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PublicouLeila Lobo Barateiro Alterado mais de 8 anos atrás
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SEMANA DE ARTE MODERNA SÃO PAULO - BRASIL
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MOSTRA DE ARTES MODERNAS EM SÃO PAULO
► Já em 1920, Oswald de Andrade prometera para 1922 – ano do Centenário da Independência – uma ação de artistas novos que “fizesse valer o centenário”. ► A Semana de Arte Moderna ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, com a participação de artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo. ► Durante toda a semana, o saguão do teatro esteve aberto ao público.
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Os organizadores da semana de arte moderna
→ De pé, entre outros, Manuel Bandeira (de óculos e gravata-borboleta); Mário de Andrade e Guilherme de Almeida (atrás das cadeiras); Paulo Prado (de bigode, ao centro); Godofredo Silva Telles (último à direita) e Oswald de Andrade (sentado no chão).
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Exposição de artes plásticas
Obras de Anita Mafaltti, Vicente do Rego Monteiro, Zina Aita, Di Cavalcanti, Harberg, Brecheret, Ferrignac e Antonio Moya.
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saraus Nos dias 13, 15 e 17, realizaram-se saraus com apresentação de: CONFERÊNCIAS LEITURAS DE POEMAS DANÇA MÚSICA
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A PRIMEIRA NOITE Conferência de Graça Aranha, intitulada “A emoção estética na arte moderna”. Nesta conferência, Graça Aranha, em linguagem tradicional e acadêmica, manifestou seu apoio à arte moderna.
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2ª noite – mais importante e tumultuada
● Menotti del Picchia abriu a noite com uma conferência em que negava a filiação do grupo modernista ao futurismo de Marinetti, mas defendia: ► a integração da poesia com os tempos modernos, ► a liberdade de criação, ► a criação de uma arte genuinamente brasileira.
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Gritaria e latidos!?!?!?! ► Quando se iniciou a leitura de poemas e fragmentos de prosa, a plateia teve reações surpreendentes: muitos vaiaram, relincharam, latiram e gritaram, embora alguns tenham aplaudido.
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Programa da semana de arte moderna
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A IMPORTÂNCIA DA SEMANA
► Na época, a Semana de Arte Moderna não teve muita popularidade. ► Os jornais do momento, por exemplo, não lhe dedicaram mais do que algumas poucas colunas, e a opinião pública ficou distante. ► Os participantes dela não tinham sequer um projeto artístico comum. ► O que os unia era apenas o sentimento de liberdade de criação e o desejo de romper com a cultura tradicional. ► Foi, portanto, um acontecimento bastante restrito aos meios artísticos, principalmente de São Paulo.
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Cartaz – semana de arte moderna
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Apesar disso... Apesar dos relinchos, latidos e da falta de cobertura jornalística, a Semana foi, aos poucos, ganhando uma enorme importância histórica porque: Representou a confluência das várias tendências de renovação que vinham ocorrendo na cultura brasileira antes de 1922. Representou uma ruptura, um abandono de princípios e de técnicas consequentes, uma revolta contra o que era a inteligência nacional, nas palavras de Mário de Andrade. Conseguiu chamar a atenção dos meios artísticos de todo o país e, ao mesmo tempo, aproximar artistas com ideias modernistas que até então se encontravam dispersos. Permitiu o intercâmbio de ideias e de técnicas, o que ampliaria os diversos ramos artísticos e os atualizaria em relação ao que se fazia na Europa.
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