802.1D Spaning Tree Protocol. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 Broadcast Spanning Tree Primeiro constrói-se uma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos de Interconexão Hubs, Pontes e Switches
Advertisements

Redes de computadores I
3. Mapeamento de Endereço Físico em endereço de rede
Família tcp/ip Prof: Diovani Milhorim
Wilmar Oliveira de Queiroz PUCGoiás 2012
STP Spanning Tree Protocol
VLAN - DEFINIÇÃO Grupo de PCs, Servidores e outros recursos de redes que estão localizados em qualquer parte da rede, mas comunicam-se como se estivessem.
URL: CSMA/CD Prof. Edgard Jamhour URL:
Tópicos Avançados de VLANs Configuração de Portas Trunk Balanceamento de Carga Protocolos Spanning-Tree PVST Rapid-PVST MST.
VLANs Ethernet Edgard Jamhour
I – Introdução ao Ethernet
Cascateamento de Switches
URL: Redes Prof. Edgard Jamhour URL:
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Equipamentos de Redes Placas de Rede, Repetidores, Hubs, Pontes,,
Spanning Tree Protocol
SPANNING TREE PROTOCOL
Endereçamento de hardware e identificação de quadros
Camada de Enlace Redes de Computadores.
Arquitectura TCP/IP Camada de rede.
Topologias Repetidores Bridges LAN, WAN, MAN LAN – Local Area Network
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Equipamentos Switch.
Flávio G F Camacho Vipnet Baixada Telecomunicações e Informática LTDA
Kraemer CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) OSPF.
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Exercícios de STP (Spanning Tree Protocol)
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
CCNA 1 – Comutação Ethernet
Equipamentos de Redes Aula 3
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Grupo: Gabriel, Wagner, Vicente e Filipe
Endereçamento IP.
Redes de Comunicação – Módulo 3
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Equipamentos de Redes Aula 4
Protocolos e Conceitos de Roteamento – Capítulo 11
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
Evolução dos switches Ethernet
Um glossário de termos indispensáveis...
VOIP asterisc. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 Real-Time Protocol (RTP) É a norma aberta para transferência de.
Conceitos Importantes
Routing.
Switching Prof. Danilo Pinheiro. HUB O hub envia os dados para todas as suas portas (exceto a de origem), e apenas o destinatário correto trata os dados.
Equipamentos de interligação Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos nº2 12ºL Prof: Carlão Pereira.
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Gestão SNMP. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 SNMP- Simple Network Management Protocol Nos primeiros dias da Arpanet,
Implementando o Protocolo Spanning Tree
Professor Me. Jeferson Bussula Pinheiro.
Equipamentos rr-09-r.01 UC: Laboratório de Redes I Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Redes de computadores: SubCamada de Access ao Meio (3) Prof. Dr. Amine BERQIA
Pontes Transparentes Luiz Peralta Prof. Ronaldo Alves Ferreira
TCP/IP.
Equipamentos de Interligação de Redes
Conceito de Pacote de Dados e Comutação de Pacotes
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
MODELO OSI/TCP-IP.
Tecnologias de rede Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI
Aulas 41 e 42 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos.
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Ana Beatriz Silva nº1.
Função de cada dispositivo de redes
Equipamentos de Conexão de Redes
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Diogo Esteves N: 2 Turma Profj II os meios físicos de uma rede.
Token Bus Token Bus utiliza um “token” único que dá ao seu detentor o direito de emitir, embora a topologia seja do tipo barramento, em termos lógicos.
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Interface entre o Nível Lógico e Físico Protocolo IP Etienne César R. de Oliveira.
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Protocolos TCP, UDP e ICMP Etienne César R. de Oliveira
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Interface entre o Nível Lógico e Físico Protocolo IP Etienne César R. de Oliveira.
Transcrição da apresentação:

802.1D Spaning Tree Protocol

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 Broadcast Spanning Tree Primeiro constrói-se uma árvore de cobertura Depois usa-se a mesma para fazer a difusão dos frames

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 3 Como construir uma árvore de cobertura ? Uma solução consiste em escolher arbitrariamente um nó raiz da árvore Cada mensagem usada pelo protocolo tem um campo com o custo com que a mesma levou a ser encaminhada a partir do nó raiz. O nó raiz começa a transmitir mensagens para todos os ramos com custo 0 Cada nó que recebe uma das mensagens calcula o custo com que a mesma lhe chegou e elege como ramo da árvore aquele pela qual a mensagem emitida pelo nó raiz lhe chegou com menor custo (em caso de empate escolhe a porta com menor identificador) Cada nó repete o processo até este estabilizar.

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 4 Como construir uma árvore de cobertura ? O nó E foi seleccionado como raiz da árvore As etiquetas representam os custos dos canais O Método permite seleccionar a árvore indicada à direita.

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 5 Bases do protocolo STP Cada porta de cada switch recebe um identificador baseado numa prioridade e num endereço MAC Cada switch recebe um identificador baseado numa prioridade e num endereço MAC, geralmente o mais pequeno identificador de porta do switch Cada porta tem um custo, o custo do link que a liga a outro dispositivo O switch com o menor identificador torna-se a raiz da árvore e o seu identificador é o identificador da raiz Cada switch selecciona a sua root port, isto é, a porta cujo custo agregado até à raiz é menor Para cada segmento partilhado é determinada o designated switch e a designated port. O designated swith é o que assegura o menor custo até à raiz e a designated port é a que liga o designated switch ao segmento partilhado. Se há mais do que um switch ou uma porta elegíveis, escolhe-se o com menor identificador. Só as root ports e as designated ports podem participar no encaminhamento. Em caso de alteração da rede o processo repete-se.

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 6 Frames STP Protocol Identifier (2 bytes) Version (1 byte) Message Type (1 byte) Flags (1 byte) — Topology Change Bit, ACK Bit Root ID (8 bytes) — 2 byte priority (0x8000 por defeito) + 6 bytes (Mac Address) Root Path Cost (4 bytes) Bridge ID (8 bytes) — Emissor da mensagem Port ID (2 bytes) — 1 byte com a prioridade + 1 byte com um número de ordem Message Age (2 bytes) — Idade da mesnagem desde que originalmente foi enviada pela raiz em 1/256 de segundo Maximum Age (2 bytes) — Se não forem recebidos pacotes da raiz durante este período, a rede é reconfigurada Hello Time (2 bytes) — Intervalo entre cada emissão de pacotes (por defeito 2 segundos) Forward Delay (2 bytes) — Tempo que medeia entre um switch comutar o estado de uma porta de bloqueada para activa (por exemplo 15 segundos)

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 7 Custos dos links 10 Mps — Mbps — 20 1 Gbps — 2 10 Gbps — ?