A estrutura social e as desigualdades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
Os primórdios da sociologia no Brasil
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Características e Especificidades do Modo de Produção Capitalista
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Capitalismo / Socialismo
Trabalho de Sociologia
Estratificação social
CLASSE E STATUS – Cap.5 Economia e Sociedade (Max Weber)
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Castas, Estamentos E Classes Sociais.
KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
ESTRATIFICAÇÃO, CLASSES E MOBILIDADE SOCIAL
Indivíduos e sociedade:
"Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam.
CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS
SSA UPE Aula de Revisão 2ª. fase.
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Os clássicos e o trabalho
Pierre Bourdieu.
Profª Karina Oliveira Bezerra
Materialismo histórico e dialético
Desigualdades e identidades sociais
AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267)
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
ALIENAÇÃO Karl Marx (1818 – 1883) 02/04/2017
A mercadoria: O Capital, Marx afirmava que a nossa sociedade APARECE INICIALMENTE COMO UM GRANDE DEPÓSITO DE MERCADORIAS. No entanto, o que pode existir.
Sistema Piaget de Ensino
Karl Marx e a História da Exploração
Sociologia e sociologia e senso comum
A sociologia de Florestan Fernandes
Ideologia um conceito complexo
DESIGUALDADES SOCIAIS
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Introdução a Questão Social
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
Karl Marx (1818 – 1883).
Aula de Sociologia – Karl Marx
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
Karl Marx e as modos de produção social
Karl Marx e a Sociologia
K ARL M ARX Delilian Fogliatto Luciana Oliveira Luís Fernando Baldissera Sociologia da Educação I-A Prof. Neusa Chaves Batista.
IDEOLOGIA.
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
Aula 01 - A ciência geográfica
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
ESTRUTURA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
SOCIOLOGIA Revisão. Max Weber 1. As ideias não determinam a sociedade, mas elas são importantes, ou seja, elas influenciam. O que são os tipos ideais?
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Grupos sociais.
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
Trabalho De Filosofia Alunos: Professora: Jheniffer Ester
Seminário de Formação Política PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO Secretaria de Formação Política.
A teoria do Valor-trabalho O valor das “coisas” – O valor de qualquer mercadoria corresponde à quantidade de trabalho social médio nela contida. A quantidade.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
DAS “LÓGICAS DO ESTADO” ÀS “LÓGICAS DA SOCIEDADE CIVIL”: ESTADO E “TERCEIRO SETOR EM QUESTÃO” CARLOS MONTAÑO.
Transcrição da apresentação:

A estrutura social e as desigualdades 3 A estrutura social e as desigualdades O termo “classe” é empregado de muitas maneiras. Sociologicamente, ele é utilizado na explicação da estrutura da sociedade capitalista, que tem uma configuração histórico-estrutural particular. As classes sociais expressam a forma como as desigualdades se estruturam nessa sociedade. Unidade

