“Novos caminhos para velhos desafios”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

“O Chamado de Deus”..
TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO.
O valor de uma história.
Treinamento para Casais
Afeto e Comunicação Afetiva
O DIA DE HOJE.
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Justiça restaurativa e crianças em situação de rua
A Minhoca e o Escaravelho
Os tipos de comportamento no meio social
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
GENTILEZA.
Rotina....
Almas afins que se encontram... By Cris*.
HISTÓRIAS DA PROVISÃO.
Rotina....
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
QUEM SOU EU?.
Questionário Sociolinguístico
CULTIVANDO A HONESTIDADE
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Frases Para Meditar...♥.
Rotina....
SEJAM BEM-VINDOS GRUPO DE APOIO.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
CARTA DE UM PAI AO FILHO Amado filho.
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
As Meninas Superpoderosas
Verbo Língua Portuguesa.
Se O Amanhã Não vier segue abaixo um texto que foi anexado no
Justiça Restaurativa e
Fidelização de clientes
Eu Aprendi.
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
A PRÁTICA DO COACHING Por HomeroReis.
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
Estudo para reunião de célula
SEJAM BENVINDOS GRUPO DE APOIO.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
PRECE AO ANJO DA GUARDA PRECE AO ANJO DA GUARDA
O Pai guia: “Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?” Provérbios 20:24.
ENTRANDO EM AÇÃO Este capitulo mostra como executar os passos de ação do programa de recuperação:
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Estudo para reunião de célula
Aprendi Clique.
Celebrando a Palavra de Deus:
Rotina....
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
Este texto foi anexado no mural de comunicação interna da United Airlines, um dia após o atentado terrorista, pelo esposo de uma das aeromoças mortas.
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
REUNIÃO DE PAIS Turma Professoras:.
By Búzios Slides A Razão e a Emoção Avanço automático.
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Hoje eu só pensei em você Pensei em tudo que vivemos juntos Imaginei tudo que poderíamos ter vivido Hoje eu só pensei em você Pensei em tudo que vivemos.
Sílvia Schmidt Sempre aceitarei que você tem o direito de ser você, do jeito que você é, do jeito que desejar ser. Sempre aceitarei que você tem o direito.
FOFOCA Me desculpe, sei que você é uma pessoa muito especial, mas fofoquei de você hoje...
Temperamentos.
Música: Imagine/John Lennon Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!! Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!!
Receita de um Sonhador.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
RESTAURANDO A COMUNHÃO QUEBRADA II CORÍNTIOS 5.18 Pr Josenildo Oliveira Silva PIB/THE,
Ás vezes é tão difícil...mas não é... Amizade é saber entender que ninguém é igual a ninguém e que são nossas diferenças que nos tornam muito mais interessante.
Progressão automática. Progressão automática.
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

“Novos caminhos para velhos desafios” PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR “Novos caminhos para velhos desafios” Cecília Assumpção Célia Bernardes Cristina Telles Assumpção Meirelles Heloise Pedroso Marta dos Reis Marioni Monica Cecília Burg Mlynarz Violeta Daou Vania Curi Yazbek - Coordenadora da Equipe EMAIL: justicaemcirculo@gmail.com

Apresentação: O que faremos hoje? PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR Apresentação: O que faremos hoje?

Poder sobre os outros. Poder com os outros. PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR Poder sobre os outros. Poder com os outros.

PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR “OBJETO DE FALA” Círculos com “OBJETO DE FALA”- um objeto com significado ou simbologia especial para o grupo. O objeto é passado de pessoa para pessoa no sentido horário ou anti-horário e nunca cruzando o circulo. Somente quem está segurando o objeto tem o direito de falar naquele momento Todos têm o direito de passar a vez. Ninguém pode sentir-se pressionado para contribuir, mas no tempo certo, a maioria das pessoas sente-se segura para fazê-lo, porém, precisará esperar que a peça volte e retorne para a pessoa que passou a vez e deseja agora falar. Não fale demais. Dê a chance de todos falarem. Permita que seu vizinho termine o que quer dizer e passe o objeto para você, antes que você comece a falar. Os demais só escutam; Por favor: Respeite tudo o que todos têm a dizer, mesmo que você não concorde, mostre suas expressões e gestos respeitosamente. O objeto de fala fomenta ouvir com respeito e reflexão.

“ O que eu preciso dos outros para dar o meu melhor neste circulo?” PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR APRESENTAÇÃO Objetivo: Cada pessoa dentro de seu circulo terá a oportunidade de saber o nome de todos e criar um contexto colaborativo e de comunidade para este trabalho. “Meu nome é....” “ O que eu preciso dos outros para dar o meu melhor neste circulo?”

PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR Pensamentos Ideias Sentimentos Necessidades Emoções Comportamentos Ações

Curiosidade Cuidado Empatia (Compassion) PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR ESCUTA EMPÁTICA Curiosidade Cuidado Empatia (Compassion) Pensamentos Pensamentos Sentimentos e necessidades Sentimentos e necessidades Comportamentos Comportamentos Sentimentos e Necessidades Comportamento Pessoa A Pessoa B

“O que são PRATICAS RESTAURATIVAS?” PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR II) Conversa em duplas Escolher alguém no circulo, pode ser a pessoa ao lado, para dizer o que entende até o momento sobre: “O que são PRATICAS RESTAURATIVAS?” Pessoa A fala para B. Pessoa B repete e confere com A. Pessoa B fala para A. Pessoa A repete e confere com B.

PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR III) Uma Palavra Cada pessoa irá eleger uma palavra que represente o que entendeu por PRÁTICAS RESTAURATIVAS. Usando o objeto de fala cada pessoa irá falar a sua palavras para o grupo. O objeto de fala irá passar várias vezes até que o grupo chegue a uma palavra que represente o entendimento do grupo. Anotar as palavras.

PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR REFLEXÃO SOBRE EXERCÍCIO Parada para refletir: como foi escutar e ser escutado? como foi utilizar o “objeto de fala”?

PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR “Novos caminhos para velhos desafios” OBJETIVOS: Fazer da escola um lugar seguro e feliz Criar uma cultura de inclusão e pertencimento Elevar a moral e a auto estima Reduzir a exclusão, o absenteísmo e a estafa (stress)

PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR “Novos caminhos para velhos desafios” CARACTERISTICAS: Expressão de sentimentos e pensamentos Consideração e respeito por si próprio e pelo outro Reconhecimento do dano causado

PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR “Novos caminhos para velhos desafios” PRINCIPIOS: Encontro de todos afetados pela situação Participação de todos na resolução Reintegração na comunidade Reparação dos danos e atendimento das necessidades de todos Transformação das pessoas envolvidas Inclusão e respeito a diversidade

PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR Perguntar restaurativo uma pessoa que viveu um conflito vai conversar com outra que não estava no conflito. Conversar restaurativo duas pessoas em conflito tem uma conversa restaurativa sem a presença de um facilitador. Mediação vítima – ofensor um facilitador e as duas partes envolvidas em um conflito. Encontros restaurativos os direta e indiretamente envolvidos em um conflito encontram-se para buscarem soluções com a presença de um facilitador. Círculos de classe toda a classe reúne-se em círculo para conversar sobre um tema comum a todos, seja um conflito ou não, e há a coordenação de um facilitador que é parte integrante do círculo. Hora do circulo atividades para desenvolver habilidades sociais e emocionais. Constroi um senso de comunidade e interação/conexão.

PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR O que está acontecendo? Quem começou isso? O que eu posso fazer agora para impedir e punir o culpado? A abordagem tradicional

PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR O que aconteceu? Quem foi afetado ou sofreu algum dano? Como se pode dar uma oportunidade aos envolvidos de repararem o dano e colocarem as coisas em ordem? Uma abordagem restaurativa

PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR DESTREZAS E VALORES Imparcialidade e não julgamento Respeitar a perspectiva de todos os envolvidos Ouvir atentamente e empaticamente Desenvolver uma clima amistoso entre os participantes Incentivar os participantes a trazer soluções do que sugerir ou impor idéias Questionamento criativo Amorosidade - calor humano – compaixão - paciência

PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR AÇÕES: Contar seu lado da historia. Expressar seus sentimentos. Compreender melhor aquilo que aconteceu. Compreender como isso poder ser evitada numa próxima vez. Sentir se compreendido pelos outros envolvidos. Reconhecimento do dano causado. Encontrar um caminho para continuar juntos e sentir-se melhor em ralação a si mesmo e aos outros.

O que aconteceu do meu ponto de vista...... PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR INVESTIGAÇÃO RESTAURATIVA: Rodadas no circulo, usando o objeto de fala: O que aconteceu do meu ponto de vista...... O que eu estou sentindo/ pensando.... Quem mais você acha que foi afetado por isso..... O que eu preciso para que as coisas fiquem bem .... O que eu posso fazer para ajudar ....

“Uma idéia que estou levando hoje desta vivencia e que PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR Encerramento: Fechamento passando o Objeto de Fala: “Uma idéia que estou levando hoje desta vivencia e que eu posso aplicar na minha escola”

PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA COMUNIDADE ESCOLAR Em quem nos inspiramos: Belinda Hopkins JUST SCHOOLS - A whole School Approach to Restorative Justice Foreword and Introduction by Guy Masters Jessica Kingley Publishers London and Philadelphia - 2004 Exercício simulado - Circulo de classe/Hora do Circulo.

A ARTICULAÇÃO DE REDE EM PROJETOS DE JUSTIÇA RESTAURATIVA justicaemcirculo@gmail.com Cecilia Assumpção cecilia@escolaalfa.com Célia Bernardes celia-bernardes@uol.com.br Marta dos Reis Marioni marta.marioni@gmail.com