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TIPOLOGIA Se não for possível ler a mensagem, Por que usar as palavras? Hoje, o lado histórico e poético da tipologia está acabando, trabalhar o texto.

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1 TIPOLOGIA Se não for possível ler a mensagem, Por que usar as palavras? Hoje, o lado histórico e poético da tipologia está acabando, trabalhar o texto virou expressão impessoal de designers computadorizado.

2 TIPOLOGIA Houve uma época em que a tipologia causava uma certo fascínio ao diretor de arte. Arrisco a dizer que , para alguns, era uma poesia e mesmo os que não tinham paixão pelos tipos, sabiam os seus nomes. Com a massificação da informática nas artes gráficas, as inovações e as transformações são assustadoras e, exatamente por isso, a primeira coisa que você deve saber sobre tipologia é que o passado foi engolido pelo presente.

3 TIPOLOGIA TIPOS DE FONTES Fontes por categoria, são elas: 1 Antiga
2 Moderno 3 Com serifa 4 Sem serifa 5 Manuscrito 6 Decorativos

4 TIPOLOGIA TIPOS ANTIGOS:
Os tipos antigos são conhecidos especialmente por terem sido criados com base nos traços das letras dos escrivães públicos, escritores judeus, letrados e todos que usavam a pena como ferramenta de trabalho. Alguns exemplos de tipos antigos: Baskerville, caslon, century old style, garamond, groud, palatino- roman, times.

5 TIPOLOGIA TIPOS MODERNOS:
Os tipos modernos têm uma caracteristica elegante, porém menos poética. Lembram muito os tipos construídos por computadores e pouco os desenhados por pena. E, para logos textos, devem ser usados com moderação e cuidado. Exemplos de tipos modernos: Bodoni, century schoolbook, tiffany, time bold, weiss, xerox serif wide.

6 TIPOLOGIA TIPOS COM SERIFA:
As serifas são as ‘perninhas’ que acompanham alguns tipos. Exemplo: Serifa TIPOS SEM SERIFA: Tipos sem serifa tem o desenho do tipo muito uniforme, de traços grossos e finos. Exemplo: Sem serifa

7 TIPOLOGIA TIPOS MANUSCRITOS:
Embora sejam desenhados no computador, imitam a escrita à mão tradicional às mais futuristas, não necessariamente presos a esses padrões. No geral, se parecem com tipologia escritas a caneta tinteiro, pena, pincéis, lápis. Alguns tipos manuscritos: English, libby script, lino script, madstone script, nuptial script.

8 TIPOLOGIA TIPOS DECORATIVOS:
Os tipos decorativos são fantasiosos, brincalhões, radicais. Por isso mesmo, o cuidado na escolha e na combinação tem que ser o maior possível. Por outro lado, tipos decorativos têm a vantagem de causar uma identidade visual ímpar na peça gráfica. Exemplos de tipos decorativos: Ballet engraved, fox script, future, nouveau, toy block.

9 TIPOLOGIA CONTRASTE E LEGIBILIDADE:
O contraste é imprescindível para atrair o leitor. Pesos diferenciados entre títulos, subtítulos e textos colocam em seu devido lugar. A brincadeira com o texto faz o leitor pensar, quebra os padrões e tira-o da posição de passividade. A pertinência ainda é a palavra de ordem na criação, não adianta ser supercriativo se ninguém entende a criatividade.

10 TIPOLOGIA TEXTO NA WEB:
Não há dúvidas sobre a revolução que a internet está causando, por mais avançada que seja a tecnologia Web, o problema com a tipologia persiste. Ainda são poucos os tipos que podemos usar com certa segurança na hora de criar para a internet. Com segurança mesmo à dois tipos: Times e Arial, o que é um grande problema pra quem busca originalidade.

11 CORES E DEUS DISSE: “Faça-se a luz”. E a luz se fez.
É necessidade do homem diferencia e apreciar a as coisas que o cercam não só pelas as formas, mais pelas cores. E não há como negar que, psicologicamente, o homem e atraído pela infinidade de tons, é fato inegável que reagimos de maneira emotiva do que racional diante das cores.

12 CORES A FORMAÇÃO DAS CORES:
A formação das cores se dá por dois processos, o aditivo e o subtrativo. E cada processo possui sua cor primária.

13 CORES A CLASSIFICAÇÃO DAS CORES:
Cores primárias, cores secundárias, cores terciárias, cores complementares, cores frias, cores quentes. A INFLUÊNCIA DAS CORES: As cores são usadas para estimular, aclamar, afirmar, negar, decidir, curar e , no caso da propaganda, vender.

14 CORES A COR NA PUBLICIDADE:
Quando a compra é determinada pelo racional, a cor tem influência muito maior sobre o consumidor. A COR NA EMBALAGEM: As cores completam a embalagem, revestindo-a de visibilidade, atracação e impacto.

15 CORES A COR NOS ANÚNCIOS:
Um anúncio em quatro cores possui um poder de atração ainda maior, atuando diretamente no aspecto psicológico. A COR NOS OUTDOORS E GRANDES FORMATOS: Num ambiente de grande ‘poluição’ visual, o que vale além de uma boa ideia, é o impacto, a diferenciação, o contraste. Isso se consegue com as cores.

16 CORES A COR NOS MEIOS ELETRÔNICOS:
Por causa da cor, o cinema e a televisão tornaram-se meios imbatíveis de vendas e entretenimento. A COR NA TELEVISÃO: Nunca se esqueça que a beleza está nos detalhes, se for preciso seja chato.

17 CORES AS CORES PARA A INTERNET:
Antes de definir as cores para um site, saiba para quem o site será direcionado, público jovem, adulto, alegres e comportados. Embora sejam mídias completamente diferentes, alguns aspectos possuem a mesma essência visual.

18 BOM DIA! Bibliografia: Newton cesar; Direção de Arte, pg. 158 à 200.
Editora Senac Distrito Federal


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