VERBOS GENÉRICOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
Ao escrever seu primeiro parágrafo, você pode fazê-lo de forma criativa. Ele deve atrair a atenção do leitor. Por isso, evite os lugares-comuns como: Desde.
Ajudando o meio ambiente
“A INTELIGÊNCIA SOBERANA!”.
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
PARAGRAFAÇÃO PROFESSORA LÚCIA BRASIL.
Professora Lúcia Brasil

A VACA PT PT PT PT PT PT PT PT BOLSASS...
A Boneca e a Rosa.
Origem e desenvolvimento da crônica
CIDADANIA.
ZÉ ALEGRIA.
ACREDITE SE QUISER.
A VAQUINHA.
O Poder da Palavra.
ACREDITE SE QUISER Silvia Schmidt.
O fazendeiro e o cavalo.
Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO.
A VAQUINHA Clicar para passagem de slides / ligar o som.
Aula 1- Discurso Profª. Ana Paula.
Colacio.j Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Aguarde a rolagem automática dos slides....
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
“GOSTO DE UMA MÚSICA QUE FRANCK SINATRA COSTUMAVA CANTAR, MY WAY
Introdução à Redação de Vestibular
O teatro brasileiro no século XIX
Dor de perda Letícia Thompson.
Condições de vida na África
ACREDITE SE QUISER.
A ÚLTIMA PEDRA Roberto Shinyashiki.
COESÃO E COERÊNCIA Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. De que trata,
Violência? Diga não!.
O casamento de Isaque e Rebeca
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
Porto Solidão Lenise Resende Uma coisa que não posso dizer, é que não tenho amigos. Tenho muitos. Alguns, são escritores, e começaram a publicar na internet,
Permanecer na Consagração de Vida

Aula de Apresentação......ou uma tentativa de convencer você a prestar atenção em mim.
Produzindo o Ensaio Teórico
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
Ilustração.
Redigindo a opinião do grupo.
Linguagem publicitária
Alegria que transforma tudo...
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
Professora Mestre Roberta Costella
Carta do Apóstolo Paulo
Acredite Se Quiser (Autor desconhecido)     Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma.
By Búzios Slides A DOR DA PERDA Avanço automático.
Coesão Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras,
18-abr-17 20:51:52 Todos Precisamos de um ombro Amigo
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
Dicas de coesão textual
O Ex-mendigo Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e colocava ao lado uma placa com os dizeres: "Vejam como.
O REINO ESTÁ ENTRE VÓS Caná “Tribus miraculis” evoca hoje o terceiro milagre em Caná FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU.
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
#vaidarcerto :).  Comumente nos deparamos com fatos sociais relacionados a um grupo de pessoas que se unem em prol de uma reivindicação pautando-se por.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

VERBOS GENÉRICOS

Uma das qualidades do bom texto é justamente o capricho na linguagem Uma das qualidades do bom texto é justamente o capricho na linguagem. A variabilidade linguística, ou seja, o repertório do falante revela-se como componente na construção textual. Há uma série de recomendações, então comecemos por uma simples. Existem verbos extremamente empregados dada a sua funcionalidade. Eles são saudáveis, logo não há nenhum impedimento na sua utilização. O problema reside justamente na exaustiva repetição, revelando um repertório pequeno do escritor. Vejamos alguns desses verbos e sugestões para aumentar a variabilidade linguística.

DAR O turismo naquela cidade deu bons frutos. (produziu) Era necessário dar uma solução. (apresentar) Eles deram atenção ao menor abandonado. (dedicaram) Os jornais deram a notícia. (publicaram) Os investimentos em educação nunca deram bons resultados. (produziram, causaram) O inquérito policial deu quase 500 páginas. (chegou a, rendeu, perfez) O Governo deu uma nova visão à economia. (criou, estabeleceu, imprimiu) A imprensa deu a culpa ao incidente aos sem-terra. (atribuiu, imputou) A mulher, hoje em dia, dá as razões à sociedade das qualidades intrínsecas desse trabalho. (expõe, mostra)

FAZER O sistema capitalista faz suas vítimas. (produz, cria) Um sistema educacional forte faz uma nação. (constrói, forma) A pobreza faz o desemprego. (ocasiona, produz, origina) Enquanto não fizermos nossa parte, a violência continuará existindo. (realizarmos) SER Tirar o menor da rua é imprescindível. (torna-se) O governo é incompetente. (mostra-se) O problema fundiário é a distribuição das propriedades. (consistem na) A reforma agrária não é apenas um problema do governo. (pertence)

TER O governo não tem alternativas. (possui) Todo cidadão tem direito a ter suas horas de lazer. (possui); (merece); (obter, gozar) Qualquer cidade tem seus ídolos. (consagra, tributa) Tinha de encontrar uma solução. (deveria, necessitaria, precisaria) A violência tem estreita relação com o desemprego. (mostra, traz) Tinha dito que a natalidade deveria baixar. (disse, afirmou) Apesar disso, tinha um problema. (existia, havia)

Ao escrever seu primeiro parágrafo, você pode fazê-lo de forma criativa. Ele deve atrair a atenção do leitor. Por isso, evite os lugares-comuns como: atualmente, hoje em dia, desde épocas remotas, o mundo de hoje, a cada dia que passa, no mundo em que vivemos, na atualidade.