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo Hierarquização e mobilidade Há duas grandes maneiras de pensar a questão das classes: considerar a posição dos indivíduos e grupos no processo de produção; considerar a capacidade de consumo como fator de classificação. No primeiro caso, pode-se dividir a sociedade em grupos como os seguintes: o dos proprietários de terras, o da burguesia (industrial, financeira), o da pequena ou média burguesia, o dos trabalhadores ou operários.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo De acordo com o segundo critério, pode-se dividir a sociedade em classes alta, média e baixa ou em classes A, B, C, D e E. Seja qual for o critério de classificação dos grupos sociais, fica evidente que as sociedades modernas caracterizam-se, em grau variável, pelas desigualdades. Revista A, edição especial/Abril Imagens Revista A, em edição especial de 2005. Publicação destinada à classe A.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo As desigualdades se expressam nos planos econômico, político e cultural. Há desigualdades: na apropriação da riqueza gerada pela sociedade; na participação nas decisões políticas; na apropriação dos bens simbólicos.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo A mobilidade social nas sociedades capitalistas é maior do que nas divididas em castas ou estamentos, mas não é tão ampla quanto pode parecer. Thinkstock/Getty Images Embora vigore a ideia de que todos têm oportunidades iguais e podem prosperar por meio do trabalho, há barreiras à ascensão social, que não são escritas nem declaradas.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo A desigualdade é constitutiva da sociedade capitalista Karl Marx colocou a questão das classes no centro de sua análise sobre a sociedade capitalista. De acordo com ele, as relações entre o capital e o trabalho assalariado são dominantes e a propriedade privada é o fundamento e o bem maior a ser preservado. Há duas classes fundamentais: a burguesia, que personifica o capital, e o proletariado, que vive do trabalho assalariado.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo A dinâmica da sociedade capitalista não se restringe, porém, à contraposição entre burguesia e proletariado. O processo de constituição das classes e a forma como elas se estruturam determinam o aparecimento de frações, bem como de classes intermediárias, Thinkstock/Getty Images que ora apoiam a burguesia, ora se juntam ao proletariado, podendo desenvolver lutas particulares em determinados momentos.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo A parcela da população que se encontra entre os grandes proprietários e os operários é composta de pequenos proprietários, pequenos comerciantes, profissionais liberais e outros. crédito das imagens: Thinkstock/Getty Images Não há uma classificação a priori das classes. É necessário analisar cada sociedade historicamente e perceber como as classes se constituíram no processo de produção da vida social.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo De acordo com o pensamento marxista, o antagonismo entre a burguesia e o proletariado é a base da transformação social. Essa questão (a luta de classes) envolve: os procedimentos utilizados pela classe dominante para manter o status quo; os procedimentos utilizados pelos trabalhadores para modificar o status quo.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo Thinkstock/Getty Images A luta de classes se desenvolve no modo de organizar o processo de trabalho e distribuir diferentemente a riqueza gerada pela sociedade; nas ações dos trabalhadores orientadas para diminuir a exploração e a dominação; na formação de movimentos políticos para mudar a sociedade.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo Desigualdades de riqueza, prestígio e poder Max Weber analisa a estratificação social com base na distinção entre as seguintes dimensões: econômica – quantidade de riqueza que as pessoas possuem; social – status ou prestígio que têm as pessoas ou grupos; política – quantidade de poder que pessoas ou grupos detêm nas relações de dominação.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo Um indivíduo que recebe uma fortuna inesperada não conquista necessariamente prestígio ou poder. Alguns podem ter poder e não ter riqueza, como pessoas ou grupos que se instalam nas estruturas de poder estatal. Alguns indivíduos, como artistas e intelectuais consagrados, podem ter status e prestígio, mas não ter riqueza e poder.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo Para Max Weber, classe é todo grupo humano que se encontra em igual situação, isto é, seus membros têm as mesmas oportunidades de acesso a bens, a posição social e a um destino comum.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo Weber afirma que as lutas de classe podem ocorrer no interior de uma classe social. Thinkstock/Getty Images Para esse autor, a luta de classes não é o motor da história, mas uma das manifestações para a manutenção de poder, renda ou prestígio em uma situação histórica específica.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo Oportunidades e estratificação Na visão de alguns sociólogos estadunidenses, na sociedade moderna há possibilidade de ascensão social, desde que os indivíduos aproveitem as oportunidades que surgem. Têm êxito os que dispõem de mais talento e melhor qualificação. Thinkstock/Getty Images

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo Para autores como Kingsley Davis e Wilbert Moore, as desigualdades materiais não são, necessariamente, negativas. Na busca do interesse pessoal há sempre inovação e criação de novas alternativas. Assim, a sociedade se beneficia das realizações dos indivíduos. O capitalismo só é dinâmico porque é desigual, e todas as políticas que propõem a igualdade de condições levam os indivíduos a não lutar por melhores posições, reduzindo a competição entre eles.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo Sobre a ideia de exclusão-inclusão Há indivíduos ou grupos excluídos da sociedade capitalista? Qual é o sentido da expressão “exclusão social”, tão comum em nosso cotidiano? Ricciotti Piana/Folhapress À esquerda, desempregado dorme em rua da região central de São Paulo, à frente de cartazes com anúncio de emprego , em 2004. Ao lado, casa localizada em fazenda no sul do Maranhão onde moram mais de 30 trabalhadores rurais. O proprietário do local foi preso em flagrante por manter sete empregados sob regime de escravidão. Fotografia de 2001. Marlene Bergamo/Folha Imagem

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo O sociólogo brasileiro José de Souza Martins afirma, no livro A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre a exclusão, pobreza e classes sociais, que a “exclusão social” pode ser entendida com base: na orientação transformadora, presente nos discursos políticos e acadêmicos para caracterizar, erroneamente, a situação dos explorados na sociedade; na orientação conservadora, que está presente no discurso de quem está incluído e se expressa na ideia de que não há alternativa melhor do que inserir os excluídos na sociedade.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo A orientação transformadora é questionável, pois, apesar de viver em condições precárias, o trabalhador está incluído no sistema. A orientação conservadora caracteriza-se pelo conformismo: não questiona a sociedade atual nem a forma degradada e precária de buscar a inserção dos excluídos.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo Exercícios 1. Observe a imagem e reflita sobre o texto a seguir. Gideon Mendes/Corbis/Latin Stock A desigualdade não existe só no nascimento, mas é reproduzida todos os dias, expressando-se até mesmo na morte; principalmente em como se morre. Nelson Dacio Tomazi Jovem sul-africana em estado de saúde crítico por falta de acesso a medicação anti-HIV. Fotografia de 2004.

8 A sociedade capitalista e as classes sociais Capítulo 2. Observe a imagem e responda às questões: a) O vencedor da Mega- Sena ganhou dinheiro. Ganhará com isso prestígio e poder? Ed Ferreira/AE b) Há elementos na cena retratada que justificam sua opinião? Casa lotérica em Aparecida de Goiânia, em Goiás, onde foi feito o jogo premiado de 12 de janeiro de 2007.