TIPOLOGIA E DESIGN.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dosvox.
Advertisements

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais
Tipografia.
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL CRTE – Coordenação Regional de Tecnologia na Educação SILVANA AP. PORTES BECKER
O Título da apresentação deverá ter no máximo cinco linhas, na tipografia Verdana e corpo 32. Na cor preta e deve estar centralizado. Nome Apresentador.
1 - Organizando Dados 2- Preparando o Pôster
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
Design Leis do design Impressão e mídia digital
Tipografia Propriedades Como orientar uma boa tipografia na Web
Dicas para apresentação em banca
Organização de Trabalhos no Word
Composição e Projeto Gráfico
Tipografia – Sua trajetória
Introdução aos Princípios e elementos de design
Sugestões de especificação:
ALGUMAS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE UM POWERPOINT
Editoração Eletrônica e Diagramação
Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
Formatação de parágrafo
Detalhando o Princípio da Estética
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
Como Fazer Um Cartaz!.
O CARTAZ Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10.
Noções básicas de planejamento visual
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Para entender o design como uma atividade profissional que contribui no estudo de Interfaces Web é preciso entender.
Seleção e Combinação Criativa de Fontes
Quanto mais informação em um slide, menor a retenção de informações.
Treinamento do Microsoft® Word 2010
A minha primeira apresentação…
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
©2004 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. A minha primeira apresentação…  
Apresentação ao público
Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata
Título Instituições (logos) Autores.
Noções básicas de planejamento visual
Escolha o fundo e a cor das letras
HTML: trabalhando com Fontes
RESOLUÇÃO DA IMAGEM O espaçamento dos pixels em uma imagem determina a sua resolução, medida em pixels por polegada (pixel per inch - ppi) ou ponto por.
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Murais Profa. Simone Costa.
COMO APRESENTAR IDÉIAS um pequeno roteiro para apresentações que comunicam Antonio Simão Neto PUCPR.
Tipos de Fontes Combinando e Escolhendo Fontes
Dicas para Apresentações
TIPOLOGIA Se não for possível ler a mensagem, Por que usar as palavras? Hoje, o lado histórico e poético da tipologia está acabando, trabalhar o texto.
Planear um Website Principais etapas.
Criando uma formatação
LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA Semana 04 LAYOUT E PROPORÇÃO ÁUREA.
AQUI FICARÁ O TÍTULO. SUGERE-SE USAR ARIAL, NEGRITO, TAMANHO 54, MAIÚSCULAS, ALINHAMENTO À ESQUERDA, ESPAÇAMENTO 1 E COR PRETA. NÃO USAR TAMANHO MENOR.
Dicas para melhor visibilidade
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Tipografia é a representação de sinais gráficos como meio de expressão de palavras, idéias ou outros elementos para.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
DIAGRAMAÇÃO Colunas.
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?.
COMO REALIZAR UMA APRESENTAÇÃO?
Ambientação de jogos ABNT.
Resumo das Dicas Domínio de conteúdo + Simplicidade =
Acesse o site da escola e veja o link com as regras e dicas completa.
Tipografia Fabio Baptista.
Composição e apresentação da embalagem
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
HTML Prof. Geyson Silva.
Primeira Apresentação
Como elaborar slides para apresentações orais
Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso.
Normas da APA Tabelas e Figuras.
Transcrição da apresentação:

TIPOLOGIA E DESIGN

O maior de todos os objetivos do designer gráfico é o bom senso e a criatividade bem aplicada. Ele precisa comunicar algo a alguém, e tem que chamar a atenção. A parte escrita é muito importante num projeto gráfico e saber utilizar de forma correta os tipos ou fontes é fundamental. Alguns passos São abordados na construção de uma página:

1. Contraste - É importante lembrar de algumas regras quando usar as fontes na composição: tamanho, peso, estrutura, forma, direção, cor. E algumas regras valem como dicas permanentes na diagramação com tipos: fontes com serifa facilitam a leitura, mas cuidado, na tela do computador as serifas podem atrapalhar pois ficam serrilhadas nos pixels. Fonte sem serifa é ideal para títulos, frases de cartaz, outdoor e textos de leitura rápida. O alinhamento à esquerda também facilita a leitura. Cuidado com o contraste que forma a cor com o fundo: amarelo sobre branco tem uma leitura difícil, vermelho sobre verde vibra muito, branco sobre preto em texto longo cansa a leitura.

2. Repetição - é o que cria uma identidade visual com o leitor, estabelecendo uma hierarquia, utilize determinadas fontes em determinados pontos da sua página, como títulos, sub-títulos e em pontos estratégicos.

3. Alinhamento – centralize ou justifique quando o tema do seu site e o texto for formal, caso contrário procure utilizar o texto de forma mais livre e disponha conforme a sua criatividade e o bom senso permitirem. Há cinco maneiras básicas de organizar as linhas de composição em uma página :

Justificada : todas as linhas têm o mesmo comprimento e são alinhadas tanto à esquerda quanto à direita. Não-justificada à direita : as linhas têm diferentes comprimentos e são todas alinhadas à esquerda e irregulares à direita. Não-justificada à esquerda : as linhas têm diferentes comprimentos e são alinhadas à direita e irregulares à esquerda. Centralizada : as linhas têm tamanho desigual, com ambos os lados irregulares. Assimétrica : um arranjo sem padrão previsível na colocação das linhas.

4. Legibilidade - Talvez seja o ponto fundamental, é muito importante saber utilizar estilos de fontes em determinados casos, fontes desconstruídas e modernas se encaixam bem em sites modernos e jovens, fontes clássicas e manuscritas muitas vezes se encaixam bem em sites clássicos e sérios, fontes normais e sérias se encaixam perfeitamente em sites institucionais e moderados.

Que fonte devo utilizar? Oito Dicas Básicas:

PRIMEIRA Experimente. Com um computador e uma impressora, você pode imprimir três opções das fontes e analisá-las separadamente !

SEGUNDA Tipos serifados são bonitos e transmitem elegância e segurança. É muito difícil errar com essas fontes, mas cuidado com o corpo muito pequeno quando a impressão é de baixa qualidade. A leitura fica prejudicada.

TERCEIRA A primeira coisa a se pensar na escolha da fonte, é tentar representar nessa fonte o perfil do público consumidor e da empresa anunciante. Analise o desenho das letras em caixa baixa que será fácil dizer se esse tipo lhe parece comportado, jovem, arrojada, sério, espalhafatoso, infantil, feminino, másculo.

QUARTA Os tipos mais utilizados são: Garamond, Times, Bodoni, Frutiger, Futura, Helvética, Univers além das

QUINTA Defina uma, duas, no máximo três fontes para um trabalho. Misturar mais do que três fontes diferentes pode ficar muito bom, mas é uma atitude arriscada demais para iniciantes.

SEXTA Fontes sem serifa combinam com fontes serifadas. Normalmente título e texto tem fontes diferentes, um com serifa e outro não. ( Isso não é uma regra, mas muito usual. )

SETIMA Procure usar fontes com famílias extensas. Você pode usar uma única fonte em bold, itálic, light, etc. Desse modo fica a sensação que várias fontes foram usadas, e por serem da mesma família garantem harmonia a peça.

OITAVA Se precisar diagramar textos muito longos dentro de um espaço pequeno, use o Times. Esse tipo foi desenvolvido exatamente para esse fim, pois ocupa menos espaço.