Sudoeste do Paraná.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

A AGRICULTURA BRASILEIRA
As conseqüências do avanço da cana
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Seminário Metropolitano sobre aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar – Porto Alegre/RS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
REFORMA AGRÁRIA NO GOVERNO LULA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNICAMP
FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
V CONFERÊNCIA SUL-AMERICANA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA APLICADA AO GOVERNO ELETRÔNICO - CONEGOV Política Pública de Inclusão Digital: Ampliando os Horizontes.
Organização das Cooperativas Brasileiras
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
CURSO DE APRENDIZAGEM AGENTE ADMINISTRATIVO EM LOGÍSTICA
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Superintendência Regional de SC
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
Quem é o jovem brasileiro?
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
Programas Sociais de Moradia Econômica
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
META ESTADUALMETA NACIONAL Sensibilizar 50% dos Municípios brasileiros para o Programa Nacional de Educação Fiscal Formalizar o Programa Nacional de.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
COTIA Departamento de Meio Ambiente.
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Slide 2/17 Etapas do PLHIS PLHIS POTIM METODOLOGIA METODOLOGIA DIAGNÓSTICO PLANO DE AÇÃO AGO/SET 2011 SET/NOV 2011 NOV/DEZ 2011.
CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU CICI CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE CIDADES parceria internacional para inovação.
Prof. ANTÔNIO CARLOS MACHADO DA ROSA
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
Alunos:Carine Miranda, Lara Cristina,Patricck Willian e Saore Bispo
BRASIL Extensão territorial Km²;
UFV.
Leila Lopes de Medeiros Mídias na Educação: uma proposta de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Sua Carreira na Educação Física Thiago Elias Merlo 2013.
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
ICI – Instituto de Ciências da Informação Novembro/2010 CONHECENDO a UNIBAN e o ICI – Instituto de Ciências da Informação.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari Novembro 2014
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Castanhal – maio 2015.
Caracterização Regional
Paragominas – maio 2015.
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Unidade 1 O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS.
Licenciatura 1800 horas Bacharelado 2880 horas Diferença 1080 horas Devemos querer ser um bacharelado?
OPERAÇÃO PARÁ PAZ Belém – PA, fevereiro de 2005 Ministério do Desenvolvimento Agrário Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária OPERAÇÃO PARÁ.
RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS PELO NRE/CASCAVEL, EM PARCERIA COM A SEDS. PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE.
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
O DIA MUNDIAL DA ÁGUA é comemorado no dia 22 de março. Nesse dia, as escolas estaduais, municipais e diversas outras instituições estarão realizando uma.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
REFORMA AGRÁRIA E POLITICAS PÚBLICAS Junho de 2015 Brasília/DF.
Transcrição da apresentação:

Sudoeste do Paraná

Trajetória histórica do Sudoeste Originalmente região de Kaing gang e Guarani Caminho de Tropas – uma passagem entre São Paulo e Rio Grande Uma terra disputada: Brasil x Argentina Paraná x Santa Catarina - Contestado

Trajetória histórica do Sudoeste Colônia Militar do Chopim: uma ocupação com intervenção do Estado - . Colônia Agrícola General Osório – CANGO – nova intervenção do estado na ocupação. Revolta dos Posseiros em 1957 e criação do GETSOP: reconhecimento de direitos.

Caracterização da região 17.043 km2 de extensão, cerca de 8% do território estadual São 42 municípios. Somente 2 acima de 50 mil habitantes Trinta municípios com menos de 15 mil habitantes Dez desses com menos de 5 mil habitantes Emancipações: 1879 - Palmas 1892 – Clevelândia Depois de 1960: 31 municípios

Organização Social da Agricultura Familiar no Sudoeste Na década de 1950 as associações de produtores Na década de 1960 os STR, que hoje são 27, e a Assesoar. Nas décadas de 1970 e 1980 , o associativismo e os movimentos sociais Na década de 1990 o cooperativismo: Cresol, Claf, Coopafi, Cooperiguaçu. Hoje perto de 100 cooperativas.

O espaço rural no Sudoeste 47.391 unidades deprodução de famílias da Agricultura Familiar e Camponesa. 77 assentamentos da Reforma Agrária, com mais de 5 mil famílias. Base da produção é ainda diversificada. 80% das famílias tem o leite como principal fonte de renda.

O espaço urbano no Sudoeste Dados de 2003 – Cacispar De 9.165 empresas, 8.738 com até 19 empregados 356 com 20 até 99 empregados 62 com 100 até 499 9 com mais de 500 empregados.

Iniciativas territoriais de Desenvolvimento Território Sudoeste do Paraná, criado em 2003, formado pelos 42 municípios. Agência Regional de Desenvolvimento, criada em 2000, com atuação regional em programas de desenvolvimento e é suporte para as atividades da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul.

Estrutura de Educação no Sudoeste Ensino Público Estadual: três Núcleos Regionais de Educação – Pato Branco, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. Ensino regular e profissional – 27.486 alunos de ensino médio em dezembro de 2007. Ensino Público Municipal: todas as prefeituras mantém redes municipais de ensino. Rede de Casas Familiares Rurais coordenadas pela ARCAFAR SUL – 16 CFR no Sudoeste.

Estrutura de Educação no Sudoeste Ensino Superior Público Federal: 3 campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Pato Branco, Dois Vizinhos e Francosco Beltrão Ensino Público Superior Estadual: Unioeste – Universidade do Oeste do Paraná – Campus de Francisco Beltrão Ensino Superior Privado: várias faculdades e centros de Ensino Sperior nos municípios.

Debates sobre cursos no Campus Sudoeste, em Realeza 1 – Bacharelado em Ciências Agrárias, baseado na Agroecologia, com formação profissional em Veterinária. 2 – Bacharelado e formação profissional na área dos micro e pequenos empreendimentos econômicos, associativos e privados, nas áreas de indústria, agroindústria, comércio e serviços. 3 – Bacharelado em Ciências Físicas e Biológicas e licenciatura na área da física ou química ou biologia.