CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL: ÁLCOOL E AÇÚCAR Há 20 anos atrás, das 120 milhões de toneladas de cana produzidas no Brasil, 55% era para álcool. Hoje, das 250 milhões de toneladas de cana produzidas, 55% é para álcool. Não houve mudança de estratégia ! Cresceu produção por ser competitiva ! O Setor ganhou flexibilidade, produtividade e mercado ! Maior equilíbrio nos preços dos produtos no mercado interno !
- COMPETITIVIDADE SETORIAL - COMPETITIVIDADE INTERNA Crescente preço da gasolina, redu- zindo o suporte de preço ao álcool hidratado. Manutenção do mecanismo de sobrepreço sobre a gasolina (PPE). Política tributária entre fóssil e renovável e entre veículos que utilizam combustível fóssil e renovável. Investimentos em P&D na produção e no uso do álcool. Diversificação dos produtos da cana agregando valor. . Regulamentação mínima e auto-gestão (definição de matriz energética; estoques reguladores). COMPETITIVIDADE EXTERNA Protecionismo (EUA/Europa/Japão) e a pressão dos subsídios que geram excedentes de expor- tação e barreiras CUSTOS/PREÇOS: BRASIL - AÇÚCAR MÉDIA ANUAL(1) US$/T CUSTO CANA US$/T CANA BETERRABA SP 165 320 / 364 612 / 737 C-S 180 N-NE 210 MÉDIA MAIORES EXPORT.(1) US$/T CANA BETERRABA 268 / 334 565 / 713 MÉDIA HFCS (COMPET.)(1) US$ / T 309 ÁLCOOL (CUSTO) . C-S US$ 180/m3 . EUA US$ 290/m3 (2) Fonte:UNICA; (1) LMC International; (2) DOE, Joseph Di Pardo
AÇÚCAR NO MUNDO A “COMMODITY” de maior volatilidade de preços. Um mercado livre extremamente reduzido ( 35 mm t de 130 mm t de açúcar produzido). Uma predominância do açúcar de cana ( 70% contra 30% da beterraba). Uma hostil proteção aos produtores de açúcar dos países ricos (Tarifa; Cota; Subsídios a exportações).
ÁLCOOL NO MUNDO Ainda incipiente produção mundial (35 bilhões de litros totais sendo 60% para combustível onde Brasil e EUA significam 75% do total). Proteção ! Graves problemas do atual principal aditivo fóssil da gasolina (MTBE) com amplas possibilidades de substituição pelo álcool. Tecnologia a serviço do menor consumo e da segurança ao abaste- cimento e ao meio ambiente. - Célula de combustível embarcada nos veículos, com base no álcool (Renovável, Limpo). Mercado em desenvolvimento.
AÇÕES BRASILEIRAS 1. Global Alliance (Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua, Panamá, Thailandia, África do Sul. 2. Alianças internacionais para o desenvolvimento da commodity álcool (EUA, Canadá, Suécia, Brasil, México, ......, Thailandia) 3. Argumento e premissas Redução dos custos ao consumidor norte-americano, europeu. Flexibilidade de fábrica (açúcar e álcool) aumentando eficiência; reduzindo custos; melhorando o meio ambiente (efeito estufa e outras emissões); gerando empregos no meio rural; apoiando a balança comercial e reduzindo a dependência energia externa fóssil. Melhores preços do açúcar, com menores volatilidades. Claras dependências: - Aumento dos preços real da energia. - Redução dos preços real do açúcar.