinha na parede. Todas as meninas ficaram pianistas. Surgiu o piano de manivela, o piano de patas. A pleyela. E a ironia eslava compôs para a pleyela. Stravinski. A estatuária andou atrás. As procissões saíram novinhas das fábricas. Só não se inventou uma máquina de fazer versos - já havia o poeta parnasiano. (...).”

“(. ) A invenção A surpresa Uma nova perspectiva Uma nova escala “(...) A invenção A surpresa Uma nova perspectiva Uma nova escala. Qualquer esforço natural nesse sentido será bom. Poesia Pau-Brasil O trabalho contra o detalhe naturalista - pela síntese; contra a morbidez romântica - pelo equilíbrio geômetra e pelo acabamento técnico; contra a cópia, pela invenção e pela surpresa. Uma nova perspectiva. (...)

Temos a base dupla e presente - a floresta e a escola Temos a base dupla e presente - a floresta e a escola. A raça crédula e dualista e a geometria, a álgebra e a química logo depois da mamadeira e do chá de erva-doce. Um misto de "dorme nenê que o bicho vem pegá" e de equações. (...)” “(...) Obuses de elevadores, cubos de arranha-céus e a sábia preguiça solar. A reza. O Carnaval. A energia íntima. O sabiá. A hospitalidade um pouco sensual, amorosa. A saudade dos pajés e os campos de aviação militar. Pau-Brasil.”

“(. ) Realizada essa etapa, o problema é outro “(...) Realizada essa etapa, o problema é outro. Ser regional e puro em sua época. O contrapeso da originalidade nativa para inutilizar a adesão acadêmica. A reação contra todas as indigestões de sabedoria. O melhor de nossa tradição lírica. O melhor de nossa demonstração moderna. (...)”

Apenas brasileiros de nossa época Apenas brasileiros de nossa época. O necessário de química, de mecânica, de economia e de balística. Tudo digerido. Sem meeting cultural. Práticos. Experimentais. Poetas. Sem reminiscências livrescas. Sem comparações de apoio. Sem pesquisa etimológica. Sem ontologia. Bárbaros, crédulos, pitorescos e meigos. Leitores de jornais. Pau-Brasil. A floresta e a escola. O Museu Nacional. A cozinha, o minério e a dança. A vegetação. Pau-Brasil."

Por que Pau-Brasil ?

Poesias Pau-Brasil Cena O canivete voou E o negro comprado na cadeia Estatelou de costas E bateu coa cabeça na pedra

Poesias Pau-Brasil Digestão A couve mineira tem gosto de bife inglês Depois do café e da pinga O gozo de acender a palha Enrolando o fumo De Barbacena ou de Goiás Cigarro cavado Conversa sentada

Poesias Pau-Brasil Relicário No baile da corte Foi o conde d’Eu quem disse Pra Dona Benvinda Que farinha de Suruí Pinga de Parati Fumo de Baependi É comê bebê pitá e caí