Arte Barroca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
BARROCO Página Seguinte – 11º Ano.
Nomes: Ariane, Bruna Nº 03, 04 Série: 2º ano “A” Profº Cristiane
Barroco Brasileiro.
A arte barroca Barroco: Estilo artístico dominante entre , nasceu em Roma como instrumento da Igreja católica para impressionar os crentes com.
Barroco PUC Goiás Departamento de Letras Literatura Brasileira II
BARROCO s.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Barroco Projeto Literário.
Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.
B A R R O C O ????????????????????????? ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Literatura Informativa
D. João V Escola Básica Integrada Canto da Maia
Você conhece essa imagem?
A arte e a mentalidade barroca
Quinto Império.
Barroco Século XVI-Xvii
Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.
Brasil Colonial.
Trabalho Elaborado por José Alves & Tiago Sousa
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
BARROCO.
A arte e a mentalidade barrocas
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
No tempo, espaço, características e seus representantes.
Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
LITERATURA COLONIAL 01 PERIODIZAÇÃO 1. Literatura Colonial
BARROCO NO BRASIL.
ARTE BARROCA.
Barroco ( , em Portugal) ( , no Brasil)
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Aleijadinho Ronaldo Alves.
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
DA UNIÃO IBÉRICA À RESTAURAÇÃO
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
BRASIL COLONIA II PROF: ADRIANO CAJU.
BRASIL COLONIA II/ BRASIL COLONIA III
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
7º Ano 3º Bimestre 2015 Artes Prof.Juventino
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
BARROCO.
O IMPÉRIO PORTUGUÊS NO SÉCULO XVII E XVIII
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
História da arte: breves considerações
Momento Histórico: Portugal,Brasil e Mundo. Barroco.
O Barroco surgiu na Itália (Roma) do séc. XVI, espalhando-se depois por toda a Europa. O Barroco abandonou a sobriedade e equilíbrio do Renascimento,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Portugal e a Europa. A Europa Católica Desde a Idade Média a Igreja Católica havia consolidado seu predomínio sobre a Europa Ocidental Desde a Idade Média.
Correntes do Barroco.
O BARROCO.
Barroco.
BARROCO NO BRASIL 03/05/2016 ALPHA. CONTEXTO HISTÓRICO 1601 Prosopeia de Bento Teixeira Fundação da Academia Brasílica dos Esquecidos; Fundação.
BARROCO EUROPEU. O que foi o Barroco?  O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas Artes Plásticas e, posteriormente,
Arte Barroca.
Em todo o Sacramento está Deus todo,
A estética barroca – parte I
Profª Caroline Ferrari
Transcrição da apresentação:

Arte Barroca

O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.

Contexto Histórico

Séculos XVII e XVIII Dom Sebastião desaparece na Batalha de Alcácer Quibir. O rei Felipe II realiza a integração de Portugal ao império espanhol Durante 60 anos (1580-1640) assiste-se ao declínio comercial e naval do Reino, apesar das significativas exportações do açúcar brasileiro. Portugal chega a perder para a Holanda muitas de suas colônias orientais até parte do território brasileiro. Surge o sebastianismo - o mito da volta de D. Sebastião como redentor. Restaura-se a Coroa e Portugal se torna independente só em 1640, com conflito militar, que levou ao trono o 1º rei da dinastia de Bragança, D. João IV.

Com a descoberta do ouro em Minas Gerais, no final do século XVII, Portugal vive um novo período de riqueza, esbanjada durante o longo reinado de D. João V (1707-1750) Espanha e Portugal tornaram-se baluartes da Contra-Reforma, séculos XVI, XVII e XVIII. O Barroco português nunca atingiu o mesmo brilho do Barroco espanhol.

Características Gerais:

* entrelaçamento entre a arquitetura e escultura; * emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção  e não apenas pelo raciocínio.   *busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;  * entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;  * violentos contrastes de luz e sombra;  * pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

"Nasce o sol, e não dura mais que um dia, Conflito espiritual: O homem barroco sente-se dilacerado e angustiado diante da alteração dos valores, dividindo-se entre o mundo espiritual e o mundo material. As figuras que melhor expressam esse estado de alma são a antítese e o paradoxo; "Nasce o sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria. Porém, se acaba o Sol, por que nascia? Se é tão formosa a Luz, porque não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia? ...................................................................... Começa o Mundo enfim pela ignorância, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente na inconstância."

Efemeridade do tempo e carpe diem: O homem barroco tem consciência de que a vida terrena é efêmera, passageira, e por isso, é preciso pensar na salvação espiritual. Mas já que a vida é passageira, sente, ao mesmo tempo, desejo de gozá-la antes que acabe, o que resulta num sentimento contraditório, já que gozar a vida implica pecar, e se há pecado, não há salvação.

CULTISMO ou GONGORISMO – É o jogo de palavras; é o rebuscamento da forma, é a obsessão pela linguagem culta, erudita, por meio de inversão da frase (hipérbato), do uso de palavras difíceis. É o abuso no emprego de figuras de linguagem, especialmente a metáfora, a antítese e o hipérbato. O principal cultista do barroco mundial foi o espanhol Luiz de Gôngora. No Brasil, Gregório de Matos.

"O todo sem a parte não é o todo; A parte sem o todo não é parte; Mas se a parte o faz todo, sendo parte, Não se diga que é parte, sendo o todo. Em todo o Sacramento está Deus todo, E todo assiste inteiro em qualquer parte, E feito em partes todo em toda a parte, Em qualquer parte sempre fica todo."

Conceptismo: é marcado pelo jogo de idéias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada. Um dos principais cultores do conceptismo foi o espanhol Quevedo, de onde deriva o termo Quevedismo. Os Conceptistas pesquisavam a essência íntima dos objetos, buscando saber o que são, visando à apreensão da face oculta, apenas acessível ao pensamento, ou seja, ao conceitos; assim a inteligência, a lógica e o raciocínio ocupam o lugar dos sentidos, impondo a concisão e a ordem, onde reinavam a exuberância e o exagero.

“Quis Cristo que o preço da sepultura dos peregrinos fosse o esmalte das armas dos portugueses, para que entendêssemos que o brasão de nascer portugueses era a obrigação de morrer peregrinos: com as armas nos obrigou Cristo a peregrinar, e com a sepultura nos empenhou a morrer. Mas se nos deu o brasão que nos havia de levar da pátria, também nos deu a terra que nos havia de cobrir fora dela. Nascer pequeno e morrer grande é chegar a ser homem. Por isso nos deu Deus tão pouca terra para o nascimento e tantas para a sepultura. Para nascer, pouca terra; para morrer, toda a terra; para nascer, Portugal; para morrer, o mundo.”

O Barroco no Brasil.

O movimento brasileiro, influenciado pelo barroco português, apresentou suas próprias características, pois diferente da realidade portuguesa de luxo e pompa da aristocracia, o Brasil vivia uma realidade de violência, em que se perseguiam os índios e escravizavam os negros. No Brasil, o barroco ganhou impulso entre 1720 e 1750, momento em que várias academias literárias foram fundadas por todo o país.

Prosopopéia de Bento Teixeira, marca o início do barroco no Brasil Prosopopéia de Bento Teixeira, marca o início do barroco no Brasil.O centro de riqueza da época era Minas Gerais, e foi lá que a produção artística, ligada à igreja, se concentrou. O arquiteto, entalhador e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi o grande representante dessa tendência nas artes plásticas, o estilo rococó predominava em suas esculturas de materiais típicos nacionais, como a madeira e pedra- sabão.