Professora Lúcia Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Prof. Leonardo Queiroga
Morfologia e Sintaxe do Substantivo
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Formação de Palavras.
Classes de palavras: adjetivo
FORMAÇÃO DE PALAVRAS Muitas das palavras portuguesas formam-se a partir de outras já existentes na língua. As palavras que não se formam de nenhuma outra.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
Plural dos Substantivos Compostos
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
primitivo X derivado (piano X pianista)
Plural dos substantivos e dos adjetivos compostos
Comunicação Linguística
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
O que eu também não entendo
Sintaxe.
ADJETIVOS Definição Classificação: primitivos e derivados,
SÉTIMO V.
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
CLASSES DE PALAVRAS (LIVRO 1 – TEORIA COC ).
Conceito Classificação Flexão de gênero, número e grau
Tipos de sujeito.
Atividade de Recuperação
SUBSTANTIVOS Colômbia, bola, medo, trovão, paixão etc. Essas palavras estão dando nome a lugar, objeto, sensação física, fenômenos da natureza, emoções,
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Fonologia – o estudo dos sons
O substantivo.
Classe de palavras.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Termos essenciais da oração
TERMOS ACESSÓRIOS E VOCATIVO
Não erre mais
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /
Grupos Lexicais Classes de Palavras.
Orações subordinadas adjetivas
SUBSTANTIVO É a palavra variável em gênero, número e grau que dá nome aos seres em geral.
CLASSES DE PALAVRAS ou Classes gramaticais
Unidade 2 Adjetivo é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
CURSO PREPARATÓRIO LÍNGUA PORTUGUESA PROJETO GUAPORÉ
Substantivos.
Flexões Nominais Formação do Plural 1º caso
PALAVRAS QUE DESIGNAM SERES EM GERAL, REAIS OU IMAGINÁRIOS.
Flexões do substantivo
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Classe de palavras: substantivos
Concordância Nominal Concordância Verbal
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Tipos de Sujeito.
Resumo Assuntos estudados
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
ADJETIVOS. CONCEITO ADJETIVO é a palavra variável que expressa uma qualidade ou característica do ser e se “encaixa” diretamente ao lado de um substantivo.
O ESTUDO DO SUBSTANTIVO
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
O PRONOME RELATIVO É a subclassificação dos pronomes responsável por estabelecer relações de sentido entre duas orações. Por isso, é um importante elemento.
ESCOLA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO Prof.ª Sebastiana Lúcia Português.
O SUBSTANTIVO.
SUBSTANTIVOS COMPOSTOS E ADJETIVOS COMPOSTOS
SUBSTANTIVOS - FLEXÕES
Palavras Resumo.
Plural dos substantivos compostos
Transcrição da apresentação:

Professora Lúcia Brasil PLURAL DOS COMPOSTOS Professora Lúcia Brasil

Plural dos Substantivos Compostos A formação do plural dos substantivos compostos depende da forma como são grafados, do tipo de palavras que formam o composto e da relação que estabelecem entre si. Aqueles que são grafados sem hífen comportam-se como os substantivos simples: aguardente e aguardentes               girassol e girassóis pontapé e pontapés             malmequer e malmequeres O plural dos substantivos compostos cujos elementos são ligados por hífen costuma provocar muitas dúvidas e discussões. Algumas orientações são dadas a seguir:

a) Flexionam-se os dois elementos, quando formados de: substantivo + substantivo = couve-flor e couves-flores substantivo + adjetivo = amor-perfeito e amores-perfeitos adjetivo + substantivo = gentil-homem e gentis-homens numeral + substantivo = quinta-feira e quintas-feiras

b) Flexiona-se somente o segundo elemento, quando formados de: verbo + substantivo = guarda-roupa e guarda-roupas palavra invariável + palavra variável = alto-falante e alto-falantes palavras repetidas ou imitativas = reco-reco e reco-recos

c) Flexiona-se somente o primeiro elemento, quando formados de: substantivo + preposição clara + substantivo = água-de-colônia e águas-de-colônia substantivo + preposição oculta + substantivo = cavalo-vapor e cavalos-vapor - substantivo + substantivo que funciona como determinante do primeiro, ou seja, especifica a função ou o tipo do termo anterior.

Exemplos: palavra-chave - palavras-chave bomba-relógio - bombas-relógio notícia-bomba - notícias-bomba homem-rã - homens-rã peixe-espada - peixes-espada

d) Permanecem invariáveis, quando formados de: verbo + advérbio = o bota-fora e os bota-fora verbo + substantivo no plural = o saca-rolhas e os saca-rolhas

o louva-a-deus e os louva-a-deus o bem-te-vi e os bem-te-vis e) Casos Especiais o louva-a-deus e os louva-a-deus o bem-te-vi e os bem-te-vis o bem-me-quer e os bem-me-queres o joão-ninguém e os joões-ninguém