Ciências Naturais – 8ºano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
Advertisements

Ecologia Aplicada aula 6 Sucessão Ecológica e evolução nos ecossistemas.
Sucessão ecológica Profª Reisila Mendes
Módulo: Ecologia e Conservação da Natureza Noções de comunidade; sucessão ecológica; biodiversidade e riqueza de espécies; biogeografia. Prof. Dr. Dakir.
SUCESSÃO ECOLÓGICA É a sequência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. Durante esse processo, comunidades mais simples vão sendo.
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
Ecologia.
SUCESSÃO ECOLÓGICA COLONIZAÇÃO DE LOCAIS SEM VIDA
SUCESSÃO ECOLÓGICA 5 anos depois 25 anos depois.
SUCESSÃO ECOLÓGICA Prof. PANTHERA.
SUCESSÃO ECOLÓGICA Prof. Michel Assali.
SUCESSÃO ECOLÓGICA - É a seqüência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. - Durante esse processo, comunidades mais simples vão.
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
Estrutura das Comunidades
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
CAD III – BIO E – AULAS 09 à 12 Profº Villa
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS
Sucessão Ecológica Prof. Regis Romero.
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
O SECTOR FLORESTAL PORTUGUÊS Breve Abordagem. UTILIZAÇÃO ACTUAL E POTENCIAL DO SOLO (10 3 ha)
Cap. 05 1ª parte Sucessão Ecológica.
Sucessão 3ª parte.
Sucessão 2ª parte.
CONCEITOS E DETERMINAÇÕES
SUCESSAO ECOLÓGICA.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Sucessão Ecológica É a substituição seqüencial de espécies em uma comunidade; compreende todas as etapas desde a colonização das espécies pioneiras.
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Ecossistemas Naturais
Ecologia: definição OIKOS – Casa LOGOS –Estudo
A diversidade da vida.
Dinâmica das populações
Unidade 3 — Fluxos de energia e ciclos de matéria
SUCESSÃO ECOLÓGICA - É a seqüência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. - Durante esse processo, comunidades mais simples vão.
214. Sucessão e clímax (CLIMAX)
OIKOS (CASA) + LOGOS (ESTUDO)
DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFA. CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
ÁFRICA A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da.
CONCEITOS DE ECOLOGIA.
Ecologia de Populações e Comunidades
ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO.
Silvicultura Geral Conceito de silvicultura
INTERAÇÕES DA VIDA Profa. Maria Paula
A S COMUNIDADES EM T RANSFORMAÇÃO : S UCESSÃO E COLOGIA Professor: Hélcio Marques Junior Biólogo - (Licenciado) Especialista em Docência Universitária.
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES
Pitágoras Sucessão ecológica e biomas
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
Sucessão ecológica: mecanismos e dinâmica de manchas
SUCESSÃO ECOLÓGICA - Uma sucessão ecológica passa por três fases:
Aula 01 e 02 – Introdução à Ecologia
Prof. Dr. Dakir Larara Machado da Silva
Profa. Dra. Karina Schmidt Furieri
SUCESSAO ECOLÓGICA.
Ciclos Biogeoquímicos
Profª Adriana Braz Moreira
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
Fluxo de energia e ciclos de matéria - Fotossíntese
Sistema de sapal e dunar Saída de campo à A Ria Formosa é um parque natural (área protegida) numa extensão de 60 Km pela costa algarvia. É um sistema.
Ecossistema É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e.
Ecologia de Populações
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
Sucessão ecológica Profª Reisila Mendes. É um fenômeno dinâmico onde as populações pioneiras são gradativamente substituídas até que se estabeleça uma.
Escola de Agricultura Luiz de Queiroz LGN 478 Genética e Questões Socioambientais Gabrielle Ferrari
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
Sucessão ecológica Ciências Naturais 8º ano.
Transcrição da apresentação:

Ciências Naturais – 8ºano Sucessão Ecológica Ciências Naturais – 8ºano

Sucessão ecológica Mudança gradual da estrutura e composição da comunidade num ecossistema. Processo em que comunidades simples vão sendo substituídas por outras mais complexas. Processo de substituição de umas populações por outras, numa mesma área, até se atingir uma comunidade em equilíbrio com o meio.

Sucessão ecológica Sucessão primária Sucessão secundária Inicia-se numa área na qual anteriormente não existiam seres vivos Inicia-se numa área na qual anteriormente existiam seres vivos rochas nuas dunas ilhas vulcânicas lagos recém-formados zonas ardidas campos abandonados zonas alagadas

Sucessão ecológica primária: Sucessão numa rocha nua… Espécies pioneiras como líquenes, instalam-se e modificam a rocha, iniciando a formação do solo Está estabelecida uma comunidade climax em equilíbrio com o meio. Outras plantas começam a instalar-se e a espessura do solo aumenta Gramíneas e arbustos conseguem instalar-se. A chuva e o vento desintegram a rocha Comunidade Pioneira

Sucessão ecológica primária: Sucessão numa rocha nua… início transição estabilidade A comunidade pioneira vai dar lugar a uma série de comunidades – comunidades seriais – que se vão progressivamente substituindo, criando cada uma delas condições bióticas e abióticas mais favoráveis para a seguinte. Embora a sucessão ecológica possa ter diferentes particularidades, duma região para outra, devidas, entre outros factores, ao clima e aos ecossistemas vizinhos, é possível enumerar três características principais presentes: Verifica-se um aumento da diversidade animal e vegetal; As comunidades adquirem maior estabilidade durante a sucessão; Ocorre um aumento da quantidade de matéria orgânica (biomassa). Aumento da biodiversidade Comunidade Pioneira Aumento da complexidade das teias alimentares

Sucessão ecológica primária: A sucessão ecológica pode demorar centenas de anos, sendo que as espécies que se sucedem dependem do clima e do solo da região. A sucessão primária ocorre de uma forma lenta e gradual Comunidade Pioneira

Sucessão ecológica primária: Sucessão numa rocha nua…

Sucessão ecológica primária Líquenes Comunidade pioneira Espécies capazes de iniciar uma sucessão ecológica. Espécies de pequeno porte e de desenvolvimento rápido. Espécies simples mas resistentes. Criam as condições para o aparecimento e instalação das comunidades seguintes. Os líquenes elaboram substâncias que atacam as rochas, contribuindo assim para a abertura de fendas, que vão sendo preenchidas por poeiras e produtos resultantes da decomposição dos próprios líquenes. Origina-se deste modo um solo simples. É um processo extremamente lento que pode levar centenas de anos. Após as chuvas, o solo formado reteém a água e nele podem viver, então, os musgos ou germinar sementes de plantas hérbaceas. As raízes das plantas penetram nas fendas das rochas. Os seres vivos da comunidade pioneira mudam gradualmente as condições do meio, o que permite que outras espécies se fixem, substituindo progressivamente as espécies pioneiras. Essas novas comunidades vão sendo substituídas, sucessivamente, por comunidades mais estáveis e duradoiras. Focamos geralmente a nossa atenção na comunidade vegetal, no entanto, estas mudanças afectam igualmente a comunidade animal e os decompositores.

Sucessão ecológica primária Comunidade climax Formada por populações que não se alteram, nem alteram o meio. Populações em equilíbrio dinâmico com o meio. Com elevado número de espécies e de nichos ecológicos.

Sucessão ecológica primária Comunidade climax Últimas espécies a instalar-se. Para cada tipo de ambiente físico, existe um tipo de comunidade clímax possível.

Sucessão ecológica primária: Sucessão num deserto… Gramineas (Ammophila arenaria) Pinheiros (Pinus pinaster) Carvalhos (Quercus sp.)

Sucessão ecológica primária: Sucessão numa ilha vulcânica… Liquenes Fetos Arbustos Floresta

Sucessão ecológica Sucessão primária Sucessão secundária Inicia-se numa área na qual anteriormente não existiam seres vivos Inicia-se numa área na qual anteriormente existiam seres vivos rochas nuas dunas ilhas vulcânicas lagos recém-formados zonas ardidas campos abandonados zonas alagadas

Sucessão ecológica secundária: Causas da destruição dos ecossistemas: Incêndios Abate de árvores

Sucessão ecológica secundária: A sucessão secundária desenvolve-se mais rapidamente do que a primária uma vez que, permanecem no solo alguns organismos e sementes que tornam o substrato mais favorável á recolonização.

Sucessão ecológica secundária: Sucessão num campo abandonado pela agricultura…

Sucessão ecológica secundária: Sucessão numa zona ardida… Urze (Erica sp.) Esteva (Cistus sp.) Carvalhos (Quercus sp.)