Protégé 3.0 Apresentação para a disciplina DAS 6607

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia de Software
Advertisements

INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Expert Sinta.
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
Centrado na arquitetura
Introdução aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
Sistemas Especialistas Inteligência Artificial Profa. Ligia Flávia A. Batista.
Técnicas de Representação de Conhecimento
Sistemas Baseados em Conhecimento
Metodologias para Aplicações Ambientais
Ontologias para Melhorar Precisão e Cobertura de Buscas na Web
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
SISTEMA DE MONITORAÇÃO VEICULAR VIA GPRS
Felipe Dias Maria Fernanda
Jess – the Rule Engine for the Java™ Platform
Alunos: Benedito Jr, Douglas Bertol, Robson Costa
PROTEGÉ Suporte FRAMES
Instrumento de classificação da Gradação da Complexidade Assistencial de Pacientes de Fugulin et al adaptado ao Expert SINTA Karen C. Caetano Heloísa.
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
UM ESTUDO EXPERIMENTAL
Prof. Jorge Luis Risco Becerra Auxiliares:Prof. Eduardo Lobo
II Workshop XPTA-Lab Laboratório de Excelência em Desenvolvimento de Aplicativos para Produção, Edição e Difusão de Conteúdos Audiovisuais pela Internet.
Professor Fernando Luís
Gerência de Configuração de Software
DIAGRAMA DE COMPONENTES
A Framework for Robots Development and Programming Based on Genetic Algorithms Palmeira P.F.M Silvino J.S. de Melo J.C.D DEE-UFMG DELT-UFMG.
Sistemas Inteligentes Ontologia e Protegé
Exame de Defesa de Mestrado
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
GRADE Conceito Histórico –NASSA’s Information Power Grid (Primeira) “A” GRADE e “uma” GRADE; GRID Middleware –Exs: Condor, GLOBUS e Unicore;
Sistemas Especialistas
Sistemas Distribuídos
Vânia Maria P. Vidal, José Maria Monteiro, Luís Eufrasio T. Neto
Professor: Márcio Amador
FIPA THE FOUNDATION FOR INTELLIGENT PHYSICAL AGENTS
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Aplicação de Compras baseada em GED e Workflow
Sistemas Baseados em Aprendizado (Aprendizado de Máquina)
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Disciplina : Tópicos Avançados em Inteligência Artificial Simbólica Professores: Dr. Fred Freitas / Dra. Bernadette Farias Aluno: Clovis Holanda Introdução.
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Inteligência Artificial Web Semântica
Sistemas Especialistas
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Como Melhorar a Tomada de Decisão
Ferramentas de Manipulação de Ontologias (Protégé)
1 Baseado em whitepapers/eclipse-overview.pdf Nelson Lago IME/USP 04/2003 A Plataforma Eclipse.
R System and JavaBayes André Hideaki Saheki Escola Politécnica - Universidade de São Paulo Laboratório de Tomada de Decisão.
HAC 1 MD - junho/2008 Tecnologias de suporte à Mineração de Dados Gerenciamento de dados Data Warehouse OLAP Arquiteturas Visualização Sistemas de Suporte.
Sistemas Especialistas Probabilísticos -SEP Sílvia Modesto Nassar Departamento de Informática e de Estatística - INE Centro Tecnológico.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Inteligência Artificial Web Semântica
Projeto de Banco de Dados
Professor: Leandro Chernicharo.  Uma coleção de dados relacionados;  Dados  Fatos conhecidos que podem ser gravados e têm um significado implícito.
Sistemas Operacionais IV – Gerenciamento de E/S
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Ana Cláudia Feliciano Abreu Jonas Brito Maicon Ribeiro Marcelo Carvalho Marcelo Farias Marcos Rozzeto Pablo Alves Silvana Torres GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Modelos de dados.
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Elipse CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO.
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Transcrição da apresentação:

Protégé 3.0 Apresentação para a disciplina DAS 6607 Inteligência Artifical Aplicada a Controle e Automação Equipe: Eduardo Hirano, Luis Galaz e Rodrigo Starr

Introdução Ferramentas computacionais utilizadas na aquisição de conhecimento de especialistas: Protégé Apollo OntoEdit Ontolingua

Introdução - Objetivo Criar formulários para a aquisição de conhecimento baseados em ontologias Sistema para edição de ontologias e bases de conhecimento Independência de um algoritmo específico de inferência Fornecer uma API de representação de conhecimento que permita extensão do programa para necessidades específicas. E.g. Interface Armazenamento de dados

Introdução - Características Desenvolvido pelo grupo de pesquisa Stanford Medical Informatics da escola de medicina da Universidade de Stanford Fonte aberta e conta com uma comunidade de desenvolvedores Plugins para geração de ontologias para a Web (OWL) Independente de plataforma (escrito em Java) Plugins para integração com o Jess, e outros shells

Independência de mecanismos de inferência A pesquisa em IA normalmente trata sobre dois assuntos: Teorias dos mecanismos de inferência: algoritmos de inferência, lógica difusa, análise bayesiana, redes neurais... Teorias de representação de conhecimento: redes semânticas, lógica, frames, ontologias... As duas categorias possuem relações complementares: Excelentes mecanismos não podem executar tarefas adequadamente sem uma boa teoria de representação do conhecimento. Uma vez que uma teoria do conteúdo é disponível, pode-se criar ou selecionar mecanismos para implementar sistemas efetivos.

Níveis de Conhecimento Uma Ontologia trabalha com o conceito de três níveis de conhecimento e informação: Conceitos de estrutura do conhecimento sobre o domínio de aplicação. Conhecimento sobre o domínio representado por instâncias dos conceitos do tipo anterior. Conhecimento manipulado pelo sistema especialista com base em informações sobre casos e fatos apresentados pelo usuário final.

Etapas de Aquisição de Conhecimento Com base na partição de níveis de conhecimento descrita anteriormente: Toma-se como hipótese que o conhecimento é adquirido em etapas. O conhecimento adquirido em uma etapa é um meta-conhecimento para a etapa posterior. Estrutura Instâncias Casos

Modelo de Desenvolvimento de Sistemas Especialistas utilizado pelo Protégé Buchanan, B., Barstow, D., Bechtal, R., et al. (1983). Constructing an expert system. In Building Expert Systems. F. Hayes-Roth, D. Waterman, and D. Lenat, Eds., Addison-Wesley.

Procedimento de emprego do Protégé Modelo básico Além disso, prevê um processo iterativo de revisão da estrutura das classes mesmo após a criação de instâncias

Arquitetura do Protégé

Arquitetura do Protégé – Plugins Slot plugins – Permite a criação de interfaces personalizadas para a entrada de valores de slots específicos É possível fazer um plugin que altere apenas o modo como slots desse tipo são mostrados

Arquitetura do Protégé – Plugins Tab plugins – Permite acrescentar uma nova aba a janela do Protégé. Exemplo: Jambalaya

Arquitetura do Protégé – Plugins Backend plugins – Alteram o modo como o Protégé armazena os dados. Permitem conectar com: Sistemas de gerenciamento de banco de dados (RDBMS) RDF Útil para acesso a bases de dados muito grandes (por exemplo, um banco de dados anatômico contém mais de 140.000 instâncias)

Exemplo - SEGRED Sistema especialista para auxiliar a operação do gasoduto Bolívia-Brasil Cooperação entre o LASHIP, o CENPES/Petrobrás e a TBG Já vem sendo desenvolvido ao longo de 4 anos

Conceitos – SEGRED Válvulas de Bloqueio Estações de Entrega Estações de Compressão

Exemplo Criação de uma classe EMED (estação de medição) Geração dos formulários Instanciação Plugins de visualização (Jambalaya e TGVizTab) Integração com o Jess