Fábrica de Software III

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Transcrição da apresentação:

Fábrica de Software III Mesa de Compras Breno Costa Eduardo Almeida

Agenda Embasamento Teórico Metodologia Fases x Artefatos Organização da Fábrica Métrica de Estimativa de Esforço Desenvolvimento Baseado em Componentes Ferramentas

Embasamento Teórico “The term factory has, however, the controversial connotation that software development and maintenance is comparable to mass-production of industrial products, and aguarbly this is not the case” [1][Aaen, Botcher, Mathiassen, Software Factories, 1997]

Embasamento Teórico “The principles of the software factory and process improvement do not automatically lead to a sucessful development organization” [2][Siy, Herbsleb, Mockus, Krishnan, Tucker, Making the Software Factory Work: Lessons from a Decade of Experience]

Metodologia Baseada no RUP Metodologia de desenvolvimento dividida em 4 fases: Comercial Planejamento e Gerenciamento Desenvolvimento de Componentes Testes e Validação

Metodologia - Fases 1. Fase Comercial Levantar Necessidades do Cliente Elaborar Proposta Comercial Elaborar Proposta Técnica Estimar Esforço do Projeto 2. Fase Planejamento e Gerenciamento Definir o Controle do Projeto Acompanhar e Gerenciar o Projeto Validar o Projeto junto ao Cliente Elaborar Plano de Projetos Preliminar Comunicar Evolução do Projeto

Metodologia - Fases 3. Fase Desenvolvimento de Componentes Definir Problema Implementar Componentes Especificar Componentes Projetar Componentes 4. Fase Testes e Validação Elaborar Plano de Testes Avaliar Testes Executar Testes de Aceitação Implementar Testes Realizar Testes

Fases x Artefatos Fase Artefatos Comercial Proposta Técnica Planilha de Estimativa de Esforço Proposta comercial Planejamento e Gerenciamento Plano de Projeto Ata de Reuniões Formulário de Controle de Mudanças Formulário de Validação do Cliente Relatório Avaliando Processo de Desenvolvimento Desenvolvimento de Componentes Documento de Requisitos Testes e Validação Plano de Testes Relatório de Avaliação dos Testes Componentes de Testes

Organização da Fábrica Perfis que compõem a Fábrica III Gerente de Negócios Gerente de Projetos Analista de Sistemas Analista de Qualidade Engenheiro de Software Engenheiro de Testes Líder de Equipe

Organização da Fábrica Gerente de Negócios Gerente de Projetos Analista de Qualidade Líder de Equipe Líder de Equipe Engenheiro de Software Engenheiro de Software Analista de Sistemas Analista de Sistemas Engenheiro de Testes Engenheiro de Testes

Organização da Fábrica Equipe X Perfil Breno Costa Gerente de Negócios e Engenheiro de Testes Carlos Andreazza Analista de Sistemas e Engenheiro de Software Carlos Júnior Analista de Qualidade e Engenheiro de Software (líder) Clarissa Borba Gerente de Negócios e Engenheiro de Testes (líder) Eduardo Almeida Analista de Qualidade e Engenheiro de Testes Fábio Ferreira Luiz Eduardo Leite Mônica Priscila França Analista de Sistemas e Engenheiro de Testes Taciana Vanderlei Analista de Qualidade e Engenheiro de Software Vanessa Bittencourt Gerente de Projeto e Engenheiro de Testes Vivianne Medeiros Gerente de Projetos e Engenheiro de Software

Métrica de Estimativa de Esforço Breve Histórico [Kirsten Ribu 01] Ponto de equilíbrio entre investimento e precisão Estimativa de Especialista Analogia FPA Por que Pontos de Caso de Uso? Benefícios Facilidade de uso Experiência da empresa no desenvolvimento O-O

Pontos de Caso de Uso [Gustav Karner 93] Passos Necessários: 1. Identificar Atores e Casos de Uso 2. Categorizar Atores e Casos de Uso 3. Calcular PCU Desajustados 4. Calcular Fator Complex. Técnica 5. Calcular Fator Complex. Ambiental 6. Calcular PCU Ajustados 7. Converter PCUA para HH - [Schneider and Winters 98]

Pontos de Caso de Uso Aspectos Financeiros Custo por PCU Fator de Conversão Cálculo de Custo por Horas Margens

Reutilização de Software “Software reuse is the use of existing software knowledge or artifacts to build new software artifacts” [Frakes, 1995] Vantagens Qualidade Tempo de desenvolvimento Redução nos custos de desenvolvimento, testes, documentação e manutenção

Artefatos Reutilizáveis [D’ Souza, 1999] Código compilado [fonte] Casos de testes Modelos e projetos: frameworks e padrões Interface de usuário Planos, estratégias e regras arquiteturais

Desenvolvimento Baseado em Componentes (DBC) Visão anterior Blocos monolíticos Grande número de partes inter-relacionadas Relacionamentos implícitos Necessidade de “quebrar” esses blocos Surgimento do DBC Redução da complexidade e custo de desenvolvimento Motivação Desenvolvimento da Internet Evolução: Mainframes .... Objetos Distribuídos Surgimento de Padrões – OMG, DCOM

Desenvolvimento Baseado em Componentes

MVCASE

Home-Page e Ferramentas http://www.cin.ufpe.br/~vnm/fabrica3 (acompanhamento) JBuilder (implementação) MVCASE [3] (modelagem) CVS [4] (controle de versões) Bugzilla [5] (reportar bugs) Project (gerenciador de cronograma) Word (documentação) PostgreSQL (armazenamento de dados) Twiki [6](compartilhamento de conhecimento)

Referências Utilizadas [1] I. Aaen, P. Botcher, L. Mathiassen, Software Factories. Oslo, 1997 . [2] H. P. Siy, J. D. Herbsleb, A. Mockus, M. Krishnan, G. T. Tucker, Making the Software Factory Work: Lessons from a Decade of Experience. [D’Souza, 1999] D’Souza, D., F., Wills, C., A. Objects, Components, and Frameworks with UML – The Catalysis Approach. Addison-Wesley, 1999. [Frakes, 1995] Frakes, W., B., Fox, C., J. Sixteen Question about Software Reuse. Communications of the ACM. June 1995. ·   [3] http://www.recope.dc.ufscar.br/mvcase/. ·   [4] http://www.cvshome.org/. ·   [5] http://bugzilla.mozilla.org/. ·   [6] http://www.natalnet.br/twiki/. [Gustav Karner 93], Resource Estimation for Objectory Projects. Copyright Rational Software, Inc, 1993. [Kirsten Ribu 01], Estimating Object-Oriented Software Projects with Use Cases, Master of Science Thesis, University of Oslo, 2001. [John Smith 99], The estimation of Effort based on Use Cases, Rational Software White Paper, 1999. [Schneider and Winters 98]. Applying Use Cases. Addison-Wesley, 1998